Como o uso da tecnologia reduz o turnover nas empresas?
Gestão de Empresas

Como o uso da tecnologia reduz o turnover nas empresas?

Escrito por Leucotron

Um dos grandes desafios do mercado atual é reduzir o turnover nas empresas. Cada vez mais ligadas às inovações e ferramentas disponíveis, as novas gerações de profissionais criaram o hábito de irem sempre em busca daquela empresa que oferece os desafios mais interessantes para a carreira.

Para o empresário, isso pode ser um problema. O investimento para se contratar, formar e ambientar o funcionário à cultura organizacional da sua empresa é alto e, por isso, o que você espera é que o seu time possa ser mantido por um tempo considerável.

Mas como é possível reduzir os índices de turnover? A resposta pode estar na tecnologia.

Geração Y x Turnover

Em primeiro lugar, é preciso realizar um aprofundamento maior no tema. A simples troca de emprego não é considerada turnover. Este conceito está ligado ao excesso de rotatividade entre os colaboradores de uma determinada empresa, em um espaço de tempo definido.

O índice de turnover da sua empresa pode lhe oferecer vários sinais de que você precisa agir: o clima de trabalho pode estar ruim, seus processos são pouco inovadores, os objetivos estratégicos não são desafiadores e assim por diante.

Mas, antes de ser apenas um fenômeno passageiro, o turnover é uma das marcas da geração Y. Esses profissionais chegaram ao mercado nos últimos anos, têm entre 20 e 30 anos e não estão dispostos a permanecerem em uma empresa que não os desafie. Trata-se de uma geração movida à inovação constante e, por isso, sempre em busca de novas oportunidades, que possam agregar mais experiência.

Portanto, se a sua empresa é atrasada perante as concorrentes, fatalmente você sofrerá com altos índices de turnover.

Atividades rotineiras

Um dos grandes fatores de desmotivação entre os colaboradores é o excesso de atividades rotineiras nas organizações. Tarefas repetitivas e pouco desafiadoras que, embora sejam importantes para o funcionamento da empresa, não deixam quase nenhum espaço para a inovação.

Neste sentido, a tecnologia pode ser fundamental. Por meio do desenvolvimento de soluções SaaS (Software as a Service) você pode dar mais agilidade a processos rotineiros e tirar essa carga burocrática das mãos da sua equipe.

Imagine, por exemplo, um processo de montagem de produto no qual é necessário que um funcionário seja o responsável por iniciar os comandos da produção. O desenvolvimento de um algoritmo pode solucionar este problema, fazendo com que os softwares passem a responder pela atividade.

Com isso, você libera a sua equipe para que ela se envolva no desenvolvimento de projetos estratégicos, que vão ajudar a sua empresa a obter melhores resultados. Lembre-se: o capital humano é o seu bem mais caro e valioso e, por isso, precisa ser utilizado nas atividades mais estratégicas da empresa.

Morosidade nos processos

Se você tem filhos pequenos, ou adolescentes, experimente observar o comportamento deles. A quantidade de informações que eles consomem por segundo em seus smartphones ou tablets é impressionante e desafia a sua capacidade de compreender o fenômeno.

Isso é mais ou menos o que acontece com a geração Y, no mercado de trabalho. Acostumados a lidar com inúmeros dados ao mesmo tempo e realizar trabalhos simultâneos, é normal que esses profissionais se sintam desestimulados quando encontram uma organização cheia de processos lentos e ineficazes.

Portanto, para reduzir o turnover, sua empresa precisa investir nos processos. Buscar soluções que façam com que as informações circulem mais rapidamente e que estejam disponíveis em tempo real, para a tomada de decisão.

Esse é um dos desafios do Business Intelligence: desenvolver sistemas que façam com que as equipes possam contar com processos mais rápidos e eficazes, e que possibilitem que eles executem diversas atividades ao longo do dia, melhorando o atendimento e potencializando seus resultados pessoais.

Falta de segurança

A falta de segurança de informações internas e externas também acaba influenciando no turnover da sua empresa. A fidelidade do funcionário está ligada à confiança que a empresa na qual ele trabalha lhe transmite.

Atualmente, a tecnologia da informação possui muitas inovações no campo da segurança de dados. Um deles é Cloud Computing, ou Computação em Nuvem. Este sistema permite armazenar dados sem a necessidade de manter servidores próprios, que são grandes, desajeitados, caros e ocupam muito espaço na organização.

Além disso, a nuvem permite que os dados estejam sempre disponíveis, podendo ser acessados de qualquer aparelho que possuam conexão com a internet, favorecendo a agilidade e eficiência nos negócios.

Pouca comunicação

Como é o sistema de telefonia da sua empresa? Você está cheio de aparelhos analógicos, cada um funcionando em uma linha diferente? Então pode ter certeza de que a comunicação da sua organização é falha e isso acaba desmotivando os funcionários.

Para ajudar a reduzir o turnover, você precisa investir em um sistema de telefonia moderno, que permita interação instantânea entre os funcionários, permitindo que eles consigam fazer reuniões entre colegas que estejam há muitos quilômetros de distância.

O primeiro passo é buscar um sistema de PABX eficiente. Este modelo liga todos os ramais a uma só central, tornando a comunicação mais rápida, eficaz e barata. Depois você pode migrar os telefones da empresa para o VOiP (Voz sobre Protocolos de Internet), que permite que os ramais sejam ligados à rede de Intranet da empresa. Com isso eles podem ligados a computadores, notebooks ou qualquer outro aparelho que possa acessar à rede.

Clima ruim no trabalho

Uma empresa sem investimentos em tecnologia, com processos morosos e poucos desafios acaba conservando um clima de trabalho ruim. Por mais que você, como gestor, se empenhe para fazer com que tudo funcione da melhor maneira possível, a verdade é que se a organização não tiver processos inovadores, dificilmente você conseguirá manter sua equipe durante muito tempo. Por isso, comece a verificar onde estão os gaps na sua tecnologia e invista imediatamente em melhorias.

Viu como você pode reduzir o turnover na sua empresa com investimentos em TI? Basta ficar atento às necessidades da nova geração de profissionais!

Se você tem mais alguma sugestão ou já possui processos inovadores, participe da discussão deixando um comentário ao final desse post!

Sobre o autor

Leucotron

Deixar comentário.

Share This