6 tendências de comunicação empresarial para ficar de olho
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6 tendências de comunicação empresarial para ficar de olho

Escrito por Leucotron

A tecnologia está em constante modificação e é preciso estar atento para as mudanças. Há diversas tendências na comunicação empresarial que podem ajudar sua empresa a alavancar os resultados conquistados.

Essas ideias devem ser aceitas, porque como dizia o pai da administração moderna, Peter Drucker, “mais arriscado que mudar é continuar fazendo a mesma coisa”. Além disso, é uma forma de inovar e adaptar hábitos antigos ao novo contexto corporativo, que preza pelo compartilhamento e troca de informações.

Para ajudá-lo nessa empreitada, reunimos 6 tendências de comunicação corporativa. Assim, você pode deixar sua empresa pronta para as novidades. Vamos lá?

Tendências de comunicação empresarial

O mundo corporativo precisa se adequar às demandas do consumidor para que as organizações se mantenham competitivas. Observar as tendências de comunicação é uma forma de conseguir isso.

É importante verificar que essas alternativas são voltadas tanto para a comunicação interna (realizada entre os integrantes da organização) quanto externa (que ocorre entre a empresa e os consumidores).

Confira a seguir a direção que a comunicação corporativa está tomando para que seu negócio esteja atualizado:

1. Ferramentas de comunicação digital

A era atual é online e prevê a comunicação instantânea. As ferramentas tecnológicas simplificam o processo e ajudam a empresa a construir sua reputação perante os clientes.

Entre os recursos que podem ser utilizados estão: Instagram, Facebook, Twitter, WhatsApp e YouTube. De modo geral, são mídias sociais, que fortalecem a comunicação interna se a empresa utilizar estratégias direcionadas.

Você pode, por exemplo, ter um perfil no Facebook para postar assuntos relevantes, fazer posts bem-humorados, divulgar vídeos (institucionais ou não), entre outras atividades. Os clientes curtem sua página e interagem com as publicações, podendo sanar dúvidas, fazer perguntas, reclamações, sugestões e elogios.

Outra possibilidade é usar o LinkedIn, uma mídia voltada para o setor empresarial. Nesse caso, é possível colocar links de artigos interessantes que tenham relação com o seu negócio, produzir conteúdos especializados para se tornar uma referência e até apresentar vagas abertas para recrutar talentos.

Lembre-se de que a ideia, aqui, é usar linguagens e formatos diferentes, com capacidade de repassar informações rapidamente e estabelecer um compromisso com os consumidores.

2. Softwares para gerenciar dados coletados no atendimento

O atendimento é um ponto essencial das empresas, porque é a partir dele que se podem capturar diferentes informações dos clientes. Porém, é preciso saber gerenciar esses dados para que surtam o efeito desejado.

O ideal é gerar um histórico dos consumidores e esboçar seus perfis. Com isso, é possível personalizar o atendimento e entender as demandas dos clientes.

Por exemplo: um hóspede antigo do seu hotel tem preferência por determinado tipo de alimento no frigobar. Você pode ofertá-lo em maior quantidade ou de graça para agradecer pela preferência.

Um software de gerenciamento (como o CRM, ou seja, gestão de relacionamento com o cliente) reúne as informações em apenas um local, especificando quais foram as últimas compras do consumidor, quais são seus interesses, tanto em âmbito geral quanto específico.

A vantagem de contar com um sistema também é manter a segurança desses dados e poder analisar os erros e acertos cometidos durante o atendimento, a fim de aprimorar essa prática.

3. Omnichannel

A ideia dessa tecnologia é fazer a convergência dos canais de comunicação usados pela empresa, independentemente de eles serem online ou offline. Assim, o consumidor é atendido sempre da mesma forma.

O objetivo é fornecer uma experiência de compra única para os consumidores, reunir diferentes opções de canais e mantê-los em sintonia. Assim, sempre que um vendedor estiver atendendo o cliente, ele pode recuperar todo o histórico de relacionamento.

Isso faz com que o consumidor se sinta especial, porque não é preciso sempre repetir as informações quando for atendido. A comunicação externa, portanto, é melhorada, porque se fortalece o relacionamento com os compradores.

4. Atendimento humanizado

Os consumidores cada vez mais querem ser bem atendidos, ter suas opiniões respeitadas e demandas compreendidas. Personalizar a comunicação e humanizar o contato é a melhor forma de fortalecer o relacionamento.

Isso pode ser feito pelo PABX, um sistema semelhante a uma central telefônica corporativa, que distribui as ligações entre os diferentes ramais da organização.

Essa tecnologia não é nova, mas é muito importante para o atendimento humanizado. Isso porque o cliente liga para apenas um local e esse sistema repassa a chamada para o ramal adequado.

O PABX também ajuda na comunicação interna, porque os colaboradores conseguem se comunicar e resolver rapidamente as pendências entre os setores. É uma vantagem, por exemplo, para hospitais, que possuem diferentes áreas e muitos profissionais que trabalham em conjunto.

5. Transmissões ao vivo

Essa tendência de comunicação para empresas foca a instantaneidade e a conectividade, algo que está em voga na Era da Informação. O objetivo é informar o público-alvo em tempo real e estar mais próximo dos consumidores e colaboradores.

As transmissões ao vivo aumentam o engajamento, métrica analisada para verificar se o conteúdo é visualizado e entrega valor para os consumidores. Nesse caso, os colaboradores também podem ser envolvidos, o que eleva a motivação e faz com que eles sejam bons divulgadores da sua empresa.

6. Treinamentos remotos

A capacitação da força de trabalho é uma atitude imprescindível para quem quer ter sucesso. Antes, era necessário empregar valores altos e grandes esforços para realizar um treinamento. Atualmente, tudo se tornou mais simples.

Isso porque os treinamentos remotos são tão eficazes quanto os presenciais e ajudam a equipe a ser mais produtividade. Os colaboradores também aprendem a manusear os recursos disponíveis e compreendem melhor o que a empresa espera deles.

As capacitações podem ser realizadas ao vivo ou de modo gravado e repassadas por internet ou satélite. O resultado é um alinhamento da equipe às estratégias corporativas e melhoria em todos os setores, inclusive no atendimento.

É por isso que os treinamentos remotos são ferramentas de comunicação corporativa. São voltados para a equipe interna, mas afetam, de modo indireto, o público externo.

Resumindo: as tendências de comunicação apresentadas ajudam a melhorar o atendimento aos consumidores e aumentam o engajamento do público. Você deve aplicá-las agora mesmo se quiser se diferenciar da concorrência e conquistar vantagem competitiva.

Essas 6 tendências de comunicação empresarial, com certeza, vão fazer seu negócio alavancar os resultados. E você, já aplica alguma delas na sua organização? Aproveite e conheça 6 tendências de tecnologia de voz que estão dominando o mercado.

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