Por que a atualização tecnológica é tão importante para as empresas?

Todas as empresas precisam de sistemas e de recursos para se destacarem no mercado e conquistarem vantagem competitiva. No entanto, não se pode ficar parado no tempo: é preciso estar sempre atento à atualização tecnológica.

Essa atitude é essencial para as organizações, especialmente em momentos de crise, como a que o Brasil se encontra. Por isso, a atualização de hardwares e softwares não pode ser encarada como um gasto. É, na verdade, um investimento que traz diversos benefícios.

Para mostrar todas as vantagens agregadas a essa prática, criamos este post. Aqui, vamos mostrar por que a atualização da tecnologia é relevante e de que forma impacta nos resultados organizacionais.

Que tal saber mais? Acompanhe!

Atualização tecnológica: por que fazer?

A palavra inovação é o segredo do momento para a vantagem competitiva organizacional. Uma das formas de consegui-la é por meio da atualização dos equipamentos e sistemas tecnológicos utilizados pela empresa.

Esse é o caminho mais seguro para garantir o desenvolvimento do negócio e aumentar seu diferencial perante a concorrência. Os investimentos em TI também melhoram aspectos estratégicos e operacionais devido à contribuição com o fornecimento de informações, dados e insights que levem à expansão empresarial.

É importante destacar que essa medida pode ser adotada por pequenos, médios e grandes empreendimentos, porque, em qualquer dos casos, os pontos positivos são variados.

A dúvida é: quais são esses benefícios? É o que vamos listar a partir de agora.

Geração de um diferencial competitivo

O objetivo de qualquer empreendedor é conseguir se destacar da concorrência. O diferencial competitivo é o elemento que permite isso, porque é o conjunto de itens que faz sua empresa se distinguir no mercado.

Com a tecnologia atualizada, você assegura que todos os recursos e funcionalidades estão disponíveis. Isso é imprescindível para que os colaboradores atuem com seu potencial máximo e, por consequência, tenham ideias diferenciadas.

A ideia, então, é criar uma cultura da inovação, que use os recursos tecnológicos para desenvolver tecnologias que impactem os processos internos ou os clientes. Por exemplo: você é gestor de uma clínica hospitalar e percebeu que um dos problemas é a fila de espera de atendimentos.

Uma possibilidade é implantar um sistema que possibilite que o usuário receba uma senha e já cadastre seu nome. Assim, na hora que for chamado, o atendente pode fornecer um atendimento personalizado, que vai impactar positivamente a reputação da empresa.

Antecipação de tendências do mercado

O mercado muda constantemente e nem sempre as empresas estão preparadas para isso. Antecipar as tendências e adequar-se a elas são atitudes importantes para se diferenciar e encontrar oportunidades.

É necessário avaliar as novidades do setor e tecnologias que possam trazer resultados positivos. Por exemplo: a telefonia IP garante a redução dos custos com chamadas telefônicas. Em um cenário de crise, pode ser o que você precise para manter sua margem de lucro.

Acompanhamento das demandas do público

As pessoas desejam ser melhores atendidas e terem uma experiência única. Quando isso não ocorre, a empresa fica prejudicada e sua reputação é manchada. Para evitar essa situação, conte com a tecnologia.

Você pode, por exemplo, usar um software de gestão ERP para integrar as informações dos diversos departamentos organizacionais e ter acesso aos dados em tempo real. Essa medida ainda facilita o fluxo de informações e permite agilizar os processos internos.

Uma segunda possibilidade é o CRM, que permite armazenar todos os dados dos clientes, inclusive gostos, preferências pessoais, aquisições recentes etc. Com essas informações você tem uma visão ampla das demandas do público-alvo da sua empresa.

Outra alternativa é o PABX, rede que interliga os ramais da empresa e faz com que todas as ligações sejam direcionadas primeiramente para a central para, depois, serem redistribuídas para os setores específicos.

Essa opção aumenta a rapidez dos atendimentos e traz mais precisão ao processo. É também um diferencial competitivo, além de refletir positivamente na imagem da empresa perante o público.

Possibilidade de desenvolver mais facilmente os processos internos

A força humana é essencial para os processos internos, mas sem a tecnologia, ela não é suficiente. Apesar de os colaboradores serem extremamente relevantes, as operações diárias precisam continuar normalmente se alguém deixar a empresa.

É aí que entra a TI. Pela tecnologia você consegue criar ferramentas e mecanismos que aumentem o compartilhamento de informações e a colaboração. Outro ponto positivo é manter os dados organizados e acessíveis sempre que necessário.

O resultado é a redução de custos, de retrabalho e a maior eficiência nos processos internos.

Aumento da produtividade

Os processos internos bem estruturados podem ser automatizados, o que implica aumento da produtividade. Outros benefícios conquistados são a melhoria da comunicação entre os colaboradores, o aumento da satisfação do cliente e a padronização de processos.

Especificamente em relação à produtividade, um exemplo que pode ser citado é o concierge eletrônico. Esse sistema interativo voltado para hotéis faz o atendimento automático dos hóspedes, inclusive em idiomas estrangeiros.

Nesse período, os colaboradores podem focar em atividades manuais e estratégicas, que tenham por objetivo a melhoria do atendimento e a manutenção do hotel no seu melhor potencial.

Fortalecimento da segurança

As informações são um dos ativos principais das organizações. O vazamento de dados pode ocasionar sérios prejuízos à reputação da marca ou estabelecimento, o que afetará diversos setores, como o financeiro.

A atualização da tecnologia aumenta a segurança da informação e fortalece esse fator. Por meio dela é possível garantir que todos os dados estejam armazenados sem correrem o risco de serem divulgados por um ataque malicioso.

Diminuição de custos

A tecnologia automatiza os processos, o que influencia diretamente a redução de custos. Ou seja, o investimento feito em um primeiro momento se transforma em um aspecto bastante positivo em médio ou longo prazo.

Por exemplo: a implantação do PABX evita a permanência de muitos colaboradores focados no atendimento das ligações, o que desonera a folha de pagamento.

Agora você já sabe o porquê a atualização tecnológica é tão relevante para o seu negócio. E você, já aplica alguma dessas ideias? Para saber mais sobre o assunto, veja o que é a transformação digital e como se beneficiar dela.

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