Mobilidade empresarial: por que ela se tornou uma tendência?
Gestão de Empresas

Mobilidade empresarial: por que ela se tornou uma tendência?

Escrito por Leucotron

Em todos os setores corporativos, a mobilidade empresarial surgiu como uma tendência que promete continuar crescendo cada vez mais. Afinal, os dispositivos mobile, a tecnologia e a internet são parte integrante dos gestores, dos colaboradores e também dos clientes, tornando a mobilidade algo vantajoso em diversos aspectos.

Mas o que é, exatamente, a mobilidade empresarial? E de que maneira ela pode beneficiar a gestão, a equipe e a empresa como um todo? É o que mostramos no post de hoje, portanto, continue a leitura e mãos à obra!

O que é a mobilidade empresarial?

Atualmente, estamos conectados o tempo todo, praticamente 24 horas por dia. Seja pelo smartphone, tablet ou até mesmo de laptops portáteis, gostamos de poder acessar a internet, trabalhar em nossos arquivos e manter contato com os amigos, colegas e familiares quando e onde quisermos.

Sendo assim, nada mais natural do que esse desejo de ser móvel alcançasse também o mundo corporativo, não é mesmo? Foi assim que surgiu a mobilidade empresarial — não a partir de uma imposição da indústria, mas como um desenvolvimento natural de uma tendência que já fazia parte de nossas rotinas pessoais.

Então, as próprias empresas perceberam a necessidade de formalizar essa tendência e, a partir daí, analisar mais a fundo as maneiras com que a mobilidade empresarial — agora com um nome — pode ser aplicada nas companhias para aprimorar os resultados e otimizar o dia a dia de trabalho.

De maneira geral, a mobilidade empresarial se dá por meio do uso de dispositivos móveis, aplicativos e outras tecnologias que possibilitem que os colaboradores e gestores tenham acesso facilitado aos arquivos necessários, às demandas dos clientes, aos registros e análises da empresa e, ainda, contato mais rápido uns com os outros.

Quais são as vantagens da mobilidade para as empresas?

Saiba porque você deve investir agora mesmo na mobilidade empresarial e como equipe e gestão se beneficiarão dessa tendência:

Redução significativa dos custos

A tecnologia digital é mais acessível do que as ferramentas e equipamentos tradicionais.

Assim, mesmo que a empresa tenha que investir em novas aquisições em um primeiro momento (ao, por exemplo, munir cada colaborador de um tablet corporativo), a longo prazo, a mobilidade empresarial se mostra uma opção econômica.

Aliás, até mesmo o investimento inicial é consideravelmente reduzido, se compararmos à implementação de outros tipos de tecnologia ou ferramentas.

Além disso, ao contrário de outras ferramentas mais complexas ou específicas, a tecnologia mobile faz parte do dia a dia da equipe e, portanto, não exige investimento em treinamentos ou o estabelecimento de períodos de adaptação.

Maior produtividade por parte dos colaboradores

A tecnologia mobile é dinâmica, fluida, veloz e rápida de usar. Isso sem falar na possibilidade de levá-la a qualquer lugar e de acessá-la em todo momento. O resultado é que a mobilidade empresarial representa uma grande oportunidade de você conseguir uma maior produtividade por parte dos colaboradores.

Isso acontece porque a mobilidade permite que a equipe dê conta de suas demandas com maior rapidez e eficiência, diminuindo a necessidade de retrabalhos e liberando-os mais cedo para partir para a próxima tarefa.

Possibilidade de trabalhar ou de fazer reuniões de forma remota

A mobilidade empresarial permite que a companhia implemente o modelo de trabalho do home office, em que os colaboradores podem fazer seu trabalho diretamente de casa (ou de onde eles preferirem, como um escritório compartilhado, por exemplo).

Assim, você pode criar essa oportunidade, que traz mais qualidade de vida e maior flexibilidade ao colaborador — considere, por exemplo, implementar um dia de trabalho em home office por semana, revezando o(s) colaborador(es) de cada dia para que a equipe não fique desfalcada.

Outra oportunidade é que, se um colaborador estiver no meio de uma viagem a trabalho, por exemplo, ele não precisa ficar por fora de tudo o que está acontecendo na empresa. Com a mobilidade empresarial, ele pode continuar acessando e enviando seus arquivos, mantendo contato com você e com os colegas e até mesmo participando de reuniões.

Pois a possibilidade de fazer reuniões remotas é outra das principais vantagens da mobilidade empresarial. Se sua empresa tem diferentes filiais ou escritórios, por exemplo, isso elimina a necessidade de que todos se locomovam para um mesmo lugar para participarem da reunião, economizando o tempo de todos e o dinheiro da empresa.

As reuniões remotas também são úteis no caso de haver colaboradores trabalhando em home office, ou mesmo se for difícil reunir todos os colaboradores necessários para a reunião presencialmente em um mesmo dia e horário.

Maior interatividade e segurança dos dados empresariais

Com a evolução cada vez maior da internet, as ameaças online crescem em proporção praticamente igual. Portanto, é necessário ficar por dentro das mais recentes maneiras de proteger os dados empresariais, que incluem a mobilidade.

Se qualquer ameaça surgir, você ficará sabendo imediatamente e, então, poderá tomar medidas preventivas antes que a invasão ou dano ocorra. Além disso, a mobilidade permite um maior controle de quem tem acesso a quais dados, o que também aprimora a segurança digital.

Além disso, você e os colaboradores (devidamente autorizados, é claro) terão mais autonomia e facilidade para interagir com os dados e arquivos de forma dinâmica e automatizada. Sistemas integrados e equipamentos mobile permitem o acesso, a alteração e a análise de dados de forma praticamente instantânea.

Oferecer uma melhor experiência ao cliente

A mobilidade empresarial pode ficar restrita aos colaboradores, mas os clientes da sua companhia certamente conhecem muito bem a mobilidade em seu dia a dia. Afinal, como já falamos, essa tendência nasceu no lado pessoal e, depois, chegou ao corporativo.

Portanto, contar com a mobilidade empresarial de maneira eficiente já é, por si só, um diferencial aos olhos do cliente, que busca empresas antenadas e inovadoras.

Além disso, é claro, não podemos deixar de falar de como o dinamismo, a agilidade e a integração do mobile oferecem uma experiência mais rápida, efetiva e de qualidade ao cliente. Isso acontece porque, com a mobilidade empresarial, o colaborador tem nas mãos as ferramentas necessárias para entender o cliente e oferecer o que ele procura.

Gostou de entender por que a mobilidade empresarial está fazendo a diferença no cenário atual? Conhece outras tendências e possibilidades para os profissionais de hoje? Tem outras dúvidas ou sugestões sobre o assunto? Deixe seu comentário e entre para a conversa!

Sobre o autor

Leucotron

Somos uma empresa de tecnologia em telecomunicações que atua no mercado brasileiro há mais de 30 anos, sendo reconhecida como uma das mais importantes na área de telefonia IP e convencional.

Atualmente, somos líder no segmento de hotelaria. São mais de 300 concessionárias parceiras, que oferecem centrais de PABX, softwares de telefonia e as mais inovadoras soluções em comunicação com foco no aumento da produtividade de pequenas, médias e grandes empresas de todas as regiões do Brasil.

Deixar comentário.

Share This