Saiba como o uso da tecnologia pode lhe ajudar a vender mais
Adotar novas tecnologias pode fazer sua empresa vender mais. Dentre todos os desafios envolvidos na cadeia de produção de qualquer produto ou serviço, certamente a ponta que se refere às vendas é onde se concentra a maior parte das incertezas do negócio.
Existem diversas boas práticas e técnicas para vender mais, mas são poucas aquelas que sempre vão gerar resultados positivos. Mas isso não quer dizer que não existe investimento certeiro para melhorar as conversões da empresa.
Adotar novas tecnologias é uma das maneiras certeiras para melhorar o desempenho do setor de vendas. Neste artigo, vamos falar sobre como a automação de marketing, CRM, ERP e outros sistemas podem fazer você vender mais.
Faça automação em processos de marketing
Tenha mais cérebros e menos braços na folha de pagamento da sua equipe de marketing. Hoje, boa parte do trabalho rotineiro e repetitivo do marketing pode ser automatizado, resultando em mais demandas para as vendas em uma velocidade maior, com mais assertividade e um custo potencialmente menor.
Um processo de marketing automatizado desenvolve melhor os resultados dos vendedores. Com ferramentas que enviem e-mail marketing e façam a automação das réguas de contato, os vendedores podem entender melhor seu cliente e focar mais na concretização das vendas.
Além disso, sistemas avançados de telefonia, chatbots e e-mails programados podem responder pelo vendedor sem que ele precise interromper seu fluxo de vendas. Ao mesmo tempo, essas tecnologias garantem também a prontidão no atendimento ao consumidor.
Utilize um bom software de CRM
A sigla CRM vem do inglês Customer Relationship Management, que significa gerenciamento de relacionamento com clientes. Na prática, é uma estratégia de negócios focada no cliente, com o objetivo de atingir a satisfação dele e, assim, aumentar a rentabilidade da empresa.
Na prática, a sigla CRM é muito associada aos softwares de CRM, que centralizam e organizam as informações de clientes para o time de vendas. É uma ferramenta importantíssima para empresas dispostas a evoluir com cada vez mais dados e menos intuição.
Nesse tipo de aplicação, é possível consultar e entender melhor sua base de clientes, o que permite um atendimento melhor, mais focado e com potencial de vender mais.
Um CRM também transforma essas informações obtidas com clientes em gráficos, o que facilita a absorção e utilização dos dados obtidos com o público.
Use a tecnologia em telefonia para vender mais
Um sistema de telefonia moderno pode amplificar em muito a capacidade de vendas de uma empresa, especialmente se ela já lida com esse tipo de ferramenta.
Mas mesmo empresas que não lidam diretamente com vendas por telefone podem se beneficiar de uma boa tecnologia de telefonia para ter prontidão no atendimento ao seu cliente.
Adotar um PABX pode garantir que o telefone nunca esteja ocupado ou indisponível para o público. E uma das regras de boa convivência com o consumidor é nunca deixá-lo sem atendimento. Clientes satisfeitos compram novamente e indicam a empresa para os amigos, ajudando-a a vender mais.
Trabalhe técnicas de SEO nos seus blogs corporativos
Boa parte das empresas já entendem o valor do conteúdo como ferramenta de marketing e disponibilizam vários artigos em seus blogs corporativos. Mas escrever um texto para a web não é o mesmo que para outras mídias.
Para garantir o máximo de alcance e aderência é recomendado utilizar as técnicas de SEO no seu blog corporativo, o famoso Search Engine Optimization. Com isso, a visibilidade do conteúdo será maior para quem buscar as palavras-chave relacionadas a ele em ferramentas de busca como o Google.
O uso do SEO então é mandatário para quem pretende converter conteúdo em vendas.
Venda mais utilizando as redes sociais
É importante estar presente onde está o seu cliente. E hoje, boa parte deles estão nas redes sociais. Páginas da organização garantem a presença nesses mídias, mas é possível ir além disso.
A empresa pode desenvolver ações com alto potencial de viralização dentro das redes sociais; acertando em cheio, uma reação em cadeia pode expandir muito o alcance desse tipo de publicidade, geralmente em uma ótima relação custo-benefício.
Adote um sistema de gestão empresarial
Utilizar um software de gestão é uma das formas mais eficientes de organizar sua empresa. Os chamados ERPs, sigla que vem do inglês Enterprise Resource Planning, são programas que integram os diversos setores da empresa e possibilitam monitoramento, planejamento e automação de tarefas mais eficientes.
Além de ganhos com produtividade e economias em despesas, os softwares de gestão também são ferramentas importantes para vender mais, especialmente quando combinados com os CRMs.
Isso porque um ERP otimiza o fluxo de produção na empresa, fazendo com que ela tenha mais para ser vendido e um tempo de resposta melhor para lançar novos produtos e atender demandas irregulares.
Outra vantagem está na maior agilidade no processo de tomada de decisão proporcionada pelos ERPs. Com informações organizadas e facilitas, gestores podem agir com mais velocidade e eficácia, beneficiando também as orientações para o trabalho do marketing.
Utilize softwares para monitorar e organizar dados
Todo gestor sabe que, melhor que contar com as dúvidas da intuição, é confiar na certeza de dados e métricas. Mas nem sempre é possível coletar, armazenar, organizar e retirar informações úteis do volume imenso de dados potencialmente relevantes para vender mais.
Por isso, ter um bom software de gestão de dados pode ser positivo para o setor de vendas. Poder enxergar melhor o processo de compra de cada cliente, avaliar com mais clareza quem são seus consumidores e ter base para analisar seu mercado estão entre as vantagens em usar dados no seu negócio.
Muitas vezes, bons softwares de CRM e ERP incluem gestão de dados em suas funcionalidades. Mas pode ser preciso investir em algo mais especializado, especialmente se o seu tipo de negócio exigir um grande volume de dados, um monitoramento constante ou dados de alta complexidade, com muito potencial de interação.
Além de todas essas dicas acima, ainda existem muitas outras possibilidades para quem quer investir em tecnologia para vender mais. Mas agora que você já conhece algumas dessas soluções, aproveite para saber porque seus funcionários devem estar aptos para usarem novas tecnologias!