7 tecnologias para condomínios que se tornaram uma tendência
Gestão de Empresas

7 tecnologias para condomínios que se tornaram uma tendência

Escrito por Leucotron

Cada vez de maneira mais intensa, a tecnologia investe em maneiras de otimizar e facilitar processos cotidianos. Assim, novas ferramentas surgem para diminuir o tempo de realização de tarefas, aprimorar a segurança, melhorar o gerenciamento de setores, além de trazer mais praticidade, agilidade e inteligência ao dia a dia de empresas e pessoas.

Nesse sentido, é fundamental investir nas melhores e mais inovadoras tecnologias para condomínios se você quiser garantir que o estabelecimento se manterá por dentro das maiores novidades da área. Caso contrário, tanto condomínios residenciais quanto empresariais poderão até mesmo ficar com sua segurança ameaçada.

Quer entender tudo o que você precisa sobre o assunto? Então, continue a leitura e conheça as principais tecnologias para condomínios que vão revolucionar o setor!

1. Interfone virtual

O interfone é um equipamento tão clássico dos condomínios que até fica difícil imaginar o estabelecimento sem ele, não é mesmo? Entretanto, os interfones virtuais chegaram para reformular o aparelho de maneira muito mais inovadora e moderna.

Trata-se de um aplicativo que permite que o interfone funcione pelos celulares de cada condômino. Você também pode cadastrar todos os números que precisam ser capazes de rapidamente entrar em contato com a portaria do condomínio. Para fazer a ligação, basta selecionar o número desejado e pronto!

Para que os locatários ou moradores do condomínio possam entrar em contato com o interfone virtual da portaria, eles ligam normalmente. Ao receber a chamada, o sistema do interfone automaticamente identifica quem ligou e, em vez de atender, apenas retorna a ligação!

Com a instalação de múltiplos chips no mesmo celular, isso significa uma economia considerável, pois o interfone consegue identificar qual operadora deve utilizar para chamar o número em questão e, assim, gastar menos. Aproveitando os planos especiais de cada operadora, é possível fazer ligações até mesmo de graça.

Além disso, é claro, o aplicativo torna o processo muito mais dinâmico, eliminando também a necessidade de cabos, fios e manutenção do interfone tradicional.

2. Porteiro eletrônico

Como bem sabemos, nem sempre o porteiro do condomínio apresenta o treinamento e os conhecimentos necessários para efetivamente defender o estabelecimento e as pessoas ali dentro, caso aconteça alguma coisa mais séria.

Por isso mesmo, uma das principais tecnologias para condomínio da atualidade é o porteiro eletrônico. Ele funciona de maneira bastante similar à tradicional, mas a distância!

Assim, no lugar de ter um funcionário presencialmente na entrada, você utilizará um sistema de câmeras de monitoramento e de vigília para permitir que a equipe contratada gerencie a portaria. Essa equipe é altamente especializada e treinada e, portanto, é capaz de agir rapidamente e com inteligência em caso de imprevistos.

Dessa maneira, você poderá ter a certeza de que a segurança do condomínio encontra-se nas mãos de um time cuja especialidade é a proteção de seus clientes. Além disso, a circulação de visitantes também ganhará mais rigor, pois o porteiro virtual pode receber uma lista de pessoas que podem circular pelo condomínio e em quais horários — possibilidade excelente para quem tem pessoas trabalhando no condomínio, por exemplo.

“Mas e as encomendas?”, você pode estar se perguntando. Elas passarão a ser de responsabilidade do zelador, do faxineiro ou de outro funcionário de fora da portaria física — profissionais que, então, entrarão em contato com o morador para avisá-lo do recebimento do pacote.

3. Alarmes de segurança

Os alarmes de segurança não são, obviamente, uma novidade no mundo dos condomínios residenciais e comerciais. Entretanto, espere só até ver o que os avanços da tecnologia podem fazer com eles — especialmente considerando que, apesar de sua enorme importância, muitos estabelecimentos ainda os deixam de lado.

Cada vez mais intuitivo e repleto de possibilidades, o alarme de segurança moderno é ainda mais preciso na hora de identificar possíveis invasores ou qualquer outra pessoa que tente entrar em ambientes privados. Colocando-o lado a lado com as câmeras de segurança e os identificadores de voz do porteiro eletrônico, você estará mais do que bem protegido.

4. Automatização de tarefas

Você já pensou em trazer a tecnologia para o simples ato de acender e apagar a luz, por exemplo? Pois então saiba que a automação de tarefas é outra das principais tendências de hoje.

Nos dando mais tempo livre para fazer outras coisas que realmente demandam que estejamos lá, a automatização de tarefas tem o objetivo de trazer mais facilidade para demandas do dia a dia. Isso mesmo! Com o equipamento você pode, por exemplo, ordenar que as luzes da garagem se acendam às 18h ou se apaguem às 05h.

Como resultado, além do conforto e praticidade, você também conquista uma maior segurança, especialmente em espaços onde pode ser difícil ficar de olho em cada pessoa e acontecimento.

5. Gestão na nuvem

Os softwares de gestão na nuvem permitem que você organize todas as demandas, informações e registros envolvidos com cada ponto do condomínio. Isso traz muito mais otimização e agilidade aos processos, já que você não precisará perder tempo indo atrás de cada informação solicitada ou ligando sem parar para alguém, por exemplo.

Como os programas desse tipo têm diferentes ferramentas de acordo com as necessidades e desejos do gestor que navega por ele, você certamente conseguirá adquirir e personalizar seu software de acordo com a realidade de seu uso.

6. Sistema de gerador de energia

Mais um software para a coleção! Agora, trata-se de um sistema de geração de energia, pronto para assumir as rédeas se houver queda da energia elétrica. Ao usufruir de seus benefícios, você logo perceberá o quanto ter seu próprio gerador de energia traz vantagens em diversos sentidos para o estabelecimento.

Você não precisará mais se preocupar com a reação dos ocupantes diante da falta de energia, por exemplo, não é? Além disso, o gerador permite que, mesmo sem energia elétrica, todos os funcionários possam continuar trabalhando — ou seja, impede que haja gastos consideráveis referentes a uma possível pausa devido à falta de luz.

Portanto,o gerador de energia traz mais conforto e praticidade para todas as pessoas que circulam pelo condomínio.

7. Controle remoto

Mais um exemplo de aparelho clássico que, atualmente, ganha uma roupagem nova. Há controles de alta tecnologia, que possuem um chip especial que os impede de serem clonados. Assim, todos podem circular pela garagem sem tantas preocupações.

Você pode até mesmo considerar a possibilidade de instalar um sistema de controle remoto não somente na garagem, mas na portaria também. Juntando isso a todos os outros equipamentos que vimos anteriormente, ficará muito mais difícil para alguém de fora do condomínio entrar passando despercebido.

Gostou de conhecer as principais tecnologias para condomínios? Como vimos, as tendências da telefonia atual não podem ficar de fora! Para saber mais sobre elas, entre em contato com a gente e descubra tudo o que podemos fazer por você!

Sobre o autor

Leucotron

Deixar comentário.

Share This