6 dicas de treinamento de funcionários para usar novas tecnologias
Gestão de Empresas

6 dicas de treinamento de funcionários para usar novas tecnologias

Escrito por Leucotron

Em empresas de todos os tamanhos e setores, a tecnologia constantemente traz inovações que otimizam, facilitam e aprimoram o dia a dia de trabalho. Além disso, elas também permitem que a equipe ofereça melhores produtos, serviços e experiências para os clientes.

Entretanto, para que a tecnologia realmente alcance todas essas possibilidades, é fundamental que os colaboradores tenham os conhecimentos e habilidades necessárias para usar suas ferramentas de forma estratégica e produtiva em seu cotidiano.

Sendo assim, no post de hoje, trazemos dicas certeiras para que você possa fazer o treinamento de funcionários na sua empresa, permitindo que eles acessem o potencial representado pela evolução cada vez maior da tecnologia. Continue a leitura!

1. Mostre que a tecnologia facilita o trabalho, e não substitui o funcionário

Quando falamos de tecnologia no trabalho, sempre surgem dúvidas sobre o que isso significará para determinados cargos — e isso vem não somente do público externo, mas também dos próprios colaboradores.

Entretanto, essa situação é perigosa, pois pode criar um bloqueio em funcionários apreensivos que, assim, se mostrarão resistentes ao aprendizado e aplicação das tecnologias. Por outro lado, outros colaboradores podem enxergar as novas ferramentas como uma chance de não precisarem mais se dedicar ou produzir tanto.

Nos dois casos, a raiz do problema é a mesma: a ideia de que a tecnologia chega para substituir o funcionário. Trata-se, é claro, de uma falácia! Com a implementação da tecnologia, o objetivo é facilitar o trabalho e, assim, permitir que ele seja mais eficiente, menos desgastante, mais eficiente e de maior qualidade.

Portanto, no treinamento de funcionários, você deve mostrar exatamente como a tecnologia em questão vai fazer isso, ou seja, como ela modificará determinadas demandas do dia a dia do colaborador. Assim, a equipe conseguirá vê-la como uma aliada, uma ferramenta de trabalho que, logo logo, se tornará uma importante parceira.

2. Conte com a ajuda de consultores para explicar o funcionamento de cada ferramenta

Apesar de ter estudado a ferramenta e decidido que ela é ideal para sua equipe, muitas vezes, você não será a pessoa ideal para explicá-la adequadamente aos colaboradores. Afinal, especialmente quando falamos de tecnologias recentes e inovadoras, é importante contar com especialistas para que a companhia possa realmente aproveitá-la.

Então, durante o seu treinamento de funcionários, que tal contar com a ajuda de consultores para explicar o funcionamento de cada nova ferramenta implementada? Muitas vezes, essa oportunidade está inclusa na aquisição da tecnologia! Se não estiver, converse com a empresa responsável e encontre os melhores consultores.

Além de entender a ferramenta e todas as suas nuances a fundo, os consultores têm experiência no próprio ato de explicá-las e ensiná-las aos futuros usuários. Assim, eles poderão tirar todas as dúvidas dos funcionários e devidamente orientá-los para implementar a nova tecnologia em seu trabalho sem grandes contratempos.

3. Mostre como a tecnologia vai impulsionar os resultados

Para os funcionários, pode ser difícil aceitar de braços abertos a nova tecnologia se eles não entenderem muito bem como ela vai aprimorar a qualidade do trabalho. Portanto, é importante que você destaque as maneiras com que a ferramenta vai efetivamente proporcionar uma maior qualidade no serviço e melhores resultados para a empresa.

Guia completo para otimizar a comunicação em escritório de advocaciaPowered by Rock Convert

Isso será especialmente benéfico se você trabalhar com metas para a equipe. Afinal, os colaboradores certamente abraçarão uma oportunidade tão boa de se tornarem mais produtivos, mais eficientes e, portanto, com maiores chances de alcançar — e até mesmo superar — as metas de trabalho determinadas pela gestão.

4. Encoraje o compartilhamento de conhecimentos dentro da equipe

Seja por seus interesses pessoais ou outras experiências profissionais, alguns de seus funcionários podem já ter conhecimentos sobre a nova tecnologia a ser implementada na empresa. Além disso, é claro, devemos considerar que algumas pessoas simplesmente demonstram mais facilidade na hora de aprender a usar novas ferramentas.

Sendo assim, é interessante que você encoraje o compartilhamento de conhecimentos e habilidades dentro da equipe. Dessa maneira, os colaboradores mais desenvoltos com a ferramenta em questão poderão ajudar os colegas que apresentam dificuldades.

Afinal, por melhor e mais completo que seja o treinamento de funcionários, é impossível que nenhuma dúvida surja no dia a dia, conforme a equipe vai navegando cada vez mais fundo pela tecnologia. Nesse contexto, é importante que os colaboradores também possam contar uns com os outros para aprender e se desenvolver com mais autonomia.

E o melhor é que, além dos benefícios para o uso da tecnologia em si, o compartilhamento de conhecimentos também desenvolve o espírito de equipe e a harmonia no ambiente de trabalho. Tratam-se de conceitos muito importantes para a motivação e bem-estar dos funcionários na empresa, portanto, valorize-os!

5. Conheça sua equipe

Isso é imprescindível em diversos campos da gestão, mas, especificamente falando do treinamento de funcionários para a implementação e uso de novas tecnologias, conhecer sua equipe é fundamental para que você saiba exatamente como orientá-los.

Dessa maneira, você será capaz de desenhar treinamentos que efetivamente trarão resultados concretos para os funcionários, atuando de maneira certeira em prol de otimizar habilidades preexistentes, preencher lacunas de conhecimento e eliminar — ou, pelo menos, suavizar — fraquezas.

Entender sua equipe e o que cada funcionário tem a oferecer também permite uma delegação mais assertiva de tarefas, pois você saberá exatamente quais colaboradores podem se dar melhor e apresentar resultados mais interessantes com cada demanda existente.

6. Acompanhe o desempenho dos colaboradores quanto ao uso da tecnologia

Finalmente, destacamos que é necessário acompanhar regularmente o desempenho da equipe quanto ao uso da tecnologia implementada na empresa. É somente dessa forma que você será capaz de averiguar se o treinamento de funcionários está realmente apresentando resultados e se estes estão dentro do esperado e desejado por você.

Mais do que isso, essa análise também permite que você verifique se as ferramentas em questão estão fazendo a diferença esperada, o quanto seus resultados melhoraram graças a elas e de que maneiras seu uso pode ser acentuado para fazer com que a empresa cresça cada vez mais.

Gostou de conhecer nossas dicas para o treinamento de funcionários para a implementação de tecnologia na empresa? Pronto para revolucionar seus meios de trabalho? Então, compartilhe este post nas suas redes sociais e convide seus amigos e colegas para essa revolução!

Powered by Rock Convert

Deixar comentário.

Share This