O que é um ramal móvel e quais são as vantagens de ter um?
Telefonia

O que é um ramal móvel e quais são as vantagens de ter um?

Escrito por Leucotron

Para se manterem modernas, relevantes e capazes de competir com a concorrência, as empresas atuais devem investir cada vez mais no que a tecnologia tem a oferecer. Nesse sentido, a comunicação é um dos pontos que mais evolui.

Assim, se torna necessário providenciar mobilidade e rapidez para que seus colaboradores possam se comunicar entre si e otimizar o diálogo. A melhor forma de conquistar isso na comunicação da sua empresa é por meio do ramal móvel.

Quer ficar por dentro do assunto e descobrir o porquê você deve investir nessa tecnologia agora mesmo? Então, continue a leitura e saiba tudo sobre o ramal móvel!

O que é o ramal móvel?

O ramal móvel é um aparelho telefônico com ramal e que pode ser deslocado livremente. Ou seja, telefones fixos sem-fio e telefones celulares podem ser utilizados como ramais móveis. Sem a necessidade de mantê-los presos a uma base, você e os colaboradores podem circular livremente com eles, facilitando muito a comunicação.

Com a tecnologia DECT 6.0, os telefones fixos sem fio se tornam aptos a receber ramais. Com isso, múltiplos ramais podem ser registrados em uma única linha telefônica, permitindo uma conexão eficiente e ágil entre os diferentes aparelhos.

Já os telefones celulares, por sua vez, podem fazer uso até mesmo de aplicativos para poderem cadastrar ramais. Dessa maneira, em qualquer lugar do mundo (até mesmo fora da empresa), você poderá manter o contato com seus colaboradores.

Quais são as maiores vantagens de ter um?

Agora que você já entendeu melhor o que são os ramais móveis e qual é sua função básica — transformar telefones sem fio e celulares em aparelhos aptos a receber ramais e, assim, oferecer mobilidade —, é hora de nos aprofundarmos nos maiores benefícios resultantes da tecnologia. Veja o porquê você deve ter um ramal móvel na empresa!

Mobilidade

Cada vez mais, reuniões e compromissos fora da empresa fazem parte de gestores e colaboradores de empresas de todos os ramos. Nesse sentido, os ramais móveis permitem que você não se distancie totalmente da companhia. Caso necessário, o colaborador presente na corporação poderá entrar em contato com você pelo ramal na hora que precisar.

Conferências

Uma das maiores vantagens do ramal móvel é que, com ele, a linha telefônica conecta todos os ramais que derivam dela. Assim, você pode organizar uma conferência entre esses aparelhos. Trata-se de uma opção rápida, eficiente e de baixíssimo custo.

Privacidade

Seja em casa ou na empresa, quem não conhece a frustração de não poder tirar o telefone da base e continuar a conversa em um local privado? Com os ramais móveis, tanto em telefone sem fio quanto em celular, isso é possível! Você pode preservar a natureza confidencial ou privativa de suas conversas corporativas sem contratempos.

Mesmo com a popularização da tecnologia, muitas pessoas ainda acreditam que ter ramais conectados a uma única linha telefônica possibilita que todos os ramais escutem a conversa dos outros. Entretanto, isso só é possível com a autorização do telefone principal, ou seja, nenhuma extensão pode escutar o diálogo sem que você deixe.

Identificador de chamadas

No dia a dia da empresa, nem sempre podemos deixar a demanda atual de lado para atender o telefone prontamente. Os ramais móveis, entretanto, permitem que o número que está ligando apareça no visor. Assim, você poderá retornar a ligação quando estiver disponível ou, até mesmo, filtrar as ligações mais urgentes daquelas que podem esperar.

Agenda telefônica

Especialmente para os telefones fixos sem-fio, a agenda telefônica é um grande diferencial permitido pelos ramais móveis. Afinal, como decorar os ramais de todo mundo? A agenda telefônica facilita e acelera a comunicação ao permitir que você salve os números mais contactados no próprio aparelho telefônico.

Depois de salvar os números, você pode até mesmo atribuir toques exclusivos para cada um deles. Saber quem está ligando vai ficar ainda mais simples!

Transferência

Ao investir nos ramais móveis, nada mais fácil do que transferir a ligação de um aparelho para outro! Um colaborador recebeu a chamada de um cliente que precisa falar com você? Você quer passar o atendimento para um dos colaboradores?

Basta apertar alguns poucos botões e, pronto, sua ligação chegou até o destinatário. Você e seus colaboradores nunca mais precisarão se levantar e levar o telefone pessoalmente uns para os outros.

Trabalho remoto

Como já mencionamos, é cada vez mais comum que demandas da empresa possam ou tenham que ser resolvidas fora dela. Até mesmo da sua própria casa, se você for adepto do home office!

Nesse contexto, é fundamental se manter disponível para a empresa. Isso é permitido pelo ramal móvel, especialmente pela modalidade do smartphone. De onde quer que você esteja, será possível ligar para o ramal presencial da empresa ou receber as ligações de sua equipe. Assim, o trabalho se torna integrado e, ainda, mais veloz.

Os telefones celulares podem ser conectados a ramais sem a necessidade de alta velocidade de dados, ou seja, você poderá aproveitar a tecnologia ao máximo mesmo se estiver dependendo do 3G ou do 4G!

Chamada em espera

A possibilidade de receber até duas ligações ao mesmo tempo também é presente no ramal móvel. Assim, se você receber outra ligação enquanto a outra ainda transcorre, você pode permanecer na primeira conversa e atender a outra pessoa mais tarde. Outra opção é atender a segunda chamada e manter a conversa inicial em espera.

Autonomia

A autonomia é algo cada vez mais valorizado e desejado no ambiente de trabalho, e sua empresa certamente se tornará mais autônoma se investir em ramais móveis. Com eles, você não será mais dependente dos serviços oferecidos pelas operadoras telefônicas ou até mesmo de suas tarifas, fazendo com que o ramal móvel também seja econômico.

E então, gostou de conhecer tudo o que a tecnologia dos ramais móveis tem para oferecer para você e sua equipe? Não é à toa que eles são cada vez mais populares nas casas e nas empresas! Agora, aproveite para conferir também nosso post sobre como a tecnologia ajuda na organização do ambiente de trabalho.

Sobre o autor

Leucotron

Deixar comentário.

Share This