Motivação de equipe: como fazer no setor de TI
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Motivação de equipe: como fazer no setor de TI

Escrito por Leucotron

Todos os colaboradores da empresa, independentemente de qual setor integram, precisam de ótimos estímulos para desenvolverem um trabalho melhor e acompanharem o ritmo da empresa. Para isso, o gestor de TI precisa trabalhar estratégias de motivação de equipe. Afinal, essa é uma das funções do bom líder — insuflar novo ânimo em seus liderados quando perceber que a produtividade está caindo.

Ele também precisa atuar de forma preventiva, ou seja, não deve esperar que a equipe apresente sinais de desmotivação: deve buscar mantê-la sempre estimulada a realizar suas tarefas. Para ajudar nesse desafio, veja a seguir algumas dicas que contribuem para a motivação no setor de TI. Confira!

Dê feedbacks: uma atitude simples que oferece ótimos resultados

Uma das formas mais eficientes de motivar sua equipe de TI é dando feedbacks. Eles são uma maneira bastante simples de manter o canal de comunicação aberto e a continuidade no ritmo de trabalho.

Os colaboradores gostam de receber feedbacks que sirvam de orientações sobre suas atividades, especialmente elogios e instruções para que retifiquem erros. Para tanto, é preciso conciliar o desenvolvimento das atividades com a comunicação pessoal com seu líder, o qual, normalmente, é o responsável por fornecer as avaliações.

Logo, será possível aproveitar uma das grandes vantagens dos feedbacks, que é justamente o fato de eles contribuírem para dinamizar e flexibilizar o trabalho, bem como torná-lo mais eficiente.

Conceda mais autonomia: deixe de microgerenciar seus colaboradores

Permita que seus colaboradores trabalhem mais à vontade. Aprenda a confiar mais na capacidade deles. Se não se mostrarem dignos de confiança, então é hora de tomar uma atitude mais definida, como o diálogo, a advertência, a realocação para outra função dentro do setor de TI ou mesmo dentro da empresa e, em casos mais extremos, a demissão.

Contudo, tenha cuidado para não exagerar. Isso porque um funcionário observado de muito perto pode se sentir constrangido, intimidado, mais incomodado ou até aborrecido com o líder que “não larga do seu pé”.

Ele ainda poderá achar que o gestor está a todo o momento fiscalizando o seu serviço, conferindo se está tudo certo ou, o que é ainda pior, colocando defeitos em tudo que vê. Para não correr riscos de ser visto como alguém assim, lembre-se de cobrar e acompanhar com equilíbrio.

Defina metas claras para seus colaboradores e deixe que eles as atinjam conforme suas próprias habilidades e limitações. Lembrando que conceder mais autonomia é uma forma de realizar a motivação de equipe e, ao mesmo tempo, testar seu potencial.

Encoraje a colaboração entre os membros da equipe

Um ambiente cheio de intrigas ou de pessoas que procuram trabalhar sozinhas não é nada saudável. Como líder, você deverá deixar claro que o setor de TI precisa de todos, que o trabalho conjunto é importante para alcançar o objetivo final.

Os membros da equipe precisam desenvolver suas atividades em harmonia uns com os outros. Quando todos trabalham de forma cooperativa, a produtividade aumenta. Certamente, cria-se um ambiente saudável, leve e de bem-estar.

O líder deve dar o exemplo, mostrando-se aberto para opiniões e ideias dos colaboradores, estimulando-os a participarem e a interagirem mais. Além disso, sempre que possível, implemente as soluções e as sugestões de seus liderados para motivá-los de forma contínua.

Evite reuniões desnecessárias: desgastam muito e rendem pouco

Seja dinâmico para garantir a produtividade e contribuir para a motivação de equipe. Para isso, evite muitas reuniões, pois elas costumam consumir um tempo muito grande de trabalho e acabam desestimulando os colaboradores.

Existem encontros que são realmente dispensáveis, servindo somente para tirar o colaborador de sua função e para comprometer o ritmo de trabalho. Só faça reuniões quando forem realmente necessárias e apenas com as pessoas que precisam participar. Quanto mais sucinto e rápido você for durante elas, melhor será para todos.

Isso não quer dizer que você deve fazer reuniões relâmpagos, em que não são abordados os assuntos pertinentes, e que os colaboradores não têm tempo hábil para participarem — isso só vai contribuir para exercer mais pressão sobre eles.

Você deve fazer reuniões em horários apropriados, com as pessoas necessárias e planejar antes o que deve ser falado. Limite seu tempo de exposição e dê oportunidade para os outros falarem. Estabeleça um horário de início e um de encerramento e procure segui-los.

Não castigue o fracasso: seja mais tolerante e compreensivo

A antiga metodologia de ensino defendia que o aluno devia ser castigado com rigor todas as vezes que errava, pois assim ele pensaria duas vezes antes de cometer um equívoco novamente.

Essa metodologia, todavia, foi contestada por muitos educadores. Será que, de fato, adiantava punir o aluno com uma palmatória, colocá-lo de pé durante a aula com o rosto voltado para a parede, “enfeitá-lo” com duas orelhas de burro feitas de papelão?

O erro dessa metodologia é que ela não diferenciava os que erravam de má-fé daqueles que erravam por ignorância. Analogicamente, isso acontece dentro de qualquer setor. Muitos de seus colaboradores podem errar quando, na verdade, estavam tentando fazer o que era certo.

Por isso, puni-los será considerada uma atitude arbitrária e incompreensiva. Você trabalhará no sentido contrário ao seu objetivo, que é a motivação de equipe.

Mesmo os que erram por serem mais relaxados merecem uma segunda chance. E uma boa conversa pode modificar hábitos nocivos e aperfeiçoar o comportamento. É preciso ter em mente que todas as pessoas estão sujeitas a errar e, na maioria das vezes, elas primeiro erram para, só depois, conseguirem acertar.

Evite punir seus colaboradores, chamar a atenção deles diante dos outros ou gritar com eles. Se realmente o colaborador for indisciplinado e não aceitar regras, você poderá afastá-lo do trabalho. Mas faça isso em particular, sem constrangimentos e sem criar situações de conflito.

Defina metas claras e realizáveis

Exigir o impossível ou coisas difíceis demais é desgastar sua equipe. É claro que os desafios podem ser estimulantes — no entanto, eles precisam ser realizáveis e realistas conforme as condições dos funcionários, do setor de TI e da empresa.

Além disso, a equipe precisa saber precisamente o que o líder deseja, pois somente assim poderá trabalhar para alcançar os objetivos propostos. O líder indeciso ou que se contradiz apenas para manter uma imagem de autoridade acaba perdendo a credibilidade.

Existem dois aspectos que devem ser evitados na verdadeira liderança:

  • tirania e arrogância;
  • exigir dos colaboradores metas que não são possíveis de realizar.

Nem todos os colaboradores conseguem lidar com esses dois pontos, de modo que o resultado disso poderá ser o desânimo e, gradualmente, até o abandono do trabalho (absenteísmo e aumento do índice de turnover).

Benefícios de se ter profissionais motivados na equipe

Uma empresa que foca em boas práticas para aumentar a motivação de seus colaboradores da área de TI obtém vantagens importantes em sua estrutura interna, que podem repercutir no atendimento ao cliente e no desempenho organizacional. A seguir, separamos alguns desses benefícios para você conferir:

Aumento de produtividade

Colaboradores que têm suas demandas e necessidades atendidas pela companhia tendem a se sentir mais valorizados, o que se reflete na forma de atuarem na empresa. Isso faz com que aumentem suas capacidades de produção, uma vez que estarão mais tranquilos e motivados, sem tantas preocupações, insatisfações e descontentamentos com a organização.

Na área de TI, eles poderão se focar em suas atividades e ainda oferecer apoios para os demais setores, o que não só aumenta o desempenho como também favorece o atendimento prestado aos colegas.

Além disso, uma equipe altamente motivada contribui para a melhora do ambiente organizacional, proporcionando um local mais dinâmico e saudável. Por isso, os indivíduos desempenham suas funções com maior concentração e atenção, gerando ganhos em todas as operações internas e até externas da TI. Inclusive, vale destacar que os profissionais se tornam até mais propensos a colaborarem uns com os outros.

Melhora na qualidade do produto ou serviço

Profissionais motivados têm mais atenção e empenho na produção de mercadorias e serviços, gerando itens e soluções de maior qualidade. Consequentemente, seus clientes externos ou internos podem gostar mais do que recebem, o que contribui para o aumento de seus níveis de satisfação. Também há a eliminação ou minimização de devoluções ou trocas de bens, já que os itens são melhor fabricados.

Na área de TI, sua equipe passará a atender com maior excelência as demandas do empreendimento, sendo mais efetiva e eficaz. Dessa maneira, será possível diminuir retrabalhos e reclamações de outros setores.

Maior valorização dos profissionais

Esse benefício tem bastante relação com o líder do setor de TI. Isso porque, ao estar motivado, ele tende a valorizar mais os profissionais que fazem parte de sua equipe. Além disso, as ações descritas acima ajudam a elevar a sensação de reconhecimento e a autoestima dos próprios colaboradores.

Diminuição do absenteísmo

Com trabalhadores mais contentes com suas funções e com o clima organizacional, sua equipe de TI pode experimentar um período de quedas nos níveis de absenteísmo, ou seja, na quantidade de abandonos, atrasos e faltas.

Isso é até simples de entender, já que, em situação contrária, os colaboradores procuram arrumar desculpas ou motivos para não irem a um local desagradável, onde não se sentem bem ou do qual não gostam. Por outro lado, em um lugar com atmosfera amena e alegre, eles se sentem mais motivados a desempenharem suas funções.

Outro ponto a destacar é que a motivação da equipe produz uma melhora no bem-estar das pessoas, contribuindo para reduzir problemas relacionados às doenças laborais. Assim, afastamentos por ordem médica são prevenidos, bem como os transtornos que esse procedimento causa em relação a substituições rápidas e ao acúmulo de tarefas pelos colegas que ficam.

Redução da rotatividade de pessoal

Vale destacar que o clima organizacional positivo, adquirido por conta de um conjunto de pessoas motivadas, gera a retenção de talentos. Isso significa que podem haver quedas significativas no índice de turnover entre os funcionários da TI.

Logo, obtém-se economia com processos custosos de seleção, contratação e treinamento, sem contar os valores gastos com a demissão de colaboradores. Nesses casos, há ainda o tempo que geralmente é perdido. Contudo, retendo seus funcionários, você evita isso e ainda contará por mais tempo com seus melhores profissionais para assegurar a continuidade das operações de TI.

Melhora nos relacionamentos interpessoais

Colaboradores satisfeitos proporcionarão uma nova dinâmica interpessoal e grupal para o ambiente profissional dentro da TI. Isso diminui a quantidade de problemas, eleva a qualidade de vida na organização e gera um círculo virtuoso em que o êxito das atividades e uma boa produtividade serão objetivos mais fáceis de serem alcançados.

Maior comprometimento e engajamento de todos

O comprometimento e o engajamento dos integrantes da equipe de TI são dois pontos que crescem, evoluindo na proporção em que os indivíduos da área ficam mais motivados. Por consequência disso, a eficácia e a eficiência nos processos podem ser ampliadas, além de se obter mais resultados positivos.

Quando o grupo se encontra coeso, motivado e envolvido com as metas, objetivos e práticas de qualidade do negócio, o retrabalho pode ser diminuído. Também ocorrem menos erros nos fluxos de trabalho e no atendimento dado aos demais setores.

Diminuição de ações ou processos trabalhistas

Como resultado de um ambiente mais saudável, de menos rotatividade por problemas de relacionamento e de maior valorização profissional, o número de problemas ligados à justiça diminui. Em outras palavras, sem desligamentos tumultuados que geram ações trabalhistas e com a redução de outras causas internas para processos, a empresa poderá extinguir complicações com o governo e com a lei trabalhista.

Isso é importante porque está ligado à redução de custos com processos e com minimização de danos à marca e à imagem do negócio junto ao seu público e aos seus parceiros comerciais.

Como visto acima, quanto você investe na motivação de equipe de TI, muitos benefícios podem ser gerados para o seu negócio. Por isso, é fundamental buscar meios de deixar seu quadro de colaboradores mais contente com a empresa e mais engajado com suas atividades. Para começar, tente implantar as dicas citadas acima!

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Sobre o autor

Leucotron

Somos uma empresa de tecnologia em telecomunicações que atua no mercado brasileiro há mais de 30 anos, sendo reconhecida como uma das mais importantes na área de telefonia IP e convencional.

Atualmente, somos líder no segmento de hotelaria. São mais de 300 concessionárias parceiras, que oferecem centrais de PABX, softwares de telefonia e as mais inovadoras soluções em comunicação com foco no aumento da produtividade de pequenas, médias e grandes empresas de todas as regiões do Brasil.

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