6 tendências de tecnologia de voz que estão dominando o mercado
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6 tendências de tecnologia de voz que estão dominando o mercado

Escrito por Leucotron

O atendimento é um dos pontos mais importantes em qualquer negócio. É a partir dele que se pode conquistar mais clientes, reter os antigos e fidelizar os atuais. Esse processo pode ser fortalecido por meio da tecnologia de voz e suas tendências.

A ideia é usar os dispositivos tecnológicos para reforçar a excelência no atendimento, melhorar a gestão e conquistar melhores resultados. Ao mesmo tempo, é possível estabelecer um relacionamento mais próximo com o consumidor.

Em outras palavras, as tecnologias de voz permitem facilitar as operações da sua empresa e oferecem diversos benefícios. A questão é: quais são as tendências que estão dominando o mercado?

É o que vamos apresentar no post de hoje. Veja a seguir 6 ideias que você pode aplicar agora mesmo no seu negócio e entenda seus impactos positivos e suas vantagens.

Vamos lá?

Tendências de tecnologia de voz

Essa tecnologia abrange todas as ferramentas e softwares que visam à melhoria da comunicação por voz, seja interna, seja com os clientes. Ainda existem empresas que não se atentam a essas tendências e cometem um grande erro.

A tecnologia por voz permite se aproximar mais dos consumidores, ter um relacionamento mais sólido com eles e executar os processos internos com mais facilidade.

Se você quer obter todos esses benefícios, aproveite as tendências que vamos mostrar a partir de agora. Acompanhe:

1. Reconhecimento de voz para automatização do atendimento

O reconhecimento de voz é uma tecnologia bastante conhecida quando lembramos da Siri, da Apple, e de outros serviços, como do Google e da Amazon. No entanto, a prática ainda é recente em relação ao mundo corporativo.

A ideia dessa tecnologia é solicitar aconselhamentos e informações e sanar dúvidas via comando de voz. Na sua empresa esse reconhecimento pode ser aplicado por meio de uma Unidade de Resposta Audível (URA).

Essa ferramenta permite automatizar as demandas de ligações e facilitar o atendimento aos clientes. Isso porque a tecnologia reconhece termos e palavras pronunciados pelo consumidor de acordo com uma gramática predefinida e elaborada por empresas especializadas.

A vantagem é oferecer um atendimento mais próximo e humanizado para o cliente. Também é uma forma de inovar e facilitar o processo para o consumidor, que não precisa ficar digitando uma série de números até chegar ao ramal que deseja.

2. Telefonia digital

Essa tecnologia também é conhecida como VoIP ou IP. Ela possibilita realizar e receber ligações utilizando a internet. Isso é possível devido à rede, que transforma o sinal de áudio analógico em dados digitais.

A transmissão ocorre por um protocolo TCP/IP. Por isso, é necessário ter um software que permita esse envio, seja de um computador para outro, seja desse equipamento para um aparelho de telefone convencional.

A vantagem dessa tecnologia é não precisar pagar pela chamada telefônica quando ela for realizada de um computador para outro ou para um dispositivo que possua internet, por exemplo, um smartphone.

Os telefones convencionais também permitem fazer esse tipo de chamada. Para isso será preciso instalar um Adaptador Telefônico Analógico (ATA), que é um conversor analógico-digital.

É importante reforçar ainda que, apesar de serem bastante similares, a telefonia IP é um pouco diferente da VoIP. No segundo caso, os equipamentos utilizados no processo são convencionais. Já no primeiro, os aparelhos são específicos e se conectam à rede de computadores para receber imagens, voz e dados.

Essa tecnologia oferece diversas vantagens, como o barateamento de custo das ligações e a possibilidade de realizar várias chamadas ocupando o mesmo espaço (deixando o restante livre para fazer ou receber telefonemas). Com isso, é possível atender os clientes com mais precisão, rapidez e qualidade.

3. Vídeo chat para suporte

O chat realizado por vídeo oferece o suporte necessário para as empresas no pré e no pós-venda. Ocorrendo em tempo real, o vídeo chat possibilita aumentar as vendas e estabelecer um relacionamento próximo com os clientes.

O principal benefício do vídeo chat é a experiência personalizada para o cliente. Você pode utilizar esse recurso também como vídeos de instruções comuns, que agilizam o atendimento a quem tem dúvidas.

O vídeo chat ainda permite que o cliente tenha a resposta imediata para suas dúvidas e problemas, o que aumenta o índice de satisfação.

4. Concierge eletrônico

Esse sistema estabelece maior interatividade entre você e seus clientes. É bastante adequado para hotéis, que possuem um grande fluxo de hóspedes e contam com visitas de muitos estrangeiros.

Adotando o concierge eletrônico é possível reduzir os investimentos com treinamento e contratação de colaboradores, especialmente em outros idiomas. Seu funcionamento também é simples.

O hóspede alemão, por exemplo, liga e escolhe o idioma que deseja e ouve as opções. Com isso pode obter o serviço que deseja sem passar pela situação de algum colaborador não conseguir se comunicar.

Entre as opções do concierge eletrônico estão o auxílio ao hóspede com informações sobre cardápio e horário de funcionamento do restaurante, atrações turísticas da cidade, regras de câmbio, dias e horários de eventos e muito mais.

5. Serviços multicanais

Se antigamente o foco do atendimento era por telefone ou pessoalmente, cada vez mais as empresas precisam se reinventar. Atualmente, é preciso oferecer outros canais, como e-mail, chat, aplicativos, mensagens etc.

É importante aproveitar esses multicanais e coletar informações sobre os clientes. Una todos os dados por meio de um software. Assim, você obtém um histórico do consumidor e pode oferecer um atendimento mais acertado e rápido.

6. Tecnologia wearable

Essa tecnologia ainda não é muito conhecida, mas é uma tendência interessante. Os wearables são dispositivos vestíveis, que permitirão à sua empresa oferecer um nível de serviço individual e específico.

Com os wearables você poderá reconhecer seus clientes finais e recompensá-los de acordo com suas características, como sexo, preferências de compras, idade etc. O resultado é que sua empresa terá a possibilidade de lidar com os dados para exercer um impacto mais positivo sobre o cliente.

Com essas 6 tendências de tecnologia de voz você obterá resultados melhores. Gostou de conhecê-las? Aproveite e siga a gente no Facebook, LinkedInTwitter, Google+,  e YouTube para ter acesso a mais conteúdos interessantes!

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