Eficiência logística: o que é preciso para atingir?
Gestão de Empresas

Eficiência logística: o que é preciso para atingir?

Escrito por Leucotron

A eficiência logística é a principal ferramenta para melhorar as vendas de uma empresa e, assim, fazer com que ela tenha credibilidade perante os clientes. Para tanto, é necessário investir em planejamento, tecnologias, boas parcerias e monitoramento dos dados.

Ao utilizar estratégias de diferentes naturezas você conseguirá dar mais agilidade às entregas, cumprir prazos e ter mais eficiência nos processos logísticos. Quer conhecer os melhores métodos que devem ser adotados? Acompanhe!

Utilize espaços adequados para armazenamento

Antes de começar qualquer venda de mercadorias e entrega de produtos, é necessário definir um local estratégico para o armazenamento dos itens. Os funcionários conseguirão executar melhor as atividades se o espaço for amplo e com áreas próprias para circulação de mercadorias. Além disso, o ambiente deve estar limpo e organizado para facilitar o transporte, separação e registro de produtos.

Tenha automação e controle de processos

Você precisa conhecer todos os processos da companhia: desde a linha de produção até a entrega. Com isso, você será capaz de diagnosticar problemas e resolvê-los. Ademais, esse acompanhamento permitirá a negociação de melhores preços e prazos.

Mas como controlar todos os processos? O indicado é utilizar ferramentas de automação para monitorar a produção e a entrega de mercadorias. Isso garantirá mais agilidade aos procedimentos da empresa e reduzirá os erros, melhorando a eficiência logística.

Faça o rastreamento digital

A tecnologia possibilita o rastreamento das entregas de mercadorias. Com isso, é possível controlar a agilidade da entrega, a qualidade dos serviços e reduzir os gastos.

Entre os equipamentos que podem ser utilizados estão: aparelhos de GPS, telemetria e softwares de monitoramento. Assim, é possível verificar o posicionamento do motorista, desvios de rotas e paradas que não foram previstas. Além disso, esse controle permite planejar ações e prever possíveis atrasos.

Otimize as rotas para uma eficiência logística

Outro fator importante para o desenvolvimento de uma logística eficiente é a circulação de veículos. Em algumas cidades há regulamentações específicas sobre horários para o transporte de cargas e trajetos mais adequados. Portanto, é fundamental conhecer as regras de cada local.

Ademais, é necessário otimizar as rotas para a entrega de mercadorias. Ao estabelecer uma sequência lógica, a equipe economiza tempo e combustível. Por isso, é necessário conhecer os melhores trajetos, verificar os horários de maior trânsito em determinadas regiões e adaptar a entrega a essas condições.

Como consequência dessas ações, você poderá diminuir os custos das operações e obter maior lucratividade para o negócio. Vale ressaltar que a entrega dentro do prazo também é uma excelente oportunidade de fidelizar clientes.

Aperfeiçoe a comunicação com a equipe

Também é necessário acompanhar os processos em tempo real e aperfeiçoar a comunicação com a equipe. Para tanto, a empresa pode adotar o uso de ramais móveis. Com eles, você consegue utilizar uma linha de telefone para vários funcionários. Isso é possível por meio do uso da tecnologia, que faz a distribuição das ligações que chegam em uma central para outros ramais.

Inclusive, essa solução permite utilizar os telefones celulares como ramais. Ela apresenta as seguintes vantagens:

Faça previsões de demanda

Você também deve fazer um provisionamento de vendas para conseguir administrar os estoques. Nesse caso, pode utilizar os métodos de previsão de demanda para criar metas de faturamento e definir a quantidade de itens que devem ser produzidos ou adquiridos de terceiros.

Quando a gestão logística é eficiente, é possível analisar os históricos de compras anteriores, fazer comparativos e estabelecer uma projeção de vendas. Vale lembrar que é importante estabelecer uma margem de erro, pois nem sempre as situações ocorrem exatamente como foram previstas.

Ao compreender o fluxo de pedidos e entregas, inclusive em datas comemorativas, você será capaz de evitar perdas ou escassez de produtos. Essa iniciativa também permite uma melhor administração dos pedidos feitos aos fornecedores.

Estabeleça parcerias com bons fornecedores

Como está o relacionamento entre os fornecedores e a equipe? Estabelecer boas parcerias também faz parte do caminho para o sucesso. Por isso, é necessário manter um relacionamento de confiança e respeito com os fornecedores.

Somado a isso, deve-se monitorar o trabalho realizado por eles a fim de verificar se os prazos de entrega são cumpridos, assim como a qualidade dos produtos. Para reforçar a importância dessa parceria, você pode conversar com cada fornecedor individualmente e mostrar como ele também terá benefícios se o trabalho de ambos for executado de forma eficiente.

Para tanto, é necessário utilizar a tecnologia para monitorar a entrega de produtos, identificar se os itens possuem qualidade e avaliar as mudanças que podem ser feitas. Caso um fornecedor não seja comprometido com os resultados, é recomendável procurar outro parceiro para o negócio.

Monitore e analise os dados

Para garantir a eficiência logística da empresa, é indicado adotar o uso de ferramentas tecnológicas em todos os processos. Muitas soluções possibilitam controlar o pedido, a chegada de um produto no armazém, a solicitação de um cliente até a entrega final.

Esse controle permite que você possa fazer um monitoramento dos dados. A análise desses resultados contribui para identificar falhas nos processos e corrigi-las antes que causem muitos prejuízos. Já as técnicas que funcionam e trazem bons resultados podem ser replicadas para outros departamentos da empresa.

Mantenha a qualidade do relacionamento com clientes

A eficiência logística só será efetiva se ela trouxer resultados reais para os clientes. Afinal, não adianta se preocupar com a organização do estoque e processo de entrega se os consumidores não estiverem satisfeitos com o produto ou o prazo de envio.

Portanto, também é necessário investir no relacionamento com o cliente para verificar os pontos positivos da empresa e as estratégias que podem ser melhoradas. O uso de técnicas de marketing, por exemplo, pode contribuir para manter uma comunicação com os clientes, favorecer a fidelização e permitir o envio de questionários de avaliação sobre os produtos e prazos de entrega.

Lembre-se: nenhuma empresa terá sucesso se os clientes não estiverem satisfeitos. Por isso, é necessário investir no relacionamento e soluções de problemas para atender cada vez melhor o consumidor.

Diante do exposto, é possível perceber que estratégias simples como a otimização de rotas e uso de ferramentas tecnológicas podem contribuir para a eficiência logística. Gostou do nosso post? Siga as nossas redes sociais e acompanhe todas as novidades! Estamos no Facebook, Twitter, Google Plus, LinkedIn e YouTube!

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