Sistema de ramal em condomínio empresarial: vale a pena instalar?
Telefonia

Sistema de ramal em condomínio empresarial: vale a pena instalar?

Escrito por Leucotron

Um condomínio empresarial pode se beneficiar muito com determinados recursos tecnológicos, especialmente aqueles que melhoram a comunicação interna (entre empreendedores, colaboradores e administração condominial) e a comunicação externa (clientes e fornecedores).

O sistema PABX IP (IP — Protocolo de Internet), apesar de ser muito famoso, ainda não é utilizado devidamente por muitas empresas. Trata-se da comutação automática de ramais privados (ou seja, uma verdadeira rede de telefonia particular).

Veja as vantagens de instalar um sistema de ramal em condomínio empresarial.

Reduza custos instalando o PABX IP

Uma dos mais importantes benefícios em usar um sistema de ramal em condomínio empresarial é a contribuição que essa medida trará para reduzir os custos corporativos. A integração entre os ramais internos favorece ligações a custos menores. As ligações interempresariais podem mesmo alcançar o valor zero de gasto.

A tecnologia ainda permite um controle mais efetivo, por exemplo, definindo os tipos de ligação que cada colaborador tem direito de realizar (ligações DDD e para celular são sempre mais caras) e requerendo senhas para efetuar ligações. Essas medidas ajudam a identificar quanto cada um dos colaboradores estão gastando com ligações telefônicas, podendo responsabilizar com exatidão os responsáveis e reduzir os excessos.

Além disso, como o sistema PABX IP está fundamentado na internet, mesmo ligações que, na telefonia tradicional, são muito caras, oferecem gastos menores usando essa tecnologia. As ligações entre filiais, ainda que estejam situadas em países diferentes, são mais baratas.

As operadoras VoIP (Voz sobre Protocolo de Internet) oferecem tarifas mais baratas já que usam a rede de dados para efetuar a conexão a longa distância, diferentemente do que acontece na telefonia tradicional.

O sistema de ramal em condomínio empresarial pode ser configurado para, automaticamente, selecionar os caminhos de comunicação que custem menos.

A tecnologia IP ainda reduz custos, na medida em que diminui a necessidade de manutenção, pois usa a rede de dados para transmitir a voz.

Melhore o atendimento ao cliente com a tecnologia PABX IP

Quando se trata do atendimento ao cliente, um sistema de ramal em condomínio empresarial mostra-se muito eficaz. O sistema PABX IP pode identificar automaticamente o cliente por meio de um recurso especial, o bina. Sendo identificado pelo seu número do telefone, o cliente será direcionado para o atendimento mais adequado. Também é possível o direcionamento para URAs (unidades de resposta audível).

Com a URA, o cliente escolhe qual setor é mais indicado para o que deseja e é enviado automaticamente para ele (não precisará conversar com uma secretária). No caso de ser preciso aguardar, podem ser usados anúncios e canções. Trata-se de uma forma de autoatendimento, em que o cliente tem maior autonomia e não perde muito tempo.

Descomplique o gerenciamento

O PABX IP integrará a comunicação do condomínio empresarial em apenas uma rede de telefonia, tornando a gestão muito mais simples — inclusive para o gestor do condomínio. Será possível adicionar, retirar ou modificar telefones IP por meio dessa mesma rede.

O acesso via internet (ou intranet) possibilita que o próprio usuário configure, gerencie e acesse os recursos do sistema, evitando que a corporação tenha que despender tempo esperando soluções a distância.

Qualquer tipo de problema poderá ser identificado em tempo real usando-se as ferramentas corretas de gestão. As informações ficam armazenadas em um banco de dados seguro (caso seja preciso uma auditoria das ligações, tudo estará registrado).

Melhore a sua produtividade com a automação na telefonia

Outra vantagem em instalar um sistema de ramal em condomínio empresarial é o ganho na produtividade, pois a automação possibilita a transferência de ligações para outros ramais quando o principal se encontrar indisponível (transbordo das chamadas), a inclusão de mensagens, a configuração de diferentes funcionalidades por meio da interface do usuário, as consultas e os direcionamentos das informações para softwares externos, a integração de processos, rotinas e cadastros, a busca por uma pessoa por meio de broadcast de voz e outras coisas.

O sistema permite ser acessado de dispositivos móveis de qualquer local e em qualquer horário. Assim, todos os colaboradores e gestores poderão acessar ramais internos sem custo algum ou realizar ligações para fora do país sem causar ônus às empresas.

Unifique a numeração para todos os ramais do condomínio empresarial

O sistema de ramal em condomínio empresarial por meio de PABX IP permite a unificação de todos os ramais: os ramais VoIP e os outros que já existiam e continuam sendo usados.

Assim, é possível utilizar um telefone analógico com um ramal de um PABX IP ou como uma linha IP em um PABX analógico. Não é preciso ter um computador ligado para realizar as operações de chamadas.

Mesmo ramais de outros estados, cidades e até países poderão ser unificados no sistema.

Customize o sistema de ramal em condomínio empresarial

O sistema PABX IP também favorece o desenvolvimento de outras aplicações de convergência entre voz e dados. Por exemplo, em determinados dias (como finais de semana ou feriados) e em horários específicos, o sistema pode redirecionar a ligação para celulares ou para outros locais.

Outros exemplos de como é possível customizar o atendimento e o próprio trabalho são: ampliando rapidamente os ramais e os números; personalizando anúncios de horários para atendimento ao público; elaborando um plano de numeração para os ramais e outras coisas.

A customização contribui para tornar a gestão e a manutenção ainda mais simples, especialmente levando em conta a existência de filiais.

Escolha os recursos que o condomínio mais precisa

Por se tratar de um sistema customizável e escalável, o sistema de ramal em condomínio empresarial permite que alguns recursos sejam opcionais, ou seja, não é necessário adquiri-los em um primeiro momento, podendo ser ou não adquiridos posteriormente.

Essa flexibilidade traz um grande leque de escolha às empresas, que não terão dispêndios com softwares e serviços desnecessários.

Uma boa plataforma de sistema de telefonia em ramal oferece certa variedade de plataformas PABX IP, serviços, softwares, produtos de telefonia e assim por diante.

Qual a sua opinião sobre a ideia de um sistema de ramal em condomínio empresarial? Curta a página da Leucotron no Facebook e conheça um pouco mais sobre isso.

Sobre o autor

Leucotron

Somos uma empresa de tecnologia em telecomunicações que atua no mercado brasileiro há mais de 30 anos, sendo reconhecida como uma das mais importantes na área de telefonia IP e convencional.

Atualmente, somos líder no segmento de hotelaria. São mais de 300 concessionárias parceiras, que oferecem centrais de PABX, softwares de telefonia e as mais inovadoras soluções em comunicação com foco no aumento da produtividade de pequenas, médias e grandes empresas de todas as regiões do Brasil.

Deixar comentário.

Share This