6 tendências de comunicação empresarial para ficar de olho
Gestão de Empresas

6 tendências de comunicação empresarial para ficar de olho

Escrito por Leucotron

A tecnologia está em constante modificação e é preciso estar atento para as mudanças. Há diversas tendências na comunicação empresarial que podem ajudar sua empresa a alavancar os resultados conquistados.

Essas ideias devem ser aceitas, porque como dizia o pai da administração moderna, Peter Drucker, “mais arriscado que mudar é continuar fazendo a mesma coisa”. Além disso, é uma forma de inovar e adaptar hábitos antigos ao novo contexto corporativo, que preza pelo compartilhamento e troca de informações.

Para ajudá-lo nessa empreitada, reunimos 6 tendências de comunicação corporativa. Assim, você pode deixar sua empresa pronta para as novidades. Vamos lá?

Tendências de comunicação empresarial

O mundo corporativo precisa se adequar às demandas do consumidor para que as organizações se mantenham competitivas. Observar as tendências de comunicação é uma forma de conseguir isso.

É importante verificar que essas alternativas são voltadas tanto para a comunicação interna (realizada entre os integrantes da organização) quanto externa (que ocorre entre a empresa e os consumidores).

Confira a seguir a direção que a comunicação corporativa está tomando para que seu negócio esteja atualizado:

1. Ferramentas de comunicação digital

A era atual é online e prevê a comunicação instantânea. As ferramentas tecnológicas simplificam o processo e ajudam a empresa a construir sua reputação perante os clientes.

Entre os recursos que podem ser utilizados estão: Instagram, Facebook, Twitter, WhatsApp e YouTube. De modo geral, são mídias sociais, que fortalecem a comunicação interna se a empresa utilizar estratégias direcionadas.

Você pode, por exemplo, ter um perfil no Facebook para postar assuntos relevantes, fazer posts bem-humorados, divulgar vídeos (institucionais ou não), entre outras atividades. Os clientes curtem sua página e interagem com as publicações, podendo sanar dúvidas, fazer perguntas, reclamações, sugestões e elogios.

Outra possibilidade é usar o LinkedIn, uma mídia voltada para o setor empresarial. Nesse caso, é possível colocar links de artigos interessantes que tenham relação com o seu negócio, produzir conteúdos especializados para se tornar uma referência e até apresentar vagas abertas para recrutar talentos.

Lembre-se de que a ideia, aqui, é usar linguagens e formatos diferentes, com capacidade de repassar informações rapidamente e estabelecer um compromisso com os consumidores.

2. Softwares para gerenciar dados coletados no atendimento

O atendimento é um ponto essencial das empresas, porque é a partir dele que se podem capturar diferentes informações dos clientes. Porém, é preciso saber gerenciar esses dados para que surtam o efeito desejado.

O ideal é gerar um histórico dos consumidores e esboçar seus perfis. Com isso, é possível personalizar o atendimento e entender as demandas dos clientes.

Por exemplo: um hóspede antigo do seu hotel tem preferência por determinado tipo de alimento no frigobar. Você pode ofertá-lo em maior quantidade ou de graça para agradecer pela preferência.

Um software de gerenciamento (como o CRM, ou seja, gestão de relacionamento com o cliente) reúne as informações em apenas um local, especificando quais foram as últimas compras do consumidor, quais são seus interesses, tanto em âmbito geral quanto específico.

A vantagem de contar com um sistema também é manter a segurança desses dados e poder analisar os erros e acertos cometidos durante o atendimento, a fim de aprimorar essa prática.

3. Omnichannel

A ideia dessa tecnologia é fazer a convergência dos canais de comunicação usados pela empresa, independentemente de eles serem online ou offline. Assim, o consumidor é atendido sempre da mesma forma.

O objetivo é fornecer uma experiência de compra única para os consumidores, reunir diferentes opções de canais e mantê-los em sintonia. Assim, sempre que um vendedor estiver atendendo o cliente, ele pode recuperar todo o histórico de relacionamento.

Isso faz com que o consumidor se sinta especial, porque não é preciso sempre repetir as informações quando for atendido. A comunicação externa, portanto, é melhorada, porque se fortalece o relacionamento com os compradores.

4. Atendimento humanizado

Os consumidores cada vez mais querem ser bem atendidos, ter suas opiniões respeitadas e demandas compreendidas. Personalizar a comunicação e humanizar o contato é a melhor forma de fortalecer o relacionamento.

Isso pode ser feito pelo PABX, um sistema semelhante a uma central telefônica corporativa, que distribui as ligações entre os diferentes ramais da organização.

Essa tecnologia não é nova, mas é muito importante para o atendimento humanizado. Isso porque o cliente liga para apenas um local e esse sistema repassa a chamada para o ramal adequado.

O PABX também ajuda na comunicação interna, porque os colaboradores conseguem se comunicar e resolver rapidamente as pendências entre os setores. É uma vantagem, por exemplo, para hospitais, que possuem diferentes áreas e muitos profissionais que trabalham em conjunto.

5. Transmissões ao vivo

Essa tendência de comunicação para empresas foca a instantaneidade e a conectividade, algo que está em voga na Era da Informação. O objetivo é informar o público-alvo em tempo real e estar mais próximo dos consumidores e colaboradores.

As transmissões ao vivo aumentam o engajamento, métrica analisada para verificar se o conteúdo é visualizado e entrega valor para os consumidores. Nesse caso, os colaboradores também podem ser envolvidos, o que eleva a motivação e faz com que eles sejam bons divulgadores da sua empresa.

6. Treinamentos remotos

A capacitação da força de trabalho é uma atitude imprescindível para quem quer ter sucesso. Antes, era necessário empregar valores altos e grandes esforços para realizar um treinamento. Atualmente, tudo se tornou mais simples.

Isso porque os treinamentos remotos são tão eficazes quanto os presenciais e ajudam a equipe a ser mais produtividade. Os colaboradores também aprendem a manusear os recursos disponíveis e compreendem melhor o que a empresa espera deles.

As capacitações podem ser realizadas ao vivo ou de modo gravado e repassadas por internet ou satélite. O resultado é um alinhamento da equipe às estratégias corporativas e melhoria em todos os setores, inclusive no atendimento.

É por isso que os treinamentos remotos são ferramentas de comunicação corporativa. São voltados para a equipe interna, mas afetam, de modo indireto, o público externo.

Resumindo: as tendências de comunicação apresentadas ajudam a melhorar o atendimento aos consumidores e aumentam o engajamento do público. Você deve aplicá-las agora mesmo se quiser se diferenciar da concorrência e conquistar vantagem competitiva.

Essas 6 tendências de comunicação empresarial, com certeza, vão fazer seu negócio alavancar os resultados. E você, já aplica alguma delas na sua organização? Aproveite e conheça 6 tendências de tecnologia de voz que estão dominando o mercado.

Sobre o autor

Leucotron

Somos uma empresa de tecnologia em telecomunicações que atua no mercado brasileiro há mais de 30 anos, sendo reconhecida como uma das mais importantes na área de telefonia IP e convencional.

Atualmente, somos líder no segmento de hotelaria. São mais de 300 concessionárias parceiras, que oferecem centrais de PABX, softwares de telefonia e as mais inovadoras soluções em comunicação com foco no aumento da produtividade de pequenas, médias e grandes empresas de todas as regiões do Brasil.

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