6 estratégias essenciais para gerar motivação no telemarketing
Telefonia

6 estratégias essenciais para gerar motivação no telemarketing

Escrito por Leucotron

Na atualidade, gerar e manter a motivação no telemarketing é um dos principais desafios para os gestores que atuam nesse segmento.

É preciso desenvolver ações integradas, que acolham as queixas dos colaboradores ao mesmo tempo em que fornecem suporte para que eles alcancem um desempenho cada vez mais qualificado.

Por isso, o artigo de hoje reúne 6 estratégias essenciais para motivar a equipe no Call Center. Confira e saiba como otimizar as práticas da sua empresa!

Por que manter a motivação no telemarketing é um desafio?

Entre as áreas de uma empresa, o Call Center, seja ele ativo ou receptivo, costuma ser um dos campeões em termos de queixas dos colaboradores.

De maneira geral, a visão externa é que trata-se de um ambiente estressante, no qual atividades extremamente cansativas são realizadas sob pressão contínua.

Muitas vezes, essa visão se deve às dificuldades dos gestores para desenvolver práticas integradas, que considerem as queixas da equipe e promovam as condições necessárias para o bom desempenho dos funcionários.

Entre os desafios enfrentados pelos gestores para garantir a motivação no telemarketing e alcançar os melhores resultados em produtividade, podemos citar:

  • o absenteísmo e a rotatividade de pessoal;

  • o desconhecimento dos colaboradores sobre os objetivos organizacionais;

  • a falta de engajamento da equipe e

  • a capacitação insuficiente.

Saiba, agora, quais são as 6 melhores estratégias para ajudar sua empresa a resolver todos esses problemas e fazer da motivação no telemarketing um diferencial competitivo.

1. Simplifique as tarefas por meio da automatização

Muitas vezes, a falta de motivação no telemarketing está relacionada ao nível elevado de burocracia para realização das tarefas diárias.

Quanto mais sistemáticos são os processos, mais dificuldades os colaboradores encontram, o que atrasa a execução das atividades e compromete o rendimento individual da equipe como um todo.

Ao apostar nas ferramentas certas e simplificar a rotina no Call Center, os gestores permitem que o grupo concentre sua atenção nos pontos que realmente podem fazer a diferença para o aumento da produtividade.

Com a produtividade em alta, a motivação também cresce, estabelecendo um ciclo positivo de satisfação com o trabalho.

Porém, toda automatização das tarefas deve ser feita com equilíbrio, garantindo a simplificação dos processos sem dificultar a atuação da equipe.

2. Invista em tecnologia com equilíbrio

O uso de tecnologias pode favorecer bastante a organização do ambiente de trabalho e permitir que os funcionários façam um melhor uso do tempo e dos recursos disponíveis para a execução das tarefas diárias.

A facilitação da rotina, por sua vez, é um grande fator de motivação. Ao executar suas atividades com eficácia, os colaboradores sentem-se capazes e isso reflete positivamente na disposição e na produtividade.

Entretanto, os gestores devem fazer uso da visão estratégica para analisar os processos e inserir ferramentas tecnológicas que otimizem a rotina sem comprometer o desempenho da equipe.

Quando os dispositivos e softwares escolhidos têm uso complicado, a tecnologia pode se tornar um fator prejudicial para a motivação no telemarketing.

Outro fator que pode acabar se tornando uma ameaça para o engajamento da equipe é a definição de metas periódicas inatingíveis.

3. Estabeleça metas reais e alcançáveis

Quando os gestores optam por estabelecer metas diárias, semanais ou mensais para motivar o time do Call Center, é preciso ter cuidado para que essa seja uma estratégia realmente eficaz.

Qualquer objetivo, por mais simples que seja, deve ser desafiador na medida certa. O ideal é estimular o empenho e a dedicação dos colaboradores permitindo que eles desenvolvam o seu melhor esforço para alcançar metas possíveis.

Caso contrário, ao atuarem sempre no limite, mas sem ver bons frutos como resultado do seu esforço, a equipe pode tornar-se descomprometida e desinteressada, o que prejudica a sua produtividade.

Essa questão é preocupante, sobretudo, porque um funcionário insatisfeito e desmotivado pode deixar esses sentimentos influenciarem o atendimento aos clientes, prejudicando a relação da empresa com esse público estratégico.

Os prêmios para o sucesso no alcance das metas também devem ser planejados com perspicácia, para que sejam realmente estimulantes.

Uma forma de otimizar o sistema de metas é combiná-lo com os programas de incentivo, como vamos mostrar agora.

4. Crie bons programas de incentivo

Os programas de incentivo são uma boa opção para promover a motivação no telemarketing, desde que sejam planejados com o objetivo principal de valorizar os colaboradores e não apenas criar uma simples competição entre eles.

Na verdade, a competitividade pode ser um fator motivador. Mas, para isso, é preciso estimular os aspectos colaborativos dos programas de incentivo, fornecendo feedbacks efetivos e agradáveis para o time, sem criar um clima de comparações negativas.

Quando os colaboradores sabem reconhecer as próprias conquistas e também a dos colegas de equipe, o ambiente de trabalho ganha em qualidade, assim como o engajamento e o interesse em promover os melhores resultados de maneira coletiva.

Para complementar as vantagens oferecidas pela definição de metas atingíveis e pelos programas de incentivo, os gestores podem otimizar as ações de treinamento e capacitação da equipe do Call Center.

5. Promova a capacitação constante

Quando a equipe tem total domínio sobre cada uma das etapas que compõem a sua rotina de trabalho, todos os processos são beneficiados, seja em qualquer setor da empresa.

Por isso, a capacitação e o treinamento dos colaboradores devem fazer parte do planejamento estratégico das empresas.

Dessa forma, é possível garantir que o time do Call Center tenha o conhecimento e a técnica necessários para vencer os desafios diários e alcançar os melhores resultados, o que é fundamental para a motivação no telemarketing.

Entretanto, para que o treinamento e capacitação da equipe possam oferecer os melhores para as organizações, os gestores devem ser muito eficientes, também, na análise de desempenho.

6. Mantenha a análise de desempenho em dia

As informações obtidas a partir da análise de desempenho e do monitoramento de resultados são um dos guias principais para as estratégias de capacitação e motivação no telemarketing.

Com o conhecimento sobre a atuação de cada funcionário e o seu o feedback durante o processo de avaliação, os gestores terão a base necessária para fazer a adequação das práticas e incentivar a motivação da equipe.

Para isso, existem algumas métricas de Call Center que devem ser aplicadas pelos gestores de forma individual e coletiva, entre elas o tempo médio de atendimento, a taxa de conversão e o nível de serviço.

Chegamos ao final do nosso artigo sobre motivação no telemarketing!

Fica claro que promover o engajamento e a animação do time do Call Center é uma tarefa que requer uma abordagem estratégica, que anule os fatores prejudiciais e promova os fatores relacionados ao ótimo desempenho dos funcionários.

Quer saber mais sobre motivação no Call Center ou tem algum case de sucesso da sua empresa para compartilhar conosco?

Aproveite o espaço para comentários do nosso artigo para esclarecer as suas dúvidas ou enriquecer a nossa discussão com a sua experiência!

Powered by Rock Convert

Deixar comentário.

Share This