Entenda como funciona a comunicação unificada em uma empresa
Gestão de Empresas

Entenda como funciona a comunicação unificada em uma empresa

Escrito por Leucotron

Imagine o seu trabalho sem a comunicação. Impossível, não é mesmo? Como gerir uma empresa sem ter acesso a informações, sem poder realizar reuniões, sem utilizar computadores, telefones ou ter qualquer tipo de acesso à web? A comunicação é a base de qualquer organização. E muitas estão investindo, há algum tempo, na Comunicação Unificada.

Com o mercado cada vez mais competitivo, sai na frente quem possui mais agilidade e eficiência na condução dos seus negócios. Um minuto perdido, nos dias de hoje, pode significar perdas expressivas no lado financeiro.

Por isso, a comunicação unificada é fundamental para qualquer empresa, atualmente.

Mas, então, o que é a comunicação unificada?

A comunicação unificada representa um avanço no processo comunicacional da empresa, principalmente com o fortalecimento das novas tecnologias. Ela busca simplificar e integrar a utilização de todos os meios de emissão e recepção de mensagens, que estão presentes no dia a dia dos colaboradores.

Ao longo dos anos, os funcionários das empresas passaram a contar com as mais diferentes formas de se comunicar. Desde os telefones fixos até os modernos aparelhos de videoconferência, todos representam a possibilidade de que os funcionários se interliguem de forma instantânea.

A comunicação integrada veio para possibilitar a que estas tecnologias conversem entre si, possibilitando mais dinamismo aos negócios. A ideia é que você possa receber uma mensagem vinda de qualquer meio e responder pelo dispositivo que preferir, sem perder tempo.

Vamos a alguns exemplos para que você veja como a comunicação unificada pode ser aplicada.

Como a comunicação unificada funciona na prática?

Certamente você já precisou solucionar problemas da sua empresa, estando fora do escritório, não é mesmo? Isso é muito comum na vida de qualquer empresário. O problema é saber como acessar as informações necessárias para a tomada de decisões.

Com recursos escassos, isso é impossível. O gestor acaba dando direcionamentos no escuro, sem saber a extensão do problema com o qual está lidando. E mais: sem informações instantâneas, a gestão da empresa passa a ser feita com base em situações que, nem sempre, condizem a com a realidade, prejudicando os negócios.

A comunicação unificada traz a ideia de integração de sistemas.  O objetivo é permitir que você possa acessar informações da sua empresa em qualquer lugar, utilizando qualquer plataforma. Como se sabe, a mobilidade é fundamental nos dias de hoje, já que ela permite que a empresa funcione de forma eficaz, mesmo não contando com seus funcionários posicionados em seus postos de trabalho.

Dessa forma, ao lidar com um problema estando em uma viagem de férias, por exemplo, você pode ter acesso a todas as informações necessárias para solucioná-lo, por meio do seu celular, tablet ou de qualquer computador com acesso à Internet. Se for necessário realizar uma reunião com a equipe, você pode contar com um sistema online de videoconferência, que possibilitará a sua ativa participação nas discussões.

Com o auxílio de regras e políticas, os recursos de comunicação são integrados em tempo real aos processos de negócio da empresa. A ideia é trazer uma interface unificada que concentre diferentes dispositivos e mídias de comunicação. Com isso a organização ganha em agilidade e passa uma imagem de modernidade e eficiência em seus processos.

As ferramentas de comunicação são mais fortes quando funcionam de forma integrada. Você pode utilizar a interface para se comunicar em tempo real com toda a sua equipe, independente do meio, fazendo com que a sua gestão organizacional seja mais ágil e dinâmica, como pede o mercado atual. É o conceito de mobilidade, que se tornou possível graças à tecnologia aplicada nos meios de comunicação existentes.

Quais as razões para a minha empresa adotar a comunicação unificada?

Se você ainda não se convenceu sobre a importância da comunicação unificada na sua empresa, veja essas 5 razões para investir nela imediatamente:

Redução de custos

Ao implementar um sistema de comunicação unificada, a organização consegue reduzir seus custos de uma forma significativa. A economia virá da diminuição dos custos de gestão, serviços de telefonia, logística e viagens de funcionários.

Geração de negócios

Com processos mais integrados e funcionários mais conectados entre si, a organização ganha em eficiência na geração de negócios. Em um mercado tão dinâmico como o de hoje, você não pode se dar ao luxo de aguardar uma reunião entre a sua equipe comercial para fechar uma negociação grande. O contato precisa ser ágil para que a resposta ao cliente seja instantânea. Caso contrário, ele migrará para o seu concorrente.

Integração também da equipe de colaboradores

As multiplataformas da comunicação tradicional foram, durante muito tempo, uma grande conquista para as organizações. Mas hoje, o dinamismo do mercado atual, pede que toda a empresa esteja integrada para solucionar os problemas instantaneamente.

Por isso, a comunicação unificada é uma grande aliada de toda a equipe de colaboradores, que terá disponibilidade para atuar a qualquer momento, sem a necessidade de parar processos vitais da organização.

Facilidade para arquivamentos e backups

A comunicação unificada utiliza como base o Cloud Computing. Com isso, ela também traz avanços para a segurança e disponibilidade da informação. Utilizando o serviço de nuvem, é possível fazer backup de toda a informação estratégica da empresa, que estará à disposição sempre que os gestores e colaboradores necessitarem.

Atualmente, informação organizacional é um dos ativos mais valiosos das empresas e, por isso, precisa ser muito bem gerida por toda a equipe.

Agilidade para toda a equipe

A comunicação unificada pode ser acessada via web, possibilitando que os colaboradores trabalhem tanto das suas mesas no escritório, quanto de casa ou até mesmo em um ambiente público, como um aeroporto. É possível gerar e acessar informações, realizar reuniões de equipe, ler relatórios etc. Tudo isso traz mais agilidade à geração de negócios.

Viu só como a comunicação unificada é um conceito que não pode ficar de fora da sua empresa daqui para a frente? Se quiser saber mais informações sobre este e outros assuntos, não deixe de assinar a nossa newsletter. Assim você passa a receber nossos conteúdos diretamente em sua caixa de e-mail.

E-BOOK GRÁTIS - Economia em Tempos de Crise - Leucotron Telecom

Sobre o autor

Leucotron

Somos uma empresa de tecnologia em telecomunicações que atua no mercado brasileiro há mais de 30 anos, sendo reconhecida como uma das mais importantes na área de telefonia IP e convencional.

Atualmente, somos líder no segmento de hotelaria. São mais de 300 concessionárias parceiras, que oferecem centrais de PABX, softwares de telefonia e as mais inovadoras soluções em comunicação com foco no aumento da produtividade de pequenas, médias e grandes empresas de todas as regiões do Brasil.

Deixar comentário.

Share This