como usar big data

Afinal, o que é Big Data e como pode ajudar uma empresa?

O Big Data é uma ferramenta estratégica utilizada para a coleta, organização, análise e interpretação de um grande volume de dados úteis para a geração de insights valiosos que auxiliam os gestores empresariais.

tecnologia digital tem oferecido possibilidades para que novos recursos sejam criados e outros sejam aperfeiçoados. Já o Big Data nada mais é do que um termo que relata o volume de informações que estão presentes no dia a dia de uma empresa.

Essa ferramenta de gestão veio para aperfeiçoar as atividades. Assim como outras ferramentas que até há alguns anos pareciam viáveis somente em filmes de ficção científica, e que hoje se tornaram verdadeiras soluções para diferentes tipos de necessidades das empresas. Se você está se perguntando como usar o Big Data, traremos a explicação neste post.

Está buscando saber onde a aplicação desses dados entra na gestão e nos processos de um negócio? É exatamente nesse ponto que pretendemos chegar. Quer entender mais sobre o que é Big Data? Então, não deixe de ler o texto até o final!

Como surgiu o Big Data?

O conceito de Big Data existe há muito tempo. Mesmo nos anos 1950, décadas antes de alguém usar o termo “Big Data”, as empresas já usavam análises básicas (essencialmente números em uma planilha que eram examinados manualmente) para descobrir insights e tendências.

Atualmente, a maioria das organizações entende que, se capturarem todos os dados que entram em seus negócios, elas poderão aplicar análises e obter um valor significativo delas. Nesse sentido, os benefícios que a análise de Big Data traz para as empresas são velocidade e eficiência.

O que é Big Data?

O Big Data, como falamos, se refere à vasta quantidade de dados disponíveis hoje para as empresas e à capacidade de analisá-los com muito mais velocidade e eficiência. Isso tudo graças à internet e às novas tecnologias.

Pense no tanto de dados que você envia online diariamente. Quando faz um pagamento pelo Internet Banking, você está criando um dado. No momento em que acessa a página de uma empresa de móveis para escritório, é outro dado gerado. No final do dia, a quantidade de informação que somente você gerou é incontável. Agora, imagine a quantidade gerada pelas pessoas em todo o mundo!

A questão é que as empresas hoje entendem o valor de analisar esses dados. Mas como fazer isso quando o volume é tão grande e só tende a aumentar? O conceito de Big Data surge ligado à técnica e ao conjunto de recursos capazes de agregar dados estruturados e não estruturados para permitir uma melhor tomada de decisão.

Em resumo, o Big Data é um processo que se baseia em programação, algoritmos, mecanismos de buscas e ferramentas de bancos de dados para realizar a coleta e o armazenamento de uma quantidade significativa de dados.

Quais as tecnologias que fazem parte do Big Data?

O Business Intelligence tem uma ligação com o Big Data, pois as análises exigem ferramentas que apresentem eficiência. O processo de coleta e processamento de dados dessa solução classifica as informações e identifica quais são as dores do mercado e dos clientes.

Com o uso das inovações tecnológicas, é possível criar um diferencial competitivo. Veja abaixo quais são as tecnologias que fazem parte do Big Data!

Machine Learning

O Big Data e a Machine Learning tem um papel crucial dentro dos processos tecnológicos. As duas ferramentas são grandes avanços no mundo cibernético e oferecem a cibersegurança para as empresas. Sem contar que quando são utilizadas em conjunto, elas oferecem resultados ainda mais significativos para as empresas.

O Machine learning é conhecido como a base da inteligência artificial. Por meio de algoritmos, essa tecnologia faz com que seja reduzida a necessidade de intervenção humana. O termo Big Data é responsável por armazenar, categorizar e atualizar os dados coletados. Portanto, as duas tecnologias se complementam, pois uma serve para armazenar e a outra para fazer com que os sistemas se tornem mais inteligentes e trabalhem as informações coletadas.

Inteligência Artificial

O Big Data é a principal fonte de informações para a AI (Inteligência Artificial). Os dois sistemas são informacionais e a cada dia que passa são mais utilizados pelas empresas. Para compreender o cenário, não precisamos viver rodeados de robôs, pois a essas soluções que faz parte do nosso cotidiano tendem a parecer invisíveis.

No momento atual, a AI é uma realidade e a verdade é que com a automação das tarefas repetitivas, alguns cargos podem ser suprimidos. Isso é um ponto positivo para as empresas que não terão tantos gastos com as folhas de pagamento, já que a Inteligência Artificial se responsabiliza por algumas etapas do processo.

Internet das Coisas

O número de novas tecnologias vem crescendo com o passar do tempo, e esse é o caso da IoT (Internet of Things, ou Internet das Coisas), que tem conexão com o Big Data. Enquanto a IoT conecta dispositivos e sistemas, o Big Data se responsabiliza pelos cuidados com os dados gerados.

Para facilitar o seu entendimento, saiba que a IoT facilita ainda mais o dia a dia dos empresários e colaboradores fazendo com que os dispositivos permaneçam conectados. Porém, a grande quantidade de dados gerados precisa ir para algum lugar para que não seja perdida. Nesse momento, o Big Data entra em ação ao manter as informações protegidas e à disposição dos gestores e colaboradores.

Quais são os benefícios do Big Data?

Mas, em termos práticos, qual é o valor que o Big Data pode trazer para a empresa? Dados têm valor intrínseco, entretanto, eles não servirão para nada até que esse valor seja descoberto. Outra questão igualmente importante é: quão verdadeiros são os seus dados e o quanto você pode confiar neles?

Hoje, o Big Data tornou-se capital para as empresas. Pense em algumas das maiores empresas de tecnologia do mundo, como Apple, Microsoft e IBM. Uma grande parte do valor que elas oferecem vem dos seus dados, que elas analisam constantemente para produzir mais eficiência e desenvolver novos produtos cada vez mais moldados às necessidades de seus públicos.

A questão é que os recentes avanços tecnológicos reduziram exponencialmente o custo de armazenamento e computação de dados, tornando o armazenamento de quantidades passivas de informação acessível não só para esses gigantes, mas também para o pequeno e médio empresário.

Com um volume maior de Big Data, agora mais barato e acessível, você pode tomar decisões de negócios mais precisas e informadas. Veja abaixo como o Big Data se traduz em benefícios práticos para sua empresa!

Melhor tomada de decisão

O principal benefício do uso do Big Data Analytics é que ele impulsionou o processo de tomada de decisão em grande parte. Em vez de tomar decisões anonimamente, as empresas estão considerando o Big Data antes de tomar qualquer grande passo.

Quando você incorpora o Big Data ao seu processo de perguntas e respostas para tomar decisões de negócios, você não apenas obtém uma visão mais completa de suas respostas, como também uma visão mais precisa.

Uma variedade de fatores centrados no cliente, como o que eles desejam, a solução de seus problemas e a análise de suas necessidades de acordo com as tendências do mercado, podem ser levados em consideração com o uso do Big Data para um melhor processo de tomada de decisão.

Oportunidades de inovação

As inovações são cruciais para o sucesso de qualquer organização. E, para inovar, você precisa de dados — mais e mais dados. O Big Data oferece a liberdade de alcançar o impensável, obtendo o maior número de informações possível.

O Big Data Analytics é usado por várias empresas para criar novos produtos e serviços para seus clientes. Por meio dele, as empresas analisam as opiniões de diferentes clientes sobre seus produtos e como eles são percebidos.

Ele fornece informações sobre o que falta e quais são os elementos mais importantes a serem lembrados ao desenvolver algo novo para o mercado. Isso os ajuda a criar novos produtos de acordo com a necessidade do cliente. Em suma, o Big Data Analytics oferece os recursos necessários para pensar fora da caixa.

Compreendendo os clientes

A pesquisa de mercado é o maior impacto do Big Data. Os avanços na análise preditiva e no aprendizado profundo estão ajudando as marcas a criar novos entendimentos de seus clientes. Isso as ajuda a melhorar significativamente o sucesso das suas estratégias de marketing.

Um exemplo real é o da Target, uma das maiores lojas de departamento dos EUA. A empresa consegue prever quando suas consumidoras estão grávidas antes de entrarem no segundo trimestre. Como? Com o uso dos tão preciosos dados!

Mineração de dados é o termo fornecido para o processo usado para analisar grandes conjuntos de dados. Bons mineradores identificam padrões nas transações dos clientes, tendências e comportamentos que eles exibem. Essa é uma maneira poderosa de sua empresa se beneficiar da compreensão do seu público.

Estudar os tipos de clientes que convertem e os fatores comportamentais que os levam a fazer compras é a principal prioridade para gerar mais vendas.

Otimização de preços de produtos

A vantagem do Big Data para as empresas é que elas o estão utilizando para otimizar o preço cobrado dos clientes. O objetivo é estabelecer os preços de forma que o lucro seja maximizado.

Por meio do Big Data, as organizações analisam os valores que lhes renderam o máximo de lucro sob várias condições históricas de mercado. As soluções de dados definem o preço do produto de acordo com a disposição do cliente em pagar em diferentes circunstâncias.

Assim, é possível garantir que o cliente esteja obtendo valor pelo seu dinheiro. Para satisfazer um consumidor, a empresa também precisa fazer os avanços apropriados no produto de acordo com as tendências do mercado, e o Big Data facilita esse processo.

Mecanismos de recomendação

A vida é muito mais fácil para seu consumidor quando ele tem a opção de escolher o que mais gosta. Imagine, então, poder dar a ele recomendações baseadas nas suas escolhas anteriores e atuais feitas em várias plataformas?

Os melhores exemplos de um mecanismo de recomendação de Big Data são os de vários sites de compras online. Eles analisam os dados de todos os clientes e recomendam produtos. Essas recomendações são baseadas principalmente nas atividades que o cliente realizou quando visitou a plataforma pela última vez e em suas atividades em tempo real. Isso não é incrível?

Além disso, são feitas sugestões com base em uma comparação entre os clientes que pesquisaram ou compraram itens familiares. É assim que as lojas online quebram as barreiras físicas entre elas e seus clientes. Os mecanismos de recomendação certamente transformaram a experiência de compra online em um verdadeiro sucesso.

Retenção de talentos

A geração Y é nativa da tecnologia — as gerações mais velhas, não. A diferença se resume a como cada pessoa usa a tecnologia. Por exemplo, um millennial que deseja responder a pergunta “como é a bandeira da União Europeia?” provavelmente pegará um smartphone e encontrará as informações instantaneamente.

E o que é mais importante: segundo uma pesquisa, os millennials preferem trabalhar em um ambiente profissional inovador, que esteja à frente das novidades tecnológicas. As plataformas de análise de Big Data oferecem uma enorme variedade de benefícios para a geração Y e outras pessoas com fluência em tecnologia.

Uma excelente plataforma permite que uma empresa expanda o tipo e a quantidade de dados com os quais trabalha, além de facilitar a criação de apresentações com recursos de dados. Isso tudo permite que sua empresa retenha os melhores talentos e reduza as taxas de turnover.

Identificação de potenciais riscos

Atualmente, as empresas prosperam em ambientes com diversas ameaças, que precisam ser gerenciadas para reduzir potenciais consequências.

O Big Data tem sido fundamental para o desenvolvimento de novas soluções de gerenciamento de riscos. Ele pode melhorar a eficácia dos modelos de gerenciamento de riscos e contribuir para a criação de estratégias mais inteligentes, o que pode auxiliar as empresas em todas as áreas.

Gestão de redes de fornecedores

Ao usar Big Data, as empresas podem criar redes de fornecedores, também conhecidas como comunidades B2B, com maior precisão e insights. Os fornecedores podem escapar às restrições que normalmente enfrentam ao aplicar a análise de Big Data. Por meio dela, eles usam níveis mais altos de inteligência contextual, necessários para o sucesso.

Agora, os executivos da cadeia de suprimentos estão analisando os dados como uma tecnologia disruptiva, alterando a base das redes de fornecedores para incluir a colaboração de alto nível. Essa colaboração permite que as redes apliquem novos conhecimentos a problemas existentes ou outros cenários complexos.

Depois de ler os benefícios do Big Data, você já deve perceber por que ele é tão importante no mundo de hoje. Vamos a alguns exemplos práticos para entender melhor.

Como o Big Data é aplicado?

O Big Data pode ajudar você a lidar com diversas atividades comerciais, desde a criação de um produto até o gerenciamento da experiência final do cliente. Aqui estão apenas alguns casos de uso para que você possa ter uma ideia das possibilidades que essa nova ferramenta traz.

Desenvolvimento de produtos

Empresas como a Netflix e o Spotify usam Big Data para antecipar a demanda dos clientes. Elas criam modelos preditivos que classificam os principais atributos de produtos ou serviços passados ​​e atuais, e modelam a relação entre esses atributos e o sucesso comercial das ofertas.

Além disso, a Netflix usa dados e análises de grupos de foco, mídias sociais, mercados de teste e lançamentos antecipados para planejar, produzir e lançar novos conteúdos.

Manutenção preditiva

Fatores que preveem falhas mecânicas podem estar profundamente enterrados em dados estruturados, como o ano do equipamento, a marca e o modelo de uma máquina, bem como em dados não estruturados que abrangem milhões de registros, como dados de sensores, mensagens de erro e temperatura do motor.

Ao analisar essas indicações de possíveis problemas antes que eles aconteçam, as organizações podem implantar a manutenção de maneira mais econômica e maximizar o tempo de atividade de peças e equipamentos.

Experiência do cliente

A corrida para conquistar o cliente está mais acirrada do que nunca, e uma visão mais clara da experiência do consumidor se faz necessária.

O Big Data permite que você reúna dados de mídias sociais, visitas da web, registros de chamadas e outras fontes para melhorar a experiência de interação e maximizar o valor fornecido. Comece a oferecer ofertas personalizadas, reduza a rotatividade de clientes e melhore o atendimento em geral.

Fraude e compliance

Quando se trata de segurança da informação, uma empresa não precisa lidar com apenas alguns números de criminosos desonestos, mas enfrenta equipes inteiras de especialistas que conhecem as técnicas de invasão mais modernas.

Paisagens de segurança e requisitos de conformidade estão em constante evolução. O Big Data ajuda você a identificar padrões em dados que indicam fraudes e agregam grandes volumes de informações para tornar os relatórios regulamentares muito mais rápidos.

Guia completo para otimizar a comunicação em escritório de advocacia

Aprendizado de Máquina

Aprendizado de Máquina é um tema quente no momento. E os dados são uma das razões para isso. Agora, somos capazes de ensinar máquinas em vez de programá-las. A disponibilidade de Big Data para treinar modelos de Aprendizado de Máquina faz com que isso aconteça.

Eficiência operacional

A eficiência operacional pode não ser sempre notícia, mas é uma área na qual o Big Data está tendo o maior impacto. Por exemplo, a Rolls-Royce coleta dados de milhares de motores a jato em aviões em todo o mundo. Os sensores detectam automaticamente as velocidades, a temperatura e a pressão, e retornam leituras até 20 vezes por segundo.

Com os motores Rolls-Royce sendo usados para decolar e aterrissar a cada 2,5 segundos em todo o mundo, isso tudo representa um monte de dados. Alguns softwares muito avançados analisam esse grande volume de dados à procura de pequenas irregularidades, o que permite alertar as companhias aéreas sobre a necessidade de manutenção antes que isso se torne um grande problema.

Ao extrair essas informações vitais do ruído de seus grandes dados, a Rolls-Royce encontrou uma maneira de melhorar os seus negócios, mantendo a segurança e a qualidade, e prolongando a vida de seus motores.

Inovação e avanços

O Big Data pode ajudar a implementar inovações, estudando as interdependências entre os seres humanos, as instituições, entidades e os processos e, em seguida, determinando novas maneiras de usar essas percepções.

Use insights de dados para melhorar as decisões sobre considerações financeiras e de planejamento, examine as tendências nos comportamentos dos clientes para oferecer novos produtos e serviços, ou mesmo implementar preços dinâmicos. São infinitas as possibilidades.

Como implementar o Big Data na minha empresa?

Encontrar valor no Big Data é muito mais complexo do que apenas analisar dados. É um processo de descoberta completo que exige analistas perspicazes, usuários capacitados e executivos que façam as perguntas certas e reconheçam padrões, de forma a fazer suposições informadas e prever comportamentos.

Para colocar você no caminho certo dessa conquista, saiba que a Leucotron é uma empresa brasileira de TI e Telecom que conta com um portfólio de soluções para atender o seu negócio. A empresa é pioneira nessa área e conta com uma equipe especializada para melhor atender aos seus clientes.

Veja abaixo quais são os primeiros passos de uma implementação de Big Data de sucesso. Veja só!

Saiba o que são os “3 Vs”

Didaticamente, dividimos os dados nos chamados 3 Vs: Volume, Velocidade e Variedade de informações.

A grande quantidade de dados disponíveis, não somente dentro da empresa, mas também os que são coletados fora do ambiente interno, diz respeito ao volume. O tempo para a criação de novos dados pertinentes para a organização é a velocidade. Por fim, os diferentes tipos de dados e sua natureza referem-se à variedade.

Uma vez mesclados esses três elementos, a empresa pode fazer uma análise adequada de tudo o que está disponível de maneira estruturada ou não estruturada. Os resultados são parâmetros mais precisos sobre o cenário em que atua, dando à empresa recursos para visualizar melhor as possibilidades que se apresentam.

Determine os objetivos da análise de dados

De maneira geral, o uso do Big Data depende de cada cenário em que ele é aplicado. Sendo assim, é preciso, primeiramente, determinar um objetivo para, então, aplicar as técnicas.

Com tantos dados que você pode coletar, é fácil se perder. Por isso, é importante saber como você vai usá-los e o que é realmente útil para você. Atenha-se a registrar as métricas mais importantes. Essencialmente, antes de entrar no “como”, você precisa definir “quê” deseja analisar.

Preocupe-se com a preparação dos dados

Um dos desafios encontrados pela maioria das empresas hoje em dia é a falta de dados para a análise. Mesmo que possam acumular dados de associação ou transação por anos, eles estão em formato inconsistente, desatualizados, inválidos ou distribuídos em sistemas diferentes ou sob o controle de diversos departamentos.

Geralmente, os departamentos consomem muito tempo ou esforço para centralizar todos os dados, limpar as listas e transformar tudo em um formato útil e compreensível para o computador antes que a análise aconteça. Existem algumas opções de plataformas prontas para o trabalho com o Big Data que solucionam essa questão.

Entre elas, podemos citar o Amazon Web Services, o Microsoft Azure e o Big Query, do Google. Além dessas plataformas, você também pode optar pelo Hadoop, uma ferramenta baseada no Linux, que roda no servidor Apache.

Parta para a análise de dados

Quando todos os dados estão centralizados, com boa qualidade e em um formato legível e consistente, chega-se à etapa de análise. Normalmente, podemos diferenciá-la em análise descritiva e análise preditiva.

A análise descritiva usa inteligência de negócios e mineração de dados para descobrir a resposta para a pergunta: “o que aconteceu no passado?”. As descobertas da análise são geralmente apresentadas em uma visão de relatório ou painel, e detalham os dados para descobrir informações como custo de marketing, causa raiz das falhas e principais indicadores de desempenho.

Em contraste, a análise preditiva visa a responder à pergunta: “o que poderia acontecer no futuro?”, fazendo uso de diferentes modelos estatísticos.

O resultado da previsão depende de descobrir o padrão oculto significativo ou correlações entre os diferentes conjuntos de dados no histórico. Modelos estatísticos serão construídos e tentarão adivinhar a probabilidade do mesmo resultado no futuro.

Proporcione uma boa visualização de dados

Após a análise, também é crucial exibir os resultados de uma maneira fácil de entender, especialmente se você precisar apresentá-los à gerência da empresa.

A visualização de dados, um novo termo que ficou quente nos últimos anos, significa a apresentação de dados em um formato gráfico, o que permite aos leitores apreender conceitos difíceis, identificar padrões, tendências e correlações rapidamente, entendendo qualquer percepção com facilidade.

Existem também algumas ferramentas que facilitam o desenvolvimento da inteligência tecnológica e a visualização de dados, como Tableau, QlikView ou Microsoft Power BI.

Elas permitem que mesmo pessoas que não dominam conceitos de TI possam criar facilmente gráficos e tabelas ajustando diferentes parâmetros em tempo real e alterando interativamente a combinação de dados que desejam visualizar.

Quando primeiro se começou a falar sobre Big Data, muitos o consideraram como uma moda passageira — o mais recente termo tecnológico da moda que seria discutido por um tempo e, em seguida, seria silenciosamente esquecido quando a próxima grande novidade surgisse.

Contudo, esse não foi o caso. Na verdade, enquanto termos e tecnologias mais recentes surgiram, o Big Data continuou sendo a força motriz por trás de quase todos eles. A quantidade de dados disponível para nós só vai aumentar, e a tecnologia analítica se tornará mais eficiente do que é hoje.

E então, agora que você já sabe como usar o Big Data e entendeu que ele é capaz de fazer de seus negócios um verdadeiro sucesso, não deixe de implementar o uso dessa tecnologia em sua empresa e garanta o bom andamento dos trabalhos dos seus funcionários e dos gestores que são responsáveis por diversas atividades empresariais.

Está pensando em implementar o Big Data? A Leucotron pode ajudar a sua empresa, já que oferece soluções tecnológicas que envolvem softwares e hardwares, além de criar projetos inovadores para todos os segmentos do mercado. Entre em contato conosco!

Quer saber mais sobre atendimento ao cliente e interações digitais?

Receba os melhores conteúdos produzidos para você gratuitamente.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.