5 motivos para implementar o trabalho remoto em sua empresa

Desde os últimos anos, o mercado de trabalho passa por grandes mudanças. Muitas delas se originam no fato de que, mais do que nunca, os profissionais buscam qualidade de vida dentro de suas carreiras, além de novas maneiras de conciliar trabalho e vida pessoal. Nesse contexto, uma das maiores tendências é o trabalho remoto.

Cada vez mais empresas de diversas áreas do mercado apostam no trabalho remoto como maneira de revolucionar a sua produção. No setor de TI não é diferente! Aqui, a implementação do trabalho remoto como parte cotidiana da empresa é fácil, dependendo principalmente de um investimento inicial para os equipamentos necessários.

Extremamente benéfico tanto para o colaborador quanto para o negócio, o trabalho remoto tem tudo para fazer a diferença para você e sua empresa de TI. Quer ficar por dentro do assunto? Então, continue a leitura e conheça os benefícios dessa tendência!

1. Redução significativa dos custos

Quanto maior o número de colaboradores dentro da empresa, maiores os gastos com a simples manutenção do dia a dia do prédio: água, luz, papel higiênico, lanches… Somando tudo isso no final do mês, o valor é considerável.

Sendo assim, quando pelo menos parte da equipe atua de forma remota, essas despesas são bastante reduzidas. Isso sem falar em todos os gastos com equipamentos, mobiliário e infraestrutura, que podem diminuir se houver menos pessoas circulando e trabalhando no escritório presencial.

Além disso, você também economizará no vale-transporte dos colaboradores — que, obviamente, não precisam receber o valor das passagens referentes aos dias em que eles vão trabalhar de casa. Com isso, o investimento inicial em equipamentos logo é recuperado.

2. Maior flexibilidade para os funcionários

Como falamos lá na introdução, um dos principais objetivos do profissional moderno é ter qualidade de vida dentro e fora da empresa. O trabalho remoto pode ser um grande passo nessa direção!

Nessa forma de trabalho, o colaborador tem mais flexibilidade de horários e, assim, é muito mais fácil conciliar o trabalho com a vida pessoal e até mesmo com os estudos. Trabalhar sem parar durante a semana, sem ter tempo para nada, e viver sua vida somente no fim de semana? O trabalho remoto mostra que não precisa ser assim.

Dessa maneira, toda a equipe passará a ter mais qualidade de vida, o que traz resultados incríveis para a motivação de cada um, para o clima organizacional e, como veremos a seguir, para a produtividade dos colaboradores.

Praticamente todo funcionário se beneficia do trabalho remoto. Para os colaboradores mais novos, essa forma de produção e o uso intenso da tecnologia já fazem parte do dia a dia. Enquanto isso, os funcionários sênior vão gostar de se distanciar da correria do dia a dia e do ritmo frenético da empresa.

Além disso, é importante valorizar as vantagens que poder trabalhar de casa trazem para profissionais portadores de necessidades especiais, para quem tem filhos pequenos e para aqueles que estão estudando ou desejando dar continuidade aos estudos.

3. Aumento da produtividade

A jornada de trabalho do colaborador pode render muito ou pouco. Mas como elevar o nível de produtividade da equipe? Implementar o trabalho remoto é uma das melhores decisões que você pode tomar nesse sentido!

Guia completo para otimizar a comunicação em escritório de advocacia

Para início de conversa, considere que os funcionários começarão suas jornadas de trabalho sem antes precisar enfrentar o trânsito. Poder trabalhar no horário da preferência deles também é muito atrativo, permitindo que os colaboradores acordem e tomem o café da manhã com calma, possam levar os filhos na escola, passear com o pet etc.

O que isso tem a ver com produtividade? Tudo! Funcionários felizes e satisfeitos são funcionários produtivos, capazes de dar conta de suas demandas com mais rapidez e qualidade. Assim, os resultados da empresa crescem consideravelmente.

É importante entender também as individualidades. Há aqueles que rendem mais pela manhã, outros que preferem dormir até mais tarde e trabalhar madrugada adentro. Desde que os horários preferenciais atendam a suas demandas, nesse sentido, a oportunidade de trabalhar remotamente fará uma grande diferença na rotina da equipe.

4. Possibilidade de contratar funcionários de qualquer lugar do mundo

O trabalho remoto permite que você monte a equipe dos seus sonhos. Afinal, é claro que nem todos os profissionais que têm muito a acrescentar na sua empresa moram na região, não é mesmo? Além disso, cada país pode contar com diferenciais próprios, por exemplo, na formação dos profissionais da área de TI.

Dessa forma, o trabalho remoto permite uma maior integração e troca entre o TI de todos os cantos do mundo. Implementar esse modelo de atuação abre as portas para a contratação dos colaboradores ideais, onde quer que eles estejam. Afinal, a tecnologia possibilita o acompanhamento, o diálogo, o briefing e até mesmo reuniões a distância.

5. Auxílio da tecnologia em todas as instâncias do trabalho remoto

Muitos gestores ainda têm um certo receio do trabalho remoto, principalmente por acreditarem que ele dá muita liberdade para a equipe, sobre a qual você supostamente perderia o controle. Entretanto, a situação é bem diferente!

O trabalho remoto só é possível em grande escala e só se tornou uma das maiores tendências da atualidade justamente pelo fato de que a tecnologia de hoje permite a perfeita integração entre empresa e home office.

Há softwares de gestão para todos os setores e departamentos, com os quais você pode acompanhar as tarefas em aberto, os trabalhos concluídos e tudo o mais em relação à produtividade de cada funcionário.

Além disso, dispositivos móveis, aplicativos de comunicação e outras ferramentas possibilitam o contato em tempo integral durante a jornada de trabalho do colaborador, deixando-o próximo da empresa.

Entretanto, é importante também ter controle sobre essa comunicação — se ela acontecer de forma constante, se tornará uma distração, interrompendo a produtividade do colaborador. O ideal é entrar em contato apenas quando for realmente necessário e, para situações cotidianas, enviar um e-mail ou mensagem.

Para manter o vínculo da empresa com os colaboradores, procure marcar reuniões presenciais ocasionalmente, além de encontros a distância.

Gostou de entender como o trabalho remoto pode beneficiar sua empresa e sua equipe? Então, aproveite para ler também nosso post sobre como a tecnologia influencia na produtividade dos colaboradores!

Quer saber mais sobre o mundo da telefonia?

Receba os melhores conteúdos produzidos para você gratuitamente.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.