Como aumentar a produtividade da sua equipe de TI
Gestão de Empresas Tecnologia da Informação

Como aumentar a produtividade da sua equipe de TI

Escrito por Leucotron

Enquanto a recessão econômica castiga outras profissões, a área de TI só cresce nos últimos anos. Mas essa alta demanda também exige profissionais de alto desempenho. E é aí que começa o desafio do líder: como aumentar a produtividade da equipe para atender às demandas do mercado e melhorar a sua gestão?

Baseados nessa pergunta, reunimos 9 dicas que  vão te ajudar a manter um time motivado e de alta performance. Acompanhe!

1. Invista em uma comunicação clara

Profissionais que não entendem as metas da empresa e não trocam informações entre si frequentemente precisam refazer o trabalho ou não cumprem os prazos estabelecidos.

Outro problema é a delegação de tarefas. Quando um profissional não entende suas funções e demandas com clareza, ele acaba obrigando o líder a resolver todos os problemas — até mesmo os menores.

Uma boa comunicação interna é capaz de aumentar a produtividade e integrar todos os membros da equipe. Por isso ela deve ser o primeiro aspecto a ser desenvolvido no departamento de TI.

E não só com as demandas do dia a dia, como também a nível macro, sobre os objetivos da empresa, cronograma geral e função de cada colaborador em um determinado projeto.

2. Estabeleça metas inteligentes e mensuráveis

Criar metas irreais pode afetar — e muito — a sua produtividade e motivação. Como líder, é importante estabelecer objetivos inteligentes e mensuráveis que sejam valiosos para a empresa, mas também que beneficiem os colaboradores.

Se um profissional percebe que não consegue fazer algo ele se sente incapaz e acaba desistindo antes mesmo de tentar. Em vez de impor uma única meta ambiciosa, a dica é fracioná-la em tarefas menores que podem ser incorporadas ao dia a dia, sem que a equipe sinta o peso.

Elas podem ser feitas mais rapidamente, controladas diretamente pelo líder e ainda assim impulsionar a empresa a chegar onde deseja, sem sacrificar a autoestima e ânimo dos colaboradores.

3. Forneça feedbacks constantes

Imagine que um profissional está se dedicando há semanas para realizar um projeto e somente na fase final é alertado sobre as mudanças necessárias. Além de uma enorme perda de tempo, esse tipo de situação interfere diretamente na postura do colaborador.

O feedback é uma das ferramentas mais eficazes para evitar erros, aumentar a produtividade e trazer reconhecimento. Portanto, seja imediato nas respostas que dá à equipe — sejam elas boas ou ruins.

Também fique atento à forma que esse feedback é dado. Jamais diminua a autoestima do colaborador com críticas em público. Indique, particularmente, o que não está indo bem e os aspectos que podem ajudá-lo a melhorar.

4. Forme equipes multidisciplinares

A baixa produtividade também pode ser causada por uma composição ruim das equipes. Profissionais com o mesmo perfil acabam realizando as mesmas funções, enquanto outras são deixadas de lado.

Para evitar esse problema no momento da contratação o gestor já deve pensar em uma formação multidisciplinar para a sua equipe. Em vez de procurar apenas por profissionais com alto conhecimento técnico e vasta experiência, invista também naqueles com perfil mais criativo, proativo e com capacidade de liderança.

Pessoas com essas habilidades dinamizam o ambiente de trabalho, são capazes de tomar decisões sozinhas e trazem a inovação tão necessária para a área de TI.

5. Invista em uma infraestrutura e ferramentas eficientes

Não adianta exigir mais rapidez e eficácia da equipe, se ela não conta com recursos e uma infraestrutura que permita que um bom trabalho seja feito.

Para qualquer profissional, principalmente, os que trabalham com tecnologia é extremamente frustrante perder tempo com máquinas que vivem travando, softwares atrasados, equipamentos de baixa qualidade e um ambiente físico sem conforto.

Condições adequadas de trabalho e ferramentas de automatização para tarefas operacionais são capazes de aumentar a produtividade e capacidade desses colaboradores.

6. Elimine dispersões e distrações

É importante que os líderes fiquem atentos às distrações que afetam o foco do trabalho da equipe. Hoje, a internet — com seus sites de entretenimento e redes sociais — é a maior delas.

Nem sempre proibir o acesso é uma boa alternativa, principalmente, com profissionais que sabem lidar com tecnologia e ainda podem recorrer aos smartphones para “fugir do trabalho”.

O melhor caminho é investir em atividades mais prazerosas, que aumentem o grau de comprometimento. Estabelecer momentos de pausa na jornada de trabalho também é importante,  ajuda a evitar a sobrecarga e traz novo fôlego ao colaborador.

7. Invista no treinamento e desenvolvimento profissional

Capacitação e oportunidades de desenvolvimento da carreira são fundamentais para aumentar a produtividade dos profissionais.

Cursos, palestras, treinamentos e técnicas de motivação são alguns dos recursos para que os colaboradores desenvolvam seus conhecimentos e habilidades, e também os aplique na sua rotina de trabalho.

Por isso, as empresas devem enxergar as oportunidades de melhoria como um retorno para elas mesmas. Além de evitar gastos com novas contratações, elas vão desenvolver pessoas mais estimuladas, confiantes e envolvidas com o trabalho que fazem.

8. Faça ajuste nos processos do departamento

Excesso de reuniões, envio de relatórios e e-mails para tudo, tarefas repetitivas e atividades operacionais que poderiam ser automatizadas são alguns dos aspectos que podem desgastar a equipe e afetar a produtividade.

De vez em quando, avalie como andam os processos do departamento de TI da sua empresa e o que compromete o fluxo de trabalho. Reduzi-los ou simplificá-los dá espaço para que os profissionais se concentrem no que é realmente importante.

Nesse caso, não deixe de ouvir a equipe. São eles que lidam com o dia a dia na empresa e são as pessoas mais indicadas para sugerir o que é necessário para a otimização do departamento.

9. Crie programas de avaliação de desempenho

O gestor também deve mostrar que está interessado no desempenho individual dos colaboradores. Isso ajuda a aumentar um empenho pessoal para “mostrar serviço” e uma atuação de qualidade.

As avaliações de desempenho são as estratégias mais indicadas para melhorar o ambiente de trabalho e a atuação dos profissionais, sem pressioná-los. Elas podem ser feitas periodicamente e sob diversos formatos. Os mais comuns são:

  • a avaliação feita pelo líder;

  • a autoavaliação, em que o próprio colaborador reflete sobre o seu desempenho e conversa com o gestor a respeito das melhorias necessárias;

  • a avaliação feita pelos colegas de equipe;

  • e a avaliação 360º, muito comum nas organizações. Nela, todos são avaliados — inclusive quem está em cargos de liderança — e têm espaço para também avaliar outros colaboradores.

Independente de qual seja a sua escolha, é importante dar espaço para que os profissionais também avaliem o que não está indo bem e o que precisa de melhorias. São elas que vão aumentar a produtividade e trazer a eficiência que você tanto espera no seu time.

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Sobre o autor

Leucotron

Somos uma empresa de tecnologia em telecomunicações que atua no mercado brasileiro há mais de 30 anos, sendo reconhecida como uma das mais importantes na área de telefonia IP e convencional.

Atualmente, somos líder no segmento de hotelaria. São mais de 300 concessionárias parceiras, que oferecem centrais de PABX, softwares de telefonia e as mais inovadoras soluções em comunicação com foco no aumento da produtividade de pequenas, médias e grandes empresas de todas as regiões do Brasil.

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