Conheça 6 vantagens de implementar o Concierge Eletrônico
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Conheça 6 vantagens de implementar o Concierge Eletrônico

Escrito por Leucotron

Você já ouviu falar em Concierge Eletrônico? Essa tecnologia é uma tendência de mercado capaz de otimizar os processos internos no setor de hotelaria e melhorar a experiência do cliente.

Por ser uma solução sob medida, permite aos hotéis reduzir os riscos no atendimento aos hóspedes, além de simplificar os processos nos períodos de temporada e diminuir os gastos com treinamento e contratação de pessoal.

O que você não sabe, é que há muitas outras vantagens ao implantar essa tecnologia no seu negócio. É isso que vamos mostrar no post de hoje. Quer saber mais? Acompanhe!

O que é o Concierge Eletrônico?

Esse é um sistema interativo que permite ter um melhor relacionamento com os hóspedes do seu hotel, especialmente os estrangeiros. A ideia é fornecer serviços básicos e facilitar o atendimento por meio da tecnologia.

Além de reduzir os gastos com pessoal, o Concierge possui vários recursos e auxilia o hóspede repassando informações sobre:

  • telefones úteis, como o da polícia, hospitais, farmácia, táxi, entre outros;

  • taxas de câmbio e regras;

  • horários e dias de jogos;

  • horário de funcionamento do restaurante;

  • locais e explicações a respeito de atrações turísticas da cidade;

  • cardápio do restaurante.

Uma vantagem bem importante é que essa tecnologia permite o atendimento em diversos idiomas, entre eles: espanhol, inglês, italiano, alemão e francês.

Os recursos necessários para a implementação dessa tecnologia são ter um media gateway; internet para modificações, configurações e suporte; e licenças de ramais IP na quantidade de canais desejados.

Também existe a possibilidade de o sistema ser instalado no site do hotel por meio de um aplicativo. Ele fornece a programação do município para o usuário, mas ele também pode se cadastrar para receber a programação atualizada por e-mail.

Ao mesmo tempo, o sistema envia campanhas promocionais previamente configuradas para os assinantes do Concierge que não possuem reserva no hotel, ou seja, que ainda estão fazendo pesquisa e decidindo pela compra.

Quais são as vantagens dessa tecnologia?

O Concierge apresenta diversos benefícios ao empreendedor. Além de fornecer um atendimento especializado e adequado, há a redução de custos relativo ao quadro de colaboradores.

As vantagens não param por aí. Veja outras que fazem a diferença para os resultados do seu negócio:

1. Facilidade na troca de informações com os hóspedes

O Concierge permite que o hóspede obtenha a informação de que precisa sem precisar esperar pelo atendimento de um colaborador. Tudo é feito diretamente pelo telefone e o cliente pode escolher o idioma pelo qual prefere se comunicar.

O resultado é um atendimento automático e personalizado. Além disso, é possível atender duas chamadas simultâneas. Assim, os colaboradores podem executar outras atividades.

2. Menor dependência da equipe para realizar tarefas burocráticas

A equipe de hotel que conta com o sistema de Concierge perde menos tempo e há menos dependência para a realização de tarefas burocráticas, como funções administrativas e contábeis, check in e check out, entre outros.

Boa parte dessas atividades pode ser automatizada, o que facilita o serviço. Por exemplo: o hóspede que deseja ser acordado em determinado horário pode fazer a solicitação pelo despertador automático.

Por sua vez, a gestão é otimizada pela automação e elaboração de relatórios, que subsidiam a tomada de decisão.

3. Solicitação automatizada de serviços pelos clientes

O Concierge permite que o próprio hóspede solicite serviços automaticamente. Ele pode, por exemplo, fazer sua reserva, trocar de quarto ou mudar o horário ou a mesa programada no restaurante.

Essa vantagem é conseguida porque o sistema eletrônico permite atender o hóspede antes mesmo de ele chegar ao seu hotel. O Concierge ainda oferece a possibilidade de o cliente efetuar outras solicitações por telefone enquanto está hospedado, evitando que o colaborador precise parar sua atividade para realizar o atendimento.

4. Armazenamento de informações para cobranças no check out

O momento que o hóspede faz o check out é aquele em que os serviços e consumo devem ser checados para garantir que a cobrança seja realizada corretamente. O Concierge permite armazenar informações, o que facilita e agiliza o processo de saída do cliente.

Ao mesmo tempo, evita a ocorrência de erros, que podem levar a cobranças abusivas para o cliente ou deficitárias para o seu negócio (quando algo é utilizado, mas a desorganização faz com que não seja cobrado).

5. Aumento da produtividade

Os serviços de Concierge possibilitam aumentar a produtividade. Isso porque os hóspedes não precisam ficar na recepção esperando para obter a ajuda de que precisam.

Na realidade, os hóspedes conseguem obter o serviço necessário a qualquer momento com o Concierge. Os colaboradores também ficam mais disponíveis para atender às solicitações dos clientes.

O resultado disso? Ganho de competitividade e uma diferenciação em relação à concorrência.

6. Elevação da satisfação do cliente

Os hóspedes têm um atendimento melhor e com mais qualidade por meio do Concierge. Eles podem, inclusive, fazer passeios baseados nas atividades recomendadas pelo hotel, o que permite criar uma viagem diferenciada e memorável.

Outras possibilidades para os hóspedes são solicitar serviços diferenciados, como uma reserva no restaurante, serviço de quarto, um jornal para ler, a mudança de quarto ou algum item extra no frigobar.

Lembrando ainda de que tudo isso pode ser feito no idioma do hóspede. Isso permite a ele ficar mais confortável e ter uma experiência única, que vai retornar em uma boa avaliação para o seu estabelecimento.

De modo geral, fica evidente que o serviço de Concierge é um investimento que traz o retorno esperado. Ele possibilita ao hotel ter um atendimento melhor e diferenciado, além de os colaboradores poderem executar mais atividades em menos tempo e se voltar para tarefas estratégicas.

A implementação do Concierge, portanto, se reflete em benefícios para o seu hotel e para os hóspedes. De quebra você não precisa investir tanto em treinamento e contratação de pessoas, valorizando quem já está trabalhando com você.

Gostou de entender mais sobre o Concierge Eletrônico e todas as vantagens de sua implementação? Se ficou interessado nessa tecnologia, aproveite e entre em contato com a gente para ver como podemos ajudar o seu hotel a crescer e, então, obter mais benefícios!

Sobre o autor

Leucotron

Somos uma empresa de tecnologia em telecomunicações que atua no mercado brasileiro há mais de 30 anos, sendo reconhecida como uma das mais importantes na área de telefonia IP e convencional.

Atualmente, somos líder no segmento de hotelaria. São mais de 300 concessionárias parceiras, que oferecem centrais de PABX, softwares de telefonia e as mais inovadoras soluções em comunicação com foco no aumento da produtividade de pequenas, médias e grandes empresas de todas as regiões do Brasil.

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