7 tendências de gestão de negócios que sua empresa deve acompanhar
Gestão de Empresas

7 tendências de gestão de negócios que sua empresa deve acompanhar

Escrito por Leucotron

A concorrência cada vez maior no mercado vem fazendo com que a gestão de negócios precise ser aprimorada diariamente. E não pense que esse é um dilema vivido apenas por grandes corporações: desde as microempresas, todos os empreendimentos precisam se adaptar à nova era e aprender a fazer negócios de forma ágil, eficiente e socialmente responsável.

Portanto, se você vem acompanhando o crescimento da sua empresa, saiba que está na hora de se informar sobre as principais tendências da gestão de negócios. Se não se modernizar, fatalmente você terá dificuldades em acompanhar o mercado no qual está inserido.

Isso porque os seus concorrentes certamente vão aproveitar qualquer oportunidade que você deixar para trás. Veja, então, 7 tendências que estão mudando a forma de fazer negócios em todo o mundo:

1. Automação de processos

Um dos patrimônios mais valiosos das organizações são as pessoas. O capital humano é o ativo mais caro, justamente porque são os colaboradores que podem fazer a diferença, criando estratégias, pensando em soluções e conduzindo projetos inovadores.

Por isso, geralmente tarefas rotineiras não mais são realizadas pelas pessoas. A automação de processos vem crescendo muito no mercado atual, beneficiada pela tecnologia e pela inteligência artificial.

Por isso, já existem inúmeros processos conduzidos por máquinas pré-programadas, comandadas por algoritmos idealizados pelos profissionais de TI para tornar as tarefas mais eficazes e menos dispendiosas. Enquanto isso, os colaboradores são liberados para contribuir com os objetivos estratégicos da empresa.

2. Armazenamento de dados em nuvem

Conhecido como Cloud Computing, essa tecnologia já é uma realidade no mundo dos negócios. O armazenamento de dados em nuvem traz inúmeras vantagens, ligadas à segurança, agilidade, disponibilidade e transparência na gestão organizacional.

Atualmente, há uma enorme quantidade de dados gerados tanto dentro quanto fora das empresas, o que é uma grande fonte de informação para a realização de negócios. Portanto, cuidar bem desses dados é fundamental para o sucesso da organização.

O Cloud Computing permite que você armazene dados estratégicos em servidores virtuais, que podem ser acessados de qualquer lugar do planeta. Com isso você ganha em agilidade para tomar decisões e também pode se beneficiar da disponibilidade integral das informações para utilizá-las da maneira mais estratégica para a empresa.

Outra vantagem é a segurança: não é mais necessário armazenar informações em servidores físicos, que podem sofrer panes e dependem de energia elétrica para se manterem ativos. Isso sem contar o fato de você poder dispensar os pen drives, fontes de arquivamento que apresentam pouquíssima segurança para os usuários.

3. Mobilidade

Poucos executivos e empreendedores trabalham presos a uma mesa, ou a um escritório. Com o dinamismo do mercado atual, é preciso estar sempre em movimento, mas, ao mesmo tempo, conectado ao mundo. Como resolver esse dilema?

Com as tecnologias de mobilidade. Para a sua empresa, você pode adotar um software de gestão que permita administrar o seu negócio por meio da tela do seu celular ou tablet, de qualquer lugar em que você esteja.

Neste sentido da mobilidade, um destaque especial são os novos serviços de telefonia. Por meio dos sistemas modernos de PABX você pode se comunicar com qualquer componente da sua empresa, sem precisar pagar por ligação, e tendo disponíveis as possibilidades de realizar reuniões a distância com mais de uma pessoa, por exemplo.

Vale citar, também, a telefonia VoIP (Voz sobre Protocolos de Internet), que utiliza a rede corporativa para interligar as linhas telefônicas internas, dispensando até mesmo o uso dos velhos aparelhos telefônicos convencionais. Eles podem ser substituídos por softwares que funcionam no próprio computador dos colaboradores.

4. Big Data

Como falamos no item 2 — sobre o Cloud Computing —, há uma enorme quantidade de dados gerados diariamente tanto pelas empresas quanto pelos clientes. Então, o que fazer com todas essas informações? A resposta é simples: negócios!

Cada movimento do cliente no mercado gera informações que podem ser aproveitadas estrategicamente para que você trabalhe para ter produtos ou serviços cada vez mais personalizados.

O trabalho com essas informações é conhecido como Big Data, que é a transformação da enorme quantidade de dados gerados diariamente em negócios efetivos.

Os clientes atuais buscam produtos que tenham a sua cara e atendam às suas necessidades. As organizações precisam se adaptar a essa nova realidade e a melhor forma de fazer isso é por meio da utilização inteligente das informações de mercado obtidas.

5. Liderança situacional

Os tipos de liderança Democrática, Autocrática e Liberal já são muito conhecidos e cada um deles é ideal para uma realidade organizacional. Mas a melhor forma de liderar sua equipe em busca da realização dos objetivos estratégicos é por meio da liderança situacional.

Esse tipo de líder é aquele que se adapta às condições de cada equipe e demonstra condições de conversar e comandar cada colaborador de acordo com a sua realidade.

A liderança é fundamental para a gestão de negócios, pois são os colaboradores quem carregam a organização.

6. Internet das Coisas

O conceito de Internet das Coisas vem ganhando cada vez mais espaço no mercado, justamente por permitir maior conectividade, algo importante para a gestão de negócios. Além de estar presente no seu dia a dia, sem que você perceba.

Atualmente, a conectividade aparece em inúmeros objetos, desde relógios até carros de passeio. Para lidar com todas as informações que você precisa para a tomada de decisões, nada melhor do que contar com a rede integralmente, sempre perto de você.

7. Responsabilidade Socioambiental

De nada adianta ter tanta tecnologia e recursos disponíveis se a preocupação com a sustentabilidade não estiver presente em todas as suas ações. De fato, a Responsabilidade Socioambiental não é apenas um conceito voltado para o meio ambiente, mas uma filosofia de trabalho que traz inúmeros ganhos para a imagem da sua empresa.

Hoje em dia, os clientes buscam realizar negócios com empresas engajadas, que tenham ações efetivas de proteção ao meio ambiente e mecanismos de fomento ao desenvolvimento social. A Responsabilidade Socioambiental precisa estar na missão da sua empresa, para que ela seja reconhecida no mercado.

Se você quiser saber mais informações sobre o mundo da tecnologia e dos negócios, não deixe de seguir nosso perfil nas redes sociais. Estamos no Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn.

 

E-BOOK GRÁTIS - Gestão de Televendas - Leucotron Telecom

Sobre o autor

Leucotron

Somos uma empresa de tecnologia em telecomunicações que atua no mercado brasileiro há mais de 30 anos, sendo reconhecida como uma das mais importantes na área de telefonia IP e convencional.

Atualmente, somos líder no segmento de hotelaria. São mais de 300 concessionárias parceiras, que oferecem centrais de PABX, softwares de telefonia e as mais inovadoras soluções em comunicação com foco no aumento da produtividade de pequenas, médias e grandes empresas de todas as regiões do Brasil.

Deixar comentário.

Share This