Conheça as 6 melhores práticas para melhorar a produtividade da sua equipe
Gestão de Empresas

Conheça as 6 melhores práticas para melhorar a produtividade da sua equipe

Escrito por Leucotron

Muito se fala sobre a importância da produtividade para o crescimento de uma empresa. Isso é fácil de entender na teoria, mas e quanto à prática? Como melhorar a produtividade empresarial de uma maneira eficaz e duradoura?

Saber como fazer mais e melhor com o que se tem virou palavra de ordem para os empresários, sobretudo para os brasileiros.

De acordo com a pesquisa “Competitividade Brasil”, elaborada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o país aparece em penúltimo lugar quando o assunto é o ambiente favorável aos negócios. Foram avaliados 18 países e o único que ficou atrás do Brasil foi a Argentina.

Nesse contexto, é importante ser ágil e objetivo para aumentar os resultados da empresa. Por esse motivo, reunimos aqui as seis melhores práticas para você aperfeiçoar a produtividade da sua empresa agora mesmo. Confira!

1. Livre-se das práticas improdutivas

Com o passar do tempo, é muito comum que as empresas se apeguem a processos que, no final das contas, mais atrasam do que aceleram as etapas de produção. Por isso, a primeira coisa que você deve fazer para aumentar a produtividade é passar um pente fino nos processos, identificando quais deles são imprescindíveis e quais são descartáveis.

Nessa tarefa, a ajuda da sua equipe será fundamental. Verifique com os líderes de cada departamento o que pode ser feito para melhorar a produção e reduzir as despesas sem perder em qualidade, obviamente.

Também é importante que você dê o exemplo. Sendo assim, analise suas atividades diárias e veja quais delas podem ser suprimidas.

Mantendo essa cultura de autoavaliação, tanto pessoal quanto organizacional, dessa forma, a sua empresa conseguirá alcançar bons índices de produção.

2. Potencialize a comunicação interna

A comunicação entre uma empresa e seus colaboradores precisa ser objetiva e transparente. Essa é a melhor forma de evitar os ruídos de comunicação que tanto prejudicam o resultado final entregue ao cliente.

Por essa razão, a segunda prática que você precisa adotar para melhorar a produtividade é potencializar a comunicação interna.

Você pode implantar essa mudança compartilhando com seus funcionários as metas organizacionais e de que maneira elas vão ajudar no processo. Quanto mais envolvidos os profissionais estiverem com os objetivos internos, mais conscientes eles estarão sobre seus papéis para o sucesso da empresa.

Por outro lado, esteja aberto às sugestões e críticas dos colaboradores para que eles o vejam como alguém disposto a ajudar e não somente como aquele que delega obrigações. Essa sinergia promoverá a criação de um ambiente produtivo e cooperativo.

3. Estabeleça uma cultura de valorização profissional

Os seus colaboradores não vão se concentrar mais no trabalho só pela identificação que têm com a empresa. É preciso ir além para mostrar que você confia e investe na capacidade profissional deles.

O primeiro passo para demonstrar essa valorização é por meio da definição de metas executáveis para cada equipe. Assim, os funcionários terão um roteiro claro e preciso do que devem fazer diariamente.

Paralelamente a isso, sempre que for necessário contratar novos funcionários, veja internamente quem pode ser promovido antes de recorrer ao mercado.

Muitas vezes, um profissional da casa pode trazer resultados mais rápidos do que os de fora simplesmente por ter recebido o sinal verde da direção. Agindo dessa maneira, seus colaboradores terão prazer em ser cada vez mais produtivos.

4. Incentive sua equipe

A possibilidade de ganhar uma promoção e construir uma carreira na sua empresa pode ser algo muito distante para seus funcionários. Sendo assim, é essencial que sua empresa desenvolva campanhas de incentivo pontuais para que a dedicação dos colaboradores não diminua com o tempo.

Uma das estratégias mais utilizadas pelos empresários é a bonificação em dinheiro a cada meta cumprida. Se o seu orçamento não permitir, uma boa ideia é oferecer um dia de folga para os membros da equipe em datas alternadas para não prejudicar a produção.

Outra maneira de encorajar e impulsionar a alta performance dos funcionários é por meio do feedback individual. É importante que você o faça tanto para elogiar quanto para melhorar o desempenho do profissional. Dessa forma, seus colaboradores terão um incentivo a mais para aprimorar seu trabalho diário.

5. Ofereça um suporte técnico de qualidade

Uma empresa que ainda insiste em ferramentas obsoletas não pode exigir muito de seus funcionários. Afinal, como eles poderão dar o seu melhor se o computador trava com dois documentos de Word abertos ao mesmo tempo, por exemplo?

Esse tipo de empecilho não pode acontecer com frequência em uma empresa que visa o crescimento seguro e gradual.

Por isso, certifique-se de ter computadores de qualidade, bem como uma equipe de TI sempre à disposição; salas bem arejadas e iluminadas; recursos tecnológicos para automação de atividades rotineiras; entre outras ferramentas que tirem as pedras do caminho das equipes.

6. Reduza ao máximo as distrações

Sabemos que a internet pode impactar negativamente a produtividade de qualquer profissional. Apesar disso, é indispensável ter acesso integral à internet para se comunicar com os clientes e acompanhar o retorno das ações de e-mail marketing. Como, então, encontrar um ponto de equilíbrio?

A resposta está no gerenciamento do acesso à internet. Elabore um manual de boas condutas explicando as regras para um uso consciente que não prejudique a produtividade da empresa.

Se mesmo com o manual o rendimento não for satisfatório, uma alternativa válida é bloquear o acesso aos sites que induzem os profissionais à procrastinação, tais como Facebook, Instagram, Twitter etc.

Uma equipe altamente produtiva consegue vencer qualquer obstáculo. Pode ser uma crise econômica nacional ou uma crise específica de mercado, quando uma empresa possui colaboradores dedicados e alinhados aos objetivos organizacionais, sempre há uma maneira de superar os percalços e construir uma trajetória de sucesso.

Coloque em prática as dicas desse artigo para melhorar a produtividade da sua equipe e veja as maravilhas que um time harmonioso e empenhado pode fazer pela sua empresa.

E aí, gostou do nosso artigo? Compartilhe essas dicas nas redes sociais! Quem sabe você tem um colega que precisa melhorar a produtividade da sua equipe de trabalho.

E-BOOK GRÁTIS - Guia da Produtividade - Leucotron Telecom

Sobre o autor

Leucotron

Deixar comentário.

Share This