OKR

Metodologia OKR: o que é e como implementar na sua empresa

Toda empresa, seja grande ou pequena, precisa dispor de um plano de ação bem estruturado para garantir seu desenvolvimento contínuo. Criar o planejamento do negócio pode até parecer algo simples, porém, a dificuldade está em conseguir colocá-los em práticas e obter os resultados esperados.

Por esse motivo, gestores dos mais diversos segmentos estão sempre em busca de ferramentas e métodos de gestão que os ajudem a alcançar as metas estabelecidas e fortalecer a operação da empresa. Diante dessa procura, surgiu a metodologia OKR.

Os Objectives and Key Results — que, traduzido para o português, significa objetivos e resultados-chave — têm como propósito simplificar o processo utilizado para alcançar os principais objetivos da empresa. Sabendo da sua importância, preparamos este artigo para explicar para você as principais informações sobre essa metodologia. Acompanhe a leitura!

O que é a metodologia OKR?

Utilizado pela Google desde 1999, a metodologia OKR foi desenvolvida por Andrew Grove, ex-CEO da Intel. Esse método surgiu com o propósito de ajudar os gestores a descomplicarem grande parte dos processos de gestão, de forma que sejam adotadas ações simples que realmente tragam resultados e garanta o maior engajamento da equipe.

Sendo assim, a metodologia OKR nada mais é do que um recurso que contribui para a geração de resultados de forma simplificada. Esse conceito ficou conhecido no mundo todo quando a Google decidiu implementar o OKR em sua gestão. Na época, a empresa tinha uma equipe de 40 colaboradores. Após a mudança, já soma mais de 60 mil profissionais. 

O crescimento da empresa foi uma prova de que a metodologia OKR realmente traz resultados. No entanto, para que os ganhos sejam garantidos, é necessário saber como implementar esse recurso de maneira correta.

Nesse contexto, é importante desenvolver planejamentos que sejam simples, a fim de garantir que todos os envolvidos entendam a proposta e se sintam motivados a alcançá-la. Afinal de contas, quando se faz bom uso da metodologia, a comunicação interna na empresa se torna mais eficiente, pois todos os setores estarão interligados, permitindo, assim, que todos sigam na mesma direção.

Como funciona a metodologia OKR?

A metodologia OKR é simples. Para entender de fato como ela funciona, basta analisar seu próprio nome. Sendo assim, o termo objectives se refere aos propósitos que a empresa estabelece como prioritários. Nesse sentido, visa tornar esses objetivos o mais claros possível para facilitar o entendimento e garantir o engajamento de todos.

Guia completo para otimizar a comunicação em escritório de advocacia

Podemos citar como exemplos de objetivos a criação de estratégias para se tornar uma autoridade no mercado, potencializar o número de vendas e estabelecer ações que garantam um suporte de qualidade ao cliente. Percebe como essas metas são claras e objetivas, de maneira que não deixa dúvidas de qual é o foco do trabalho?

Entretanto, de nada adianta estabelecer os objetivos e criar um planejamento se não há como verificar se a execução está gerando os resultados esperados, não é mesmo? Sendo assim, para garantir que o alvo seja alcançado, os key results fazem toda a diferença.

Isso porque os key results servem de parâmetro para que o gestor saiba o que falta para a empresa alcançar o objetivo estabelecido. Para você entender melhor como esse conceito funciona na prática, vamos retomar um dos exemplos citados acima e explicá-lo, agora, com os key results.

Um dos objetivos citados foram: garantir suporte de qualidade para o cliente. Nesse caso, os key results serão as ações específicas utilizadas para alcançar esse propósito. Por exemplo:

  • diminuir em 50% a quantidade de pedidos de suporte utilizando o autoatendimento;
  • manter a taxa de resolução em, no mínimo, 95%;
  • reduzir significativamente o tempo de resposta do atendimento, independentemente do canal utilizado;
  • manter a média de satisfação dos clientes no NPS acima de 70%.

Diante desse exemplo, fica fácil perceber que para cada objetivo estabelecido será necessário criar metas secundárias para garantir que ele seja alcançado.

Como estruturar a metodologia na empresa?

Apesar da metodologia OKR ser bastante prática e direta, é preciso saber como estruturá-la na empresa para garantir sua eficiência. Nesse caso, é possível implementar esse método por meio de passos simples, tais como: 

  • definir metas: é preciso estabelecer metas claras e objetivas;
  • dividir os objetivos entre top-down e bottom-up: o método OKR permite que os objetivos sejam estabelecidos tanto pelos gestores quanto pelos colaboradores;
  • estabelecer prazos razoavelmente curtos: prazos longos afetam a eficiência do processo;
  • dividir as tarefas entre as equipes: evite a sobrecarga de tarefas, por isso, procure dividi-las entre a equipe;
  • acompanhar os resultados: os resultados precisam ser analisados constantemente, a fim de garantir o melhor desempenho das ações. 

Quais são as vantagens da metodologia OKR?

As vantagens da metodologia OKR são percebidas a partir do momento em que o método é implementado na gestão. Entre as principais mudanças, podemos citar os seguintes benefícios:

  • ajuda a empresa a estabelecer prioridades: para manter o foco, é preciso saber identificar o que é prioridade e o que não é. Nesse caso, o método OKR permite que a empresa tenha uma visão mais clara das suas metas e, assim, direcione seus esforços em soluções que realmente vai trazer resultados; 
  • transforma objetivos em ações: por meio da abordagem dos key results, é possível transformar ideias abstratas em concretas e possíveis;
  • melhora o engajamento dos colaboradores: o método OKR permite a participação ativa dos colaboradores, de maneira que eles possam contribuir com feedbacks construtivos e sugerir novas metas. Essa ação contribui para que todos se sintam motivados em alcançar os objetivos;
  • mensura o desempenho e os resultados: essa é, sem dúvida, um dos principais benefícios da metodologia OKR. Isso porque transformar os objetivos em ações reais é essencial para garantir que a meta seja alcançada. Nesse caso, mensurar os indicadores de desempenho e os resultados é fundamental nesse processo.

Com base nessas informações, fica claro que a metodologia OKR é um recurso indispensável quando a empresa deseja otimizar seu modelo de gestão e alcançar bons resultados de maneira simples e prática — sem precisar abrir mão da eficiência ou recorrer a outros métodos mais complexos.

Gostou do artigo e quer saber mais sobre o assunto? Então, assine a nossa newsletter e fique por dentro de todas as nossas novidades.

Quer saber mais sobre o mundo da telefonia?

Receba os melhores conteúdos produzidos para você gratuitamente.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.