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Outsourcing de TI: como funciona e por que você deveria considerar essa opção

A área de tecnologia da informação pode ser o diferencial para o sucesso de qualquer empresa. Se administrado de forma estratégica e eficiente, esse setor agiliza os processos internos e contribui para um clima organizacional muito mais produtivo. O desafio é que nem todas as companhias podem arcar com os custos relacionados a essa atividade.

A boa notícia é que, com a consolidação da transformação digital, existem soluções cada vez mais efetivas para otimizar os serviços de telefonia da empresa, tanto na parte de manutenção quanto no alinhamento estratégico. Para desfrutar desses benefícios e garantir um bom retorno sobre o investimento, uma opção muito comum é o outsourcing de TI.

Não sabe o que é isso ou quer se aprofundar no assunto? Neste artigo, vamos explicar do que se trata esse serviço, apontar suas principais modalidades e, ainda, listar as vantagens que você pode alcançar com ele. Continue a leitura e confira!

O que é outsourcing de TI?

Outsourcing é uma palavra da língua inglesa que pode ser traduzida para o português como terceirização. Logo, fica fácil compreender que “outsourcing de TI” se refere ao movimento de terceirizar as atividades de tecnologia da informação que são realizadas no dia a dia da empresa.

Utilizando recursos como a nuvem, essa abordagem permite o acesso remoto de dados e facilita a adoção das técnicas e práticas mais relevantes e atualizadas. Isso porque, a partir da terceirização, a empresa pode contar com profissionais exclusivamente dedicados a operar a tecnologia da informação, mesmo que eles estejam localizados em outros países.

Trata-se de uma prática extremamente benéfica para serviços de telefonia, já que proporciona segurança e agilidade às chamadas, além de garantir uma proteção maior dos dados coletados. Não é à toa, portanto, que o mercado observa um crescimento na terceirização de TI. Entre 2010 e 2017, o outsourcing de TI apresentou um crescimento de mais de 10% ao ano.

Quais são as principais formas de outsourcing?

Entendido o conceito de outsourcing de TI, vamos nos atentar às diferentes modalidades que podem ser exploradas ao investir nesse tipo de serviço.

Offshore Outsourcing

Offshore é um termo utilizado para se referir a serviços prestados de fora das fronteiras do país, ou seja, em terras estrangeiras. Essa modalidade migra tudo relacionado ao TI para outros países, com destaque para China, Índia e Rússia.

O principal atrativo desse tipo de terceirização é o baixo custo de mão de obra encontrado nessas regiões, o que se torna ainda mais importante em tempos de instabilidade econômica. Por outro lado, barreiras linguísticas e culturais podem se tornar um desafio.

Onshore Outsourcing

Se offshore se refere à exportação do serviço, onshore é o termo utilizado para se referir às terceirizações que não extrapolam as fronteiras do país, estado ou cidade. Por não contar com os desafios causados por diferenças de cultura e idioma, essa modalidade é uma das mais procuradas por empresas.

Nearshore Outsourcing

O Nearshore Outsourcing é uma espécie de meio-termo entre as duas modalidades já citadas. O nome utilizado para se referir a esse tipo de terceirização vem da palavra inglesa “near” que, em português, significa “perto”. A ideia, portanto, é terceirizar o TI para países e regiões vizinhos.

O motivo é que, geralmente, é observada uma similaridade cultural e linguística entre países próximos, o que facilita o atendimento. Basta você imaginar a diferença entre aprender o idioma indiano e o espanhol, falado por todos os países que fazem fronteira com o Brasil.

Outro fator que favorece o Nearshore Outsourcing é o fuso-horário. Contar com profissionais localizados em zonas próximas à sua pode facilitar a interação e os serviços de atendimento.

Quais são as vantagens de investir no outsourcing de TI?

Bem, agora você já sabe o que é o outsourcing de TI e quais são seus principais tipos. Agora, é hora de conhecer os principais benefícios que esse tipo de investimento pode trazer para sua companhia. Acompanhe!

Aumento da segurança das informações

O outsourcing de TI utiliza datacenters remotos para coletar e armazenar informações, o que, por si só, aumenta a segurança dos dados da sua empresa e de seus consumidores. Além disso, as garantias de excelência oferecida pelos fornecedores incluem profissionais experientes e qualificados para lidar com a segurança das informações.

Além do óbvio benefício de proteger ativos da sua empresa, essa segurança aumentada é essencial para a imagem da marca perante os consumidores. Isso se torna ainda mais importante no cenário atual, em que a Lei Geral de Proteção de Dados está prestes a entrar em vigor.

Redução dos custos de operação

Para manter a competitividade do negócio, é fundamental contar com tecnologias de ponta e atualizar constantemente os equipamentos da companhia, o que pode custar caro. Com a terceirização, você não precisa se preocupar com a compra de hardwares ou com o espaço para armazenamento, já que isso é providenciado pelo fornecedor.

Fora isso, esse tipo de investimento evita que você conte com um corpo de colaboradores maior que o necessário, o que diminui os custos relacionados a honorários. Outro ponto é relacionado aos gastos com manutenção, que são responsabilidade da empresa terceirizada.

Acesso à assistência de qualidade

Naturalmente, os profissionais integrantes de empresas especializadas em terceirizar o TI contam com um know-how fundamental para prestar assistência de qualidade. Dessa maneira, você garante o bom funcionamento dos seus processos internos, o que resulta até na maior satisfação de seus consumidores.

Para garantir o acesso a esse suporte, é importante contar com um SLA claro, abrangente e que conte com o aval de ambas as partes.

Aumento da produtividade

Com uma equipe especialmente designada para tratar da área de TI, todos os seus colaboradores ganham em produtividade. Isso acontece por dois motivos. Primeiro, você evita que eles se sobrecarreguem com tarefas fora de seu escopo profissional, já que elas podem ser resolvidas de forma terceirizada.

O segundo motivo é ligado à flexibilidade das rotinas de trabalho. Com a terceirização e o uso de softwares específicos, seus colaboradores ganham maior acesso a dados relevantes e podem até executar tarefas de forma remota.

O segundo motivo é ligado à flexibilidade das rotinas de trabalho. Com a terceirização e o uso de softwares específicos, seus colaboradores ganham maior acesso a dados relevantes e podem até executar tarefas de forma remota.

Os custos para manter equipamentos e colaboradores qualificados na área de TI são um desafio constante na gestão de qualquer empresa. Por essa razão, o outsourcing de TI é uma prática em crescimento no mercado, que possibilita a redução dos gastos, o aumento da qualidade dos processos e o acesso a tecnologias de ponta para o seu negócio.

Muitas vezes, terceirizar uma área da sua empresa pode trazer benefícios em curto e longo prazo. Já que estamos falando disso, que tal se aprofundar no assunto? Neste post, discorremos sobre as vantagens da locação de central telefônica. Vamos lá!

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