Saiba como preparar sua empresa para a transformação digital
Gestão de Empresas

Saiba como preparar sua empresa para a transformação digital

Escrito por Leucotron

Você já parou para pensar nas ações necessárias para preparar sua empresa para a transformação digital? Se você acredita que é apenas implantar novas tecnologias está enganado.

Transformar-se digitalmente é um processo gradual, que exige a adoção de um pensamento amplo. No mundo atual, totalmente disruptivo e que aposta na mobilidade, é essencial optar por um modelo de negócio que atenda às necessidades dos consumidores e permita que sua empresa se diferencie da concorrência.

Como ultrapassar esse desafio? É o que vamos mostrar neste post. Aqui, você vai entender o que precisa fazer para mudar o seu negócio sem gerar impactos negativos na maneira como os profissionais recebem essas transformações.

Que tal entender melhor? Acompanhe!

Como aplicar a transformação digital no seu negócio?

A preparação da sua empresa para a mudança digital passa pelo cuidado de diversos elementos. Essa avalanche de modificações exige que se faça uma revisão detalhada de processos, produtos e serviços, além de uma adequação desses elementos se necessários.

Isso precisa ser feito de maneira orientada. Veja, a seguir, algumas dicas que vão ajudá-lo a perseguir esse caminho:

Entenda a demanda real dos colaboradores

A sua empresa terá uma produtividade melhor quando os recursos corretos são oferecidos para os colaboradores. Esse é um conceito fundamental ao transformar digitalmente o seu negócio.

É preciso investir em ferramentas de TI, mas pensar em aplicativos ou sistemas que otimizem a produtividade. Ou seja, não foque apenas na solução dos problemas que ocorrem no dia a dia.

Esse processo exige uma preparação extra da equipe. Afinal de contas, o espaço físico será transformado em bits e as vendas presenciais serão negociações online. O time todo precisa estar preparado para resolver os desafios inerentes dessa mudança.

Ao mesmo tempo é importante entender que o processo de transformação para o ambiente digital é uma estratégia de negócios. Deve-se, portanto, priorizar os investimentos em tecnologia sem esquecer de incentivar as atualizações e capacitações constantes dos colaboradores que fazem parte da equipe.

Por exemplo: o total de ligações diárias em um hospital é gigante. Contar a tecnologia da telefonia IP permite ganhar agilidade na comunicação entre unidades e permite atender os pacientes por meio de um call center. O resultado é a redução de custos e a melhoria do atendimento aos pacientes.

Implemente uma cultura de inovação

A inovação é o ponto-chave do sucesso nos dias atuais. Ter uma estratégia que envolva a parte estrutural do negócio e uma abordagem realmente competitiva permite que o seu negócio tenha um resultado melhor ao fazer as mudanças digitais.

Tenha em mente que a inovação passa pela criação de novos produtos e serviços, mas também abrange a elaboração de métodos melhores para realizar as mesmas operações que sua empresa já executa.

Implementar uma cultura de inovação, nesse contexto, significa pensar em novas maneiras de melhorar o seu negócio sempre. Uma forma de fazer isso é adotar um sistema de gestão baseado na computação em nuvem, que permite todos os dados dos colaboradores e dos clientes fiquem armazenados em um servidor externo, que é mais seguro.

Outro exemplo é adquirir um serviço de portabilidade que identifique os números das operadoras. O objetivo é identificar em qual prestadora do serviço o número está cadastrado para poder economizar na hora de fazer ligações. É algo simples, mas que representa uma maneira inovadora de reduzir custos.

Faça um levantamento sobre as principais áreas que exigem mudanças

Os processos digitais devem abranger toda a sua empresa, mas não se pode fazer isso de uma só vez. Diagnosticar as áreas que mais requerem essa transformação é a melhor forma de fazer a mudança com calma e sem causar problemas para o trabalho dos colaboradores.

Identifique todos os processos do seu negócio, desde os mais simples até os mais complexos. Visualize as interações entre eles e verifique qual a participação de cada um na agregação de valor para a companhia.

Aproveite para descobrir quais tecnologias já estão envolvidas e quais são os ativos e dados relevantes para gerar valor. Essa atitude ajuda a melhorar o início da mudança digital.

Se você tem um hotel, por exemplo, pode perceber que o sistema de telefonia utilizado não tem integração com o software utilizado. Trocar esse programa pode ajudar a fazer check-in e check-out automáticos, permitir que os hóspedes informem-se pela previsão do tempo por meio do ramal do apartamento e gerar relatórios consistentes.

Identifique oportunidades de evoluções e de novos produtos

A revisão dos processos internos pode ser um momento de boas oportunidades. Elas podem surgir a qualquer instante e de qualquer uma das dimensões de transformação, como o mercado, a cadeia de valor, os hábitos, entre outros.

Avalie todas as oportunidades que envolvem o seu negócio e podem impactá-lo. Pense nos potenciais ganhos e como as competências da sua equipe podem ser alinhadas a esse novo modelo.

Um exemplo simples dessa situação é a que apresentamos anteriormente. A troca de um sistema ineficiente por outro que atende às suas expectativas e a de seus clientes é uma maneira de garantir o sucesso.

Invista no engajamento de clientes e colaboradores

O público interno e o externo são muito relevantes para o sucesso do seu negócio. Quanto mais respostas positivas eles derem maior é a chance de a sua empresa se destacar.

Aproveite as novas tecnologias existentes (como Big Data, computação em nuvem etc.) para engajar seus colaboradores e clientes. Conte com uma equipe de marketing digital para fazer isso acontecer e perceba que essa também é uma maneira de encontrar soluções para solucionar as demandas internas mais rapidamente.

Por exemplo: você pode fidelizar seus clientes utilizando como suporte uma base de contatos atualizada e sólida. Essa lista deve conter informações sobre a preferência dos consumidores e outros dados relevantes para os processos de venda e pós-venda.

Adote a cultura de transformação

Um dos pontos mais relevantes desse processo é compreender que a transformação é gradual, e não um status final. Adotar uma cultura de constante mudança é o melhor caminho para sobreviver nesse mercado.

A sua empresa precisa pensar na estratégia mais adequada, porque ela é única para cada tipo de empreendimento. Mas, independente disso, é preciso incentivar a colaboração e a inovação em todos os níveis, bem como aceitar os riscos da mudança.

Fica evidente, então, que a estratégia para transformar sua empresa digitalmente é o resultado de um esforço corporativo conjunto. Não basta apenas a equipe ou somente a direção querer implantá-lo. Todos devem adotar a mesma posição.

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Sobre o autor

Leucotron

Somos uma empresa de tecnologia em telecomunicações que atua no mercado brasileiro há mais de 30 anos, sendo reconhecida como uma das mais importantes na área de telefonia IP e convencional.

Atualmente, somos líder no segmento de hotelaria. São mais de 300 concessionárias parceiras, que oferecem centrais de PABX, softwares de telefonia e as mais inovadoras soluções em comunicação com foco no aumento da produtividade de pequenas, médias e grandes empresas de todas as regiões do Brasil.

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