Por que a atualização tecnológica é tão importante para as empresas?
Gestão de Empresas

Por que a atualização tecnológica é tão importante para as empresas?

Escrito por Leucotron

Todas as empresas precisam de sistemas e de recursos para se destacarem no mercado e conquistarem vantagem competitiva. No entanto, não se pode ficar parado no tempo: é preciso estar sempre atento à atualização tecnológica.

Essa atitude é essencial para as organizações, especialmente em momentos de crise, como a que o Brasil se encontra. Por isso, a atualização de hardwares e softwares não pode ser encarada como um gasto. É, na verdade, um investimento que traz diversos benefícios.

Para mostrar todas as vantagens agregadas a essa prática, criamos este post. Aqui, vamos mostrar por que a atualização da tecnologia é relevante e de que forma impacta nos resultados organizacionais.

Que tal saber mais? Acompanhe!

Atualização tecnológica: por que fazer?

A palavra inovação é o segredo do momento para a vantagem competitiva organizacional. Uma das formas de consegui-la é por meio da atualização dos equipamentos e sistemas tecnológicos utilizados pela empresa.

Esse é o caminho mais seguro para garantir o desenvolvimento do negócio e aumentar seu diferencial perante a concorrência. Os investimentos em TI também melhoram aspectos estratégicos e operacionais devido à contribuição com o fornecimento de informações, dados e insights que levem à expansão empresarial.

É importante destacar que essa medida pode ser adotada por pequenos, médios e grandes empreendimentos, porque, em qualquer dos casos, os pontos positivos são variados.

A dúvida é: quais são esses benefícios? É o que vamos listar a partir de agora.

Geração de um diferencial competitivo

O objetivo de qualquer empreendedor é conseguir se destacar da concorrência. O diferencial competitivo é o elemento que permite isso, porque é o conjunto de itens que faz sua empresa se distinguir no mercado.

Com a tecnologia atualizada, você assegura que todos os recursos e funcionalidades estão disponíveis. Isso é imprescindível para que os colaboradores atuem com seu potencial máximo e, por consequência, tenham ideias diferenciadas.

A ideia, então, é criar uma cultura da inovação, que use os recursos tecnológicos para desenvolver tecnologias que impactem os processos internos ou os clientes. Por exemplo: você é gestor de uma clínica hospitalar e percebeu que um dos problemas é a fila de espera de atendimentos.

Uma possibilidade é implantar um sistema que possibilite que o usuário receba uma senha e já cadastre seu nome. Assim, na hora que for chamado, o atendente pode fornecer um atendimento personalizado, que vai impactar positivamente a reputação da empresa.

Antecipação de tendências do mercado

O mercado muda constantemente e nem sempre as empresas estão preparadas para isso. Antecipar as tendências e adequar-se a elas são atitudes importantes para se diferenciar e encontrar oportunidades.

É necessário avaliar as novidades do setor e tecnologias que possam trazer resultados positivos. Por exemplo: a telefonia IP garante a redução dos custos com chamadas telefônicas. Em um cenário de crise, pode ser o que você precise para manter sua margem de lucro.

Acompanhamento das demandas do público

As pessoas desejam ser melhores atendidas e terem uma experiência única. Quando isso não ocorre, a empresa fica prejudicada e sua reputação é manchada. Para evitar essa situação, conte com a tecnologia.

Você pode, por exemplo, usar um software de gestão ERP para integrar as informações dos diversos departamentos organizacionais e ter acesso aos dados em tempo real. Essa medida ainda facilita o fluxo de informações e permite agilizar os processos internos.

Uma segunda possibilidade é o CRM, que permite armazenar todos os dados dos clientes, inclusive gostos, preferências pessoais, aquisições recentes etc. Com essas informações você tem uma visão ampla das demandas do público-alvo da sua empresa.

Outra alternativa é o PABX, rede que interliga os ramais da empresa e faz com que todas as ligações sejam direcionadas primeiramente para a central para, depois, serem redistribuídas para os setores específicos.

Essa opção aumenta a rapidez dos atendimentos e traz mais precisão ao processo. É também um diferencial competitivo, além de refletir positivamente na imagem da empresa perante o público.

Possibilidade de desenvolver mais facilmente os processos internos

A força humana é essencial para os processos internos, mas sem a tecnologia, ela não é suficiente. Apesar de os colaboradores serem extremamente relevantes, as operações diárias precisam continuar normalmente se alguém deixar a empresa.

É aí que entra a TI. Pela tecnologia você consegue criar ferramentas e mecanismos que aumentem o compartilhamento de informações e a colaboração. Outro ponto positivo é manter os dados organizados e acessíveis sempre que necessário.

O resultado é a redução de custos, de retrabalho e a maior eficiência nos processos internos.

Aumento da produtividade

Os processos internos bem estruturados podem ser automatizados, o que implica aumento da produtividade. Outros benefícios conquistados são a melhoria da comunicação entre os colaboradores, o aumento da satisfação do cliente e a padronização de processos.

Especificamente em relação à produtividade, um exemplo que pode ser citado é o concierge eletrônico. Esse sistema interativo voltado para hotéis faz o atendimento automático dos hóspedes, inclusive em idiomas estrangeiros.

Nesse período, os colaboradores podem focar em atividades manuais e estratégicas, que tenham por objetivo a melhoria do atendimento e a manutenção do hotel no seu melhor potencial.

Fortalecimento da segurança

As informações são um dos ativos principais das organizações. O vazamento de dados pode ocasionar sérios prejuízos à reputação da marca ou estabelecimento, o que afetará diversos setores, como o financeiro.

A atualização da tecnologia aumenta a segurança da informação e fortalece esse fator. Por meio dela é possível garantir que todos os dados estejam armazenados sem correrem o risco de serem divulgados por um ataque malicioso.

Diminuição de custos

A tecnologia automatiza os processos, o que influencia diretamente a redução de custos. Ou seja, o investimento feito em um primeiro momento se transforma em um aspecto bastante positivo em médio ou longo prazo.

Por exemplo: a implantação do PABX evita a permanência de muitos colaboradores focados no atendimento das ligações, o que desonera a folha de pagamento.

Agora você já sabe o porquê a atualização tecnológica é tão relevante para o seu negócio. E você, já aplica alguma dessas ideias? Para saber mais sobre o assunto, veja o que é a transformação digital e como se beneficiar dela.

Sobre o autor

Leucotron

Somos uma empresa de tecnologia em telecomunicações que atua no mercado brasileiro há mais de 30 anos, sendo reconhecida como uma das mais importantes na área de telefonia IP e convencional.

Atualmente, somos líder no segmento de hotelaria. São mais de 300 concessionárias parceiras, que oferecem centrais de PABX, softwares de telefonia e as mais inovadoras soluções em comunicação com foco no aumento da produtividade de pequenas, médias e grandes empresas de todas as regiões do Brasil.

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