Por que investir em sistemas na nuvem é a melhor opção?
Gestão de Empresas

Por que investir em sistemas na nuvem é a melhor opção?

Escrito por Leucotron

Para quem nasceu na época do disquete, guardar documentos e arquivos em pen drives e na memória do computador pode ser sinal de inovação, mas esse tipo de armazenamento é coisa do passado. As grandes empresas já estão adotando os sistemas em nuvem para arquivar documentos e trazer mais facilidade ao trabalho dos seus colaboradores.

Além da segurança das informações, esse formato traz uma série de benefícios que podem melhorar toda a gestão de TI da empresa. Quer conhecer outras vantagens da nuvem? Confira a seguir!

Mais mobilidade

Imagine viajar para uma conferência em outro país e esquecer o notebook com dados para apresentação em casa? Ou ter um pen drive roubado com todas as planilhas de gastos da sua empresa no ano?

Estas situações hipotéticas revelam o grande problema do armazenamento de informações fora da nuvem: a falta de mobilidade.

Sem ela, os funcionários de uma empresa ficam presos a um ambiente físico ou a um único dispositivo e correm o risco de perder dados importantes. Além disso, dificilmente, podem criar estratégias fora do horário de trabalho, consultar informações quando não estão no escritório, e assim por diante.

Menos custos

Os sistemas na nuvem são considerados mais econômicos, já que os clientes pagam apenas por aquilo que usam. Para utilizar um determinado software, por exemplo, você precisa pagar por todas as suas licenças e servidores — que não custam barato.

O mesmo processo vale para quem armazena informações em desktop. Cada computador possui uma capacidade máxima limitada. Para ter mais espaço é preciso excluir arquivos ou adquirir um dispositivo novo.

Com o Cloud Computing o pagamento é feito de acordo com as suas necessidades. Quem precisa aumentar o espaço demandado pode adquirir um novo plano, já quem usou menos do que o esperado pode reduzir os gastos. Na prática, a empresa usufrui pela capacidade do hardware e só paga pelos recursos que realmente precisa.

Pode parecer algo simples, mas faz uma enorme diferença nos gastos da empresa no fim do mês, que podem ser destinados a outras áreas mais estratégicas para a empresa.

Mais capacidade de armazenamento e troca de informações

Todo o potencial da computação em nuvem se reflete também na sua capacidade de armazenamento e troca de informações. Alguns softwares contam com até 1 Tera para armazenar arquivos — uma capacidade superior a de muitos Data Centers, e com potencial de escalabilidade maior.

Esses mesmos sistemas permitem que diversos usuários compartilhem informações e editem arquivos, o que aumenta a capacidade de trocar dados entre os funcionários e criar ideias inovadoras em equipe.

Essa atitude permite a expansão dos negócios e a solução de problemas mais facilmente, principalmente, os causados pelos gargalos na comunicação.

Menos desorganização

Para uma grande empresa, manter todos os sistemas e informações integrados e organizados é preciso investir em uma grande estrutura de TI, que existe suporte, manutenção e, consequentemente, um alto custo.

Nos sistemas na nuvem todos esses procedimentos são feitos por meio das próprias plataformas, além disso todas as informações ficam visíveis em painéis de controle e podem ser organizadas mais facilmente, de acordo com os critérios mais relevantes para a empresa, como: prioridade, tipo de cliente, setor ou prazo de entrega.

Outro ponto importante da organização em nuvem é a facilidade para a recuperação de arquivos antigos. Tentar encontrar um documento que está no backup há mais de um ano, por exemplo, pode ser uma missão quase impossível em formato físico.

Com a nuvem todos os arquivos ficam devidamente organizados, e as plataformas contam com um sistema de busca que permite que algo seja encontrado facilmente em questão de segundos.

Mais flexibilidade, agilidade e escalabilidade

Agilidade, flexibilidade e escalabilidade são três elementos fundamentais para qualquer empresa na hora de implementar novas estratégias, principalmente, no atendimento ao cliente.

Uma das maiores vantagens dos sistemas em nuvem para o armazenamento de informações é a capacidade de ter tudo à mão com facilidade, sem perder horas com pesquisa em pastas, planilhas e arquivos. Isso traz agilidade e flexibilidade para tomar qualquer decisão.

A escalabilidade também é um diferencial competitivo trazido pela computação em nuvem. Quem utiliza softwares online sempre terá uma estrutura de tecnologia ágil e acessível, não importa o número de pessoas que estejam conectadas ao sistema naquele momento. Na prática, você evitará problemas, como sistemas fora do ar, por conta de imprevistos.

Menos problemas com a qualidade do serviço

É uma realidade para as empresas pagar caro por um software e não receber um serviço de qualidade por parte do fornecedor. No caso dos sistemas na nuvem é possível fazer mudanças sem grandes impactos financeiros ou ruptura de contratos, caso o serviço oferecido não seja satisfatório.

Esse modelo tende a impulsionar os vendedores a prezarem mais pela qualidade do que oferecem e, no caso da sua empresa, a procurar o que é melhor, de acordo com as necessidades e demandas que venham a surgir, sem precisar pagar mais por isso.

Mais acesso a uma tecnologia de ponta

Investir em um Data Center ou servidor de última geração pode estar fora da realidade, ou não ter um bom custo-benefício, para a maioria das empresas, principalmente aquelas com poucos funcionários. Os sistemas na nuvem permitem que as empresas tenham acesso a uma tecnologia de ponta, de maneira mais fácil e barata.

A maioria das plataformas de Cloud Computing possui uma enorme capacidade de armazenamento, compartilhamento e segurança de informações. As empresas pagam apenas por uma parte e podem usufruir de todo esse potencial.

Menos dificuldade de uso e implementação

Diferente de outros softwares que exigem treinamento e um longo tempo de implementação na infraestrutura de TI, o backup em nuvem pode ser inserido no dia a dia da sua empresa, de maneira simples e rápida.

Os únicos pré-requisitos para começar a organizar os documentos da sua empresa é contratar um fornecedor de confiança e organizar os arquivos que serão colocados, dentro do espaço que você terá disponível em um sistema em nuvem.

Gostou das dicas? Já conhecia as vantagens dos sistemas na nuvem para melhorar a gestão e o dia a dia das empresas? Não deixe de compartilhar esse artigo nas redes sociais, ele pode ajudar outras pessoas a também melhorarem o próprio modelo de negócios!

Sobre o autor

Leucotron

Deixar comentário.

Share This