6 dicas de treinamento de funcionários para usar novas tecnologias
Em empresas de todos os tamanhos e setores, a tecnologia constantemente traz inovações que otimizam, facilitam e aprimoram o dia a dia de trabalho. Além disso, elas também permitem que a equipe ofereça melhores produtos, serviços e experiências para os clientes.
Entretanto, para que a tecnologia realmente alcance todas essas possibilidades, é fundamental que os colaboradores tenham os conhecimentos e habilidades necessárias para usar suas ferramentas de forma estratégica e produtiva em seu cotidiano.
Sendo assim, no post de hoje, trazemos dicas certeiras para que você possa fazer o treinamento de funcionários na sua empresa, permitindo que eles acessem o potencial representado pela evolução cada vez maior da tecnologia. Continue a leitura!
Qual a importância do treinamento das empresas?
Como realizar o treinamento nas empresas?
Agora que você já sabe um pouco mais sobre a importância do treinamento nas empresas, chegou o momento de entendermos algumas dicas sobre como realizá-lo de forma mais efetiva. Confira as dicas!
Aumento da produtividade
O primeiro ganho está relacionado com o aumento da produtividade. A partir do momento em que as pessoas se capacitam para aprimorar algumas de suas funções, atividades que antes poderiam demorar um tempo maior são executadas em um curto período. Consequentemente, têm a oportunidade de dedicar a atividades mais estratégicas, o que garantirá melhores resultados para a empresa como um todo.
Além disso, um outro ponto que vale a pena destacar é o fato de que a capacitação no ambiente de trabalho contribui para que o colaborador tenha um sentimento de pertencimento mais aflorado. Dessa forma, as suas entregas e os resultados de suas demandas são mais atrativas, o que reflete diretamente na produtividade do time como um todo.
Promove melhorias do clima organizacional
Clima organizacional é a percepção de profissionais em relação às políticas e práticas da empresa. Se o clima é positivo, consequentemente essa percepção é positiva. Com isso, há uma redução de turnover, as pessoas ficam mais motivadas e há uma redução indireta de custos. Deve-se levar em consideração que desligar e contratar pessoas gera custos para a empresa. Logo, quanto maior for a retenção, melhor será o cenário do negócio.
Aumenta a credibilidade da empresa
Tecnologias são contratadas para aprimorar atividades, independentemente da área. A partir do momento que as pessoas não entendem bem sobre a funcionalidade das ferramentas, não há a possibilidade de processos serem aperfeiçoados, uma vez que a performance dessas soluções não serão utilizadas com o máximo do potencial que elas têm a oferecer.
Por meio do treinamento, o objetivo pode ser alcançado, o que garante mais credibilidade para a empresa, especialmente se as tecnologias estiverem diretamente relacionadas com o atendimento ao cliente.
Como realizar o treinamento de novas ferramentas?
Agora que você já sabe sobre a importância das novas ferramentas para as empresas, chegou o momento de entender um pouco mais sobre como realizá-lo para garantir todos os diferenciais apresentados mais acima. Confira!
1. Mostre que a tecnologia facilita o trabalho, e não substitui o funcionário
Quando falamos de tecnologia no trabalho, sempre surgem dúvidas sobre o que isso significará para determinados cargos — e isso vem não somente do público externo, mas também dos próprios colaboradores.
Entretanto, essa situação é perigosa, pois pode criar um bloqueio em funcionários apreensivos que, assim, se mostrarão resistentes ao aprendizado e aplicação das tecnologias. Por outro lado, outros colaboradores podem enxergar as novas ferramentas como uma chance de não precisarem mais se dedicar ou produzir tanto.
Nos dois casos, a raiz do problema é a mesma: a ideia de que a tecnologia chega para substituir o funcionário. Trata-se, é claro, de uma falácia! Com a implementação da tecnologia, o objetivo é facilitar o trabalho e, assim, permitir que ele seja mais eficiente, menos desgastante, mais eficiente e de maior qualidade.
Portanto, no treinamento de funcionários, você deve mostrar exatamente como a tecnologia em questão vai fazer isso, ou seja, como ela modificará determinadas demandas do dia a dia do colaborador. Assim, a equipe conseguirá vê-la como uma aliada, uma ferramenta de trabalho que, logo logo, se tornará uma importante parceira.
2. Conte com a ajuda de consultores para explicar o funcionamento de cada ferramenta
Apesar de ter estudado a ferramenta e decidido que ela é ideal para sua equipe, muitas vezes, você não será a pessoa ideal para explicá-la adequadamente aos colaboradores. Afinal, especialmente quando falamos de tecnologias recentes e inovadoras, é importante contar com especialistas para que a companhia possa realmente aproveitá-la.
Então, durante o seu treinamento de funcionários, que tal contar com a ajuda de consultores para explicar o funcionamento de cada nova ferramenta implementada? Muitas vezes, essa oportunidade está inclusa na aquisição da tecnologia! Se não estiver, converse com a empresa responsável e encontre os melhores consultores.
Além de entender a ferramenta e todas as suas nuances a fundo, os consultores têm experiência no próprio ato de explicá-las e ensiná-las aos futuros usuários. Assim, eles poderão tirar todas as dúvidas dos funcionários e devidamente orientá-los para implementar a nova tecnologia em seu trabalho sem grandes contratempos.
3. Mostre como a tecnologia vai impulsionar os resultados
Para os funcionários, pode ser difícil aceitar de braços abertos a nova tecnologia se eles não entenderem muito bem como ela vai aprimorar a qualidade do trabalho. Portanto, é importante que você destaque as maneiras com que a ferramenta vai efetivamente proporcionar uma maior qualidade no serviço e melhores resultados para a empresa.
Isso será especialmente benéfico se você trabalhar com metas para a equipe. Afinal, os colaboradores certamente abraçarão uma oportunidade tão boa de se tornarem mais produtivos, mais eficientes e, portanto, com maiores chances de alcançar — e até mesmo superar — as metas de trabalho determinadas pela gestão.
4. Encoraje o compartilhamento de conhecimentos dentro da equipe
Seja por seus interesses pessoais ou outras experiências profissionais, alguns de seus funcionários podem já ter conhecimentos sobre a nova tecnologia a ser implementada na empresa. Além disso, é claro, devemos considerar que algumas pessoas simplesmente demonstram mais facilidade na hora de aprender a usar novas ferramentas.
Sendo assim, é interessante que você encoraje o compartilhamento de conhecimentos e habilidades dentro da equipe. Dessa maneira, os colaboradores mais desenvoltos com a ferramenta em questão poderão ajudar os colegas que apresentam dificuldades.
Afinal, por melhor e mais completo que seja o treinamento de funcionários, é impossível que nenhuma dúvida surja no dia a dia, conforme a equipe vai navegando cada vez mais fundo pela tecnologia. Nesse contexto, é importante que os colaboradores também possam contar uns com os outros para aprender e se desenvolver com mais autonomia.
E o melhor é que, além dos benefícios para o uso da tecnologia em si, o compartilhamento de conhecimentos também desenvolve o espírito de equipe e a harmonia no ambiente de trabalho. Tratam-se de conceitos muito importantes para a motivação e bem-estar dos funcionários na empresa, portanto, valorize-os!
5. Conheça sua equipe
Isso é imprescindível em diversos campos da gestão, mas, especificamente falando do treinamento de funcionários para a implementação e uso de novas tecnologias, conhecer sua equipe é fundamental para que você saiba exatamente como orientá-los.
Dessa maneira, você será capaz de desenhar treinamentos que efetivamente trarão resultados concretos para os funcionários, atuando de maneira certeira em prol de otimizar habilidades preexistentes, preencher lacunas de conhecimento e eliminar — ou, pelo menos, suavizar — fraquezas.
Entender sua equipe e o que cada funcionário tem a oferecer também permite uma delegação mais assertiva de tarefas, pois você saberá exatamente quais colaboradores podem se dar melhor e apresentar resultados mais interessantes com cada demanda existente.
6. Acompanhe o desempenho dos colaboradores quanto ao uso da tecnologia
Destacamos, ainda, que é necessário acompanhar regularmente o desempenho da equipe quanto ao uso da tecnologia implementada na empresa. É somente dessa forma que você será capaz de averiguar se o treinamento de funcionários está realmente apresentando resultados e se estes estão dentro do esperado e desejado por você.
Mais do que isso, essa análise também permite que você verifique se as ferramentas em questão estão fazendo a diferença esperada, o quanto seus resultados melhoraram graças a elas e de que maneiras seu uso pode ser acentuado para fazer com que a empresa cresça cada vez mais.
7. Analise a efetividade dos treinamentos
Por fim, também deve-se destacar sobre a necessidade de analisar a efetividade dos treinamentos. Dessa forma, há a oportunidade de implementar melhorias necessárias e de tornar essa estratégia ainda mais efetiva, de modo que todos os ganhos abordados sejam usufruídos e a tecnologia implementada consiga de fato conseguir aprimorar a performance de áreas e de diferentes atividades, independentemente de quais sejam elas.
Neste conteúdo, você pôde entender um pouco mais sobre a importância do treinamento de funcionários para implementar novas tecnologias e também ficar por dentro de algumas dicas práticas para implementá-las. Para a contratação de uma empresa que de fato conseguirá suprir com as necessidades de seu negócio, indicamos que opte por um fornecedor que tenha experiência no mercado e continuamente aperfeiçoa as suas funcionalidades para que os clientes possam obter melhores resultados.
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ia realmente alcance todas essas possibilidades, é fundamental que os colaboradores tenham os conhecimentos e habilidades necessárias para usar suas ferramentas de forma estratégica e produtiva em seu cotidiano.
Sendo assim, no post de hoje, trazemos dicas certeiras para que você possa fazer o treinamento de funcionários na sua empresa, permitindo que eles acessem o potencial representado pela evolução cada vez maior da tecnologia. Continue a leitura!
1. Mostre que a tecnologia facilita o trabalho, e não substitui o funcionário
Quando falamos de tecnologia no trabalho, sempre surgem dúvidas sobre o que isso significará para determinados cargos — e isso vem não somente do público externo, mas também dos próprios colaboradores.
Entretanto, essa situação é perigosa, pois pode criar um bloqueio em funcionários apreensivos que, assim, se mostrarão resistentes ao aprendizado e aplicação das tecnologias. Por outro lado, outros colaboradores podem enxergar as novas ferramentas como uma chance de não precisarem mais se dedicar ou produzir tanto.
Nos dois casos, a raiz do problema é a mesma: a ideia de que a tecnologia chega para substituir o funcionário. Trata-se, é claro, de uma falácia! Com a implementação da tecnologia, o objetivo é facilitar o trabalho e, assim, permitir que ele seja mais eficiente, menos desgastante, mais eficiente e de maior qualidade.
Portanto, no treinamento de funcionários, você deve mostrar exatamente como a tecnologia em questão vai fazer isso, ou seja, como ela modificará determinadas demandas do dia a dia do colaborador. Assim, a equipe conseguirá vê-la como uma aliada, uma ferramenta de trabalho que, logo logo, se tornará uma importante parceira.
2. Conte com a ajuda de consultores para explicar o funcionamento de cada ferramenta
Apesar de ter estudado a ferramenta e decidido que ela é ideal para sua equipe, muitas vezes, você não será a pessoa ideal para explicá-la adequadamente aos colaboradores. Afinal, especialmente quando falamos de tecnologias recentes e inovadoras, é importante contar com especialistas para que a companhia possa realmente aproveitá-la.
Então, durante o seu treinamento de funcionários, que tal contar com a ajuda de consultores para explicar o funcionamento de cada nova ferramenta implementada? Muitas vezes, essa oportunidade está inclusa na aquisição da tecnologia! Se não estiver, converse com a empresa responsável e encontre os melhores consultores.
Além de entender a ferramenta e todas as suas nuances a fundo, os consultores têm experiência no próprio ato de explicá-las e ensiná-las aos futuros usuários. Assim, eles poderão tirar todas as dúvidas dos funcionários e devidamente orientá-los para implementar a nova tecnologia em seu trabalho sem grandes contratempos.
3. Mostre como a tecnologia vai impulsionar os resultados
Para os funcionários, pode ser difícil aceitar de braços abertos a nova tecnologia se eles não entenderem muito bem como ela vai aprimorar a qualidade do trabalho. Portanto, é importante que você destaque as maneiras com que a ferramenta vai efetivamente proporcionar uma maior qualidade no serviço e melhores resultados para a empresa.
Isso será especialmente benéfico se você trabalhar com metas para a equipe. Afinal, os colaboradores certamente abraçarão uma oportunidade tão boa de se tornarem mais produtivos, mais eficientes e, portanto, com maiores chances de alcançar — e até mesmo superar — as metas de trabalho determinadas pela gestão.
4. Encoraje o compartilhamento de conhecimentos dentro da equipe
Seja por seus interesses pessoais ou outras experiências profissionais, alguns de seus funcionários podem já ter conhecimentos sobre a nova tecnologia a ser implementada na empresa. Além disso, é claro, devemos considerar que algumas pessoas simplesmente demonstram mais facilidade na hora de aprender a usar novas ferramentas.
Sendo assim, é interessante que você encoraje o compartilhamento de conhecimentos e habilidades dentro da equipe. Dessa maneira, os colaboradores mais desenvoltos com a ferramenta em questão poderão ajudar os colegas que apresentam dificuldades.
Afinal, por melhor e mais completo que seja o treinamento de funcionários, é impossível que nenhuma dúvida surja no dia a dia, conforme a equipe vai navegando cada vez mais fundo pela tecnologia. Nesse contexto, é importante que os colaboradores também possam contar uns com os outros para aprender e se desenvolver com mais autonomia.
E o melhor é que, além dos benefícios para o uso da tecnologia em si, o compartilhamento de conhecimentos também desenvolve o espírito de equipe e a harmonia no ambiente de trabalho. Tratam-se de conceitos muito importantes para a motivação e bem-estar dos funcionários na empresa, portanto, valorize-os!
5. Conheça sua equipe
Isso é imprescindível em diversos campos da gestão, mas, especificamente falando do treinamento de funcionários para a implementação e uso de novas tecnologias, conhecer sua equipe é fundamental para que você saiba exatamente como orientá-los.
Dessa maneira, você será capaz de desenhar treinamentos que efetivamente trarão resultados concretos para os funcionários, atuando de maneira certeira em prol de otimizar habilidades preexistentes, preencher lacunas de conhecimento e eliminar — ou, pelo menos, suavizar — fraquezas.
Entender sua equipe e o que cada funcionário tem a oferecer também permite uma delegação mais assertiva de tarefas, pois você saberá exatamente quais colaboradores podem se dar melhor e apresentar resultados mais interessantes com cada demanda existente.
6. Acompanhe o desempenho dos colaboradores quanto ao uso da tecnologia
Finalmente, destacamos que é necessário acompanhar regularmente o desempenho da equipe quanto ao uso da tecnologia implementada na empresa. É somente dessa forma que você será capaz de averiguar se o treinamento de funcionários está realmente apresentando resultados e se estes estão dentro do esperado e desejado por você.
Mais do que isso, essa análise também permite que você verifique se as ferramentas em questão estão fazendo a diferença esperada, o quanto seus resultados melhoraram graças a elas e de que maneiras seu uso pode ser acentuado para fazer com que a empresa cresça cada vez mais.
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