Saiba como preparar sua empresa para a transformação digital
Gestão de Empresas

Saiba como preparar sua empresa para a transformação digital

Escrito por Leucotron

Você já parou para pensar nas ações necessárias para preparar sua empresa para a transformação digital? Se você acredita que é apenas implantar novas tecnologias está enganado.

Transformar-se digitalmente é um processo gradual, que exige a adoção de um pensamento amplo. No mundo atual, totalmente disruptivo e que aposta na mobilidade, é essencial optar por um modelo de negócio que atenda às necessidades dos consumidores e permita que sua empresa se diferencie da concorrência.

Como ultrapassar esse desafio? É o que vamos mostrar neste post. Aqui, você vai entender o que precisa fazer para mudar o seu negócio sem gerar impactos negativos na maneira como os profissionais recebem essas transformações.

Que tal entender melhor? Acompanhe!

Como aplicar a transformação digital no seu negócio?

A preparação da sua empresa para a mudança digital passa pelo cuidado de diversos elementos. Essa avalanche de modificações exige que se faça uma revisão detalhada de processos, produtos e serviços, além de uma adequação desses elementos se necessários.

Isso precisa ser feito de maneira orientada. Veja, a seguir, algumas dicas que vão ajudá-lo a perseguir esse caminho:

Entenda a demanda real dos colaboradores

A sua empresa terá uma produtividade melhor quando os recursos corretos são oferecidos para os colaboradores. Esse é um conceito fundamental ao transformar digitalmente o seu negócio.

É preciso investir em ferramentas de TI, mas pensar em aplicativos ou sistemas que otimizem a produtividade. Ou seja, não foque apenas na solução dos problemas que ocorrem no dia a dia.

Esse processo exige uma preparação extra da equipe. Afinal de contas, o espaço físico será transformado em bits e as vendas presenciais serão negociações online. O time todo precisa estar preparado para resolver os desafios inerentes dessa mudança.

Ao mesmo tempo é importante entender que o processo de transformação para o ambiente digital é uma estratégia de negócios. Deve-se, portanto, priorizar os investimentos em tecnologia sem esquecer de incentivar as atualizações e capacitações constantes dos colaboradores que fazem parte da equipe.

Por exemplo: o total de ligações diárias em um hospital é gigante. Contar a tecnologia da telefonia IP permite ganhar agilidade na comunicação entre unidades e permite atender os pacientes por meio de um call center. O resultado é a redução de custos e a melhoria do atendimento aos pacientes.

Implemente uma cultura de inovação

A inovação é o ponto-chave do sucesso nos dias atuais. Ter uma estratégia que envolva a parte estrutural do negócio e uma abordagem realmente competitiva permite que o seu negócio tenha um resultado melhor ao fazer as mudanças digitais.

Tenha em mente que a inovação passa pela criação de novos produtos e serviços, mas também abrange a elaboração de métodos melhores para realizar as mesmas operações que sua empresa já executa.

Implementar uma cultura de inovação, nesse contexto, significa pensar em novas maneiras de melhorar o seu negócio sempre. Uma forma de fazer isso é adotar um sistema de gestão baseado na computação em nuvem, que permite todos os dados dos colaboradores e dos clientes fiquem armazenados em um servidor externo, que é mais seguro.

Outro exemplo é adquirir um serviço de portabilidade que identifique os números das operadoras. O objetivo é identificar em qual prestadora do serviço o número está cadastrado para poder economizar na hora de fazer ligações. É algo simples, mas que representa uma maneira inovadora de reduzir custos.

Faça um levantamento sobre as principais áreas que exigem mudanças

Os processos digitais devem abranger toda a sua empresa, mas não se pode fazer isso de uma só vez. Diagnosticar as áreas que mais requerem essa transformação é a melhor forma de fazer a mudança com calma e sem causar problemas para o trabalho dos colaboradores.

Identifique todos os processos do seu negócio, desde os mais simples até os mais complexos. Visualize as interações entre eles e verifique qual a participação de cada um na agregação de valor para a companhia.

Aproveite para descobrir quais tecnologias já estão envolvidas e quais são os ativos e dados relevantes para gerar valor. Essa atitude ajuda a melhorar o início da mudança digital.

Se você tem um hotel, por exemplo, pode perceber que o sistema de telefonia utilizado não tem integração com o software utilizado. Trocar esse programa pode ajudar a fazer check-in e check-out automáticos, permitir que os hóspedes informem-se pela previsão do tempo por meio do ramal do apartamento e gerar relatórios consistentes.

Identifique oportunidades de evoluções e de novos produtos

A revisão dos processos internos pode ser um momento de boas oportunidades. Elas podem surgir a qualquer instante e de qualquer uma das dimensões de transformação, como o mercado, a cadeia de valor, os hábitos, entre outros.

Avalie todas as oportunidades que envolvem o seu negócio e podem impactá-lo. Pense nos potenciais ganhos e como as competências da sua equipe podem ser alinhadas a esse novo modelo.

Um exemplo simples dessa situação é a que apresentamos anteriormente. A troca de um sistema ineficiente por outro que atende às suas expectativas e a de seus clientes é uma maneira de garantir o sucesso.

Invista no engajamento de clientes e colaboradores

O público interno e o externo são muito relevantes para o sucesso do seu negócio. Quanto mais respostas positivas eles derem maior é a chance de a sua empresa se destacar.

Aproveite as novas tecnologias existentes (como Big Data, computação em nuvem etc.) para engajar seus colaboradores e clientes. Conte com uma equipe de marketing digital para fazer isso acontecer e perceba que essa também é uma maneira de encontrar soluções para solucionar as demandas internas mais rapidamente.

Por exemplo: você pode fidelizar seus clientes utilizando como suporte uma base de contatos atualizada e sólida. Essa lista deve conter informações sobre a preferência dos consumidores e outros dados relevantes para os processos de venda e pós-venda.

Adote a cultura de transformação

Um dos pontos mais relevantes desse processo é compreender que a transformação é gradual, e não um status final. Adotar uma cultura de constante mudança é o melhor caminho para sobreviver nesse mercado.

A sua empresa precisa pensar na estratégia mais adequada, porque ela é única para cada tipo de empreendimento. Mas, independente disso, é preciso incentivar a colaboração e a inovação em todos os níveis, bem como aceitar os riscos da mudança.

Fica evidente, então, que a estratégia para transformar sua empresa digitalmente é o resultado de um esforço corporativo conjunto. Não basta apenas a equipe ou somente a direção querer implantá-lo. Todos devem adotar a mesma posição.

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