O que é inside sales e quais são as vantagens?
Gestão de Empresas

O que é inside sales e quais são as vantagens?

Escrito por Leucotron

Com o avanço da tecnologia e as mudanças que ela trouxe para nossa sociedade, alteramos diversos processos e hábitos cotidianos. Enquanto isso, as exigências e preferências dos consumidores também evoluíram. O resultado é que, atualmente, as empresas precisam ficar atentas para se manterem atualizadas e competitivas.

Nesse contexto, a maneira de vender e de interagir com o cliente — já fidelizado ou ainda em potencial — ampliou significativamente as suas possibilidades. Com isso, ir pessoalmente até o consumidor para realizar um negócio e fechar a venda já não é a principal forma de a equipe de vendas trabalhar.

Hoje, o público continua valorizando aquela atenção especial e um atendimento de qualidade, mas prioriza, especialmente, a praticidade e a economia de tempo. Assim, a estratégia de inside sales, em que a equipe trabalha remotamente e utiliza a tecnologia disponível para vender, cresceu e conquistou um espaço definitivo nas empresas.

Mas quais são as vantagens das inside sales para o negócio? E como a empresa pode implementar a estratégia com eficiência? É o que você verá no post de hoje. Acompanhe e descubra o que é inside sales e por que você deve investir nessa tendência!

Redução de custos

Deslocar o colaborador até onde o cliente está, é claro, rende custos para a empresa — que, quando somados, são bastante significativos. Portanto, transferir as operações para a própria sede do negócio possibilita uma economia tanto de recursos quanto de tempo. E, como você sabe, tempo também é dinheiro!

Mas para que isso aconteça de maneira eficiente, sem prejudicar a qualidade do atendimento — o que comprometeria o sucesso da equipe de vendas e reduziria os lucros — é fundamental fazer um investimento inicial para preparar a empresa e os colaboradores a trabalhar com as inside sales.

Como você vai depender, principalmente, da internet e do telefone para que a equipe de vendas possa atuar, esses dois serviços devem ser excelentes e confiáveis. A internet deve ser rápida e estável, para não atrapalhar o trabalho dos funcionários. Enquanto isso, a telefonia vai exigir a instalação de um sistema de alta qualidade.

A partir daí, a estratégia de inside sales logo vai dar conta de recuperar o investimento inicial. Depois disso, você perceberá o quanto ela traz economia para o seu negócio.

Otimização dos processos

Como já mencionamos, além do dinheiro, o deslocamento até o cliente também gasta tempo. Entretanto, a situação fica ainda mais complicada ao considerarmos que o tempo de transporte não é fixo, pois o colaborador está sujeito a engarrafamentos e outros inconvenientes no meio do caminho, que geram atraso.

Consequentemente, além de perder ainda mais tempo no trajeto, o colaborador pode acabar passando uma má impressão ao cliente que ficou esperando além do horário combinado. Ou, então, pode ser que a reunião nem possa acontecer mais naquele dia.

Além disso, há o processo da venda em si. Atuando dentro da própria empresa, com acesso rápido a todos os sistemas e documentos necessários, a negociação acontece de maneira mais fluida, rápida e eficaz. Quando a conversa é pessoalmente, o colaborador pode perceber que não tem em mãos uma informação requisitada.

Por meio dos sistemas de gestão utilizados pela equipe de vendas, seus colaboradores poderão conferir rapidamente todos os dados dos leads e dos clientes, informações sobre determinado produto ou serviço, histórico de compras daquele consumidor e tudo o mais que ele puder precisar durante a negociação.

Dessa maneira, as inside sales trazem mais dinamismo para os processos, otimizando o trabalho da equipe de vendas e, assim, aumentando também sua produtividade — como você verá no próximo tópico!

Aumento da produtividade da equipe de vendas

No tempo que o colaborador originalmente levaria para deslocar-se da empresa até o cliente, conversar com ele, fechar negócio e, finalmente, voltar para a sede, ele pode atender diversos consumidores dentro da estratégia de inside sales.

Além disso, como os processos são otimizados, o próprio trabalho torna-se mais rápido e mais fácil. Assim, a série de atendimentos flui melhor, e o funcionário consegue atender mais clientes em um único dia de trabalho.

O resultado é que você logo perceberá um aumento considerável na quantidade de vendas fechadas. Com as inside sales, sua equipe trabalhará mais e melhor, o que também impacta diretamente na motivação e no engajamento dos colaboradores.

Facilidade de implementação para os colaboradores

A tecnologia modificou os processos no trabalho, mas ela também faz, é claro, parte do dia a dia de praticamente todos nós. Com isso, apesar de representar uma mudança significativa no modo de trabalhar, a estratégia de inside sales é baseada naquilo que eles conhecem muito bem e, portanto, é fácil de implementar para a equipe de vendas.

Conversas por telefone ou por meio de videoconferências são recursos já cotidianos, mesmo que o colaborador não esteja tão acostumado a utilizá-los para vender. Dessa forma, com alguns treinamentos iniciais e um curto período de transição, a equipe logo estará pronta para aproveitar ao máximo as vantagens e possibilidades das inside sales.

Afinal, eles mesmos logo perceberão o quanto a estratégia aprimora a qualidade e a eficiência de seu trabalho — tanto pelo lado dele quanto pelo lado do consumidor, que também colhe os frutos de um atendimento mais rápido e assertivo.

Captação e conversão de um maior número de leads

A estratégia de inside sales, especialmente quando consideramos que ela permite à equipe trabalhar conectada o tempo todo nos sistemas de gestão da empresa, possibilitam a captação de um maior número de leads.

Tendo como base as informações colhidas pelo site, blog ou redes sociais da empresa, por exemplo, o vendedor pode entrar em contato com os leads no momento certo, de acordo com o que eles conhecem da companhia até então. Com isso, nenhum lead precisa ser perdido! A equipe de vendas sempre será capaz de contatá-lo e apresentar o que seu negócio tem a oferecer.

E até mesmo a conversão torna-se mais bem-sucedida. Afinal, o colaborador terá em mãos um leque muito maior de informações relevantes para atrair o lead e convertê-lo em cliente fiel.

Assim, também é muito mais intuitivo pensar em estratégias para reverter a situação, caso o vendedor perceba que a negociação não está dando muito certo em determinado momento.

Gostou de descobrir o que é inside sales e como a estratégia pode revolucionar seu negócio? Então, aproveite para conferir também o nosso passo a passo sobre como aumentar a produtividade no atendimento!

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