Confira 6 dicas para otimizar os seus canais de aquisição
Para uma empresa se manter financeiramente viável, ela precisa ter uma cartela sólida de clientes. Contudo, o mundo do comércio mudou muito. Antes, as companhia precisavam que os consumidores viessem à loja. Agora, ela precisa desenvolver canais de aquisição para atrair o interesse das pessoas.
Para que você entenda o que são os canais de aquisição e as dicas práticas para implementá-los em seu negócio, preparamos este artigo. Você ainda entenderá a importância da experiência do cliente e da jornada de compra nesse processo. Boa leitura.
O que são os canais de aquisição?
São todos os caminhos utilizados pela empresa para atrair novos clientes. Isso pode envolver estratégias tanto off como online: o importante é levar a mensagem da organização até o consumidor, de forma versátil e de modo a encontrá-los onde eles tiverem.
Nesse sentido, os canais de aquisição são instrumentos que a empresa utiliza para gerar novas oportunidades de relacionamento, promoção da marca e, consequentemente, um aumento das vendas feitas.
Afinal, para manter o negócio crescendo, é preciso aumentar as vendas de maneira constante — e o desafio é contínuo. Por isso prospectar clientes é essencial para que novos leads entrem no radar da empresa. A partir das práticas que mencionaremos agora, será possível construir um relacionamento de fidelização.
Como otimizar os canais de aquisição?
Você entendeu o conceito, então nada melhor do que agora conhecer as dicas práticas para colocá-lo efetivamente em prática.
1. Use os dados a favor da marca
Uma das estratégias para gerar insights é segmentar os dados, separando diferentes perfis de público, ao analisar dados como:
- o nível de engajamento com a empresa;
- a taxa de conversão;
- os produtos mais bem recebidos por um grupo de usuários;
- entre outros.
Nesse sentido, ferramentas como o Big Data e o Business Intelligence ajudam a empresa a estruturar campanhas alinhadas com os seus objetivos de negócio e focadas no perfil de cada segmento.
Para isso, o processo de análise de dados precisa de um trabalho completo que envolva a coleta, a integração, exploração e a governança das informações. Esse item deve receber muito cuidado, principalmente após a LGPD ter entrado em vigor, com todas as normas que gestores devem observar.
2. Automatize os processos
A aquisição de clientes e automatização de processos devem caminhar juntas para prover melhores resultados. Afinal, não dá para pensar em elevar as receitas, em pleno século XXI, sem investir nas tecnologias que se integrem aos processos e introduzam melhorias no ciclo de vida de cada cliente.
Nesse contexto, a automação garante a flexibilidade necessária aos processos e também um alto nível de customização dos processos. Ela tira trabalhos manuais e repetitivos de colaboradores talentosos e elimina o retrabalho oriundo de falhas humanas. Assim, eles podem se dedicar a tarefas mais estratégicas.
As jornadas dos consumidores de cada organização contam com diferentes níveis de complexidade, assim como características e objetivos próprios. Por isso, para obter análises e realizar projeções precisas, promovidas pelas ferramentas de automatização, é fundamental contar com as tecnologias certas.
Com a automatização dos processos, será possível otimizar o ciclo de vida do cliente, personalizar as mensagens de acordo com cada nível no funil de vendas, mapear os canais mais relevantes para o consumidor — e, consequentemente, maximizar as conversões.
3. Use técnicas de SEO
O Search Engine Optimization é um conjunto de técnicas que otimizam o site e proporcionam que ele apareça nas primeiras opções nas buscas do Google. Ele envolve fatores como marketing de conteúdo análise de palavras-chave para tornar o seu site mais amigável aos requisitos do mecanismo de busca.
Todo o trabalho gira na habilidade de fazer a sua página ser encontrada mais facilmente. Por isso, é importante contar com profissionais de marketing que dominem essas estratégias, que podem ser contratados de maneira freelancer, ou treinar o próprio time interno para fortalecer esse canal de aquisição.
4. Foque na experiência do usuário
Quando você entende profundamente os desejos dos clientes, é possível implementar otimizações em cada uma das suas etapas da jornada de compra. Isso melhora não apenas o processo de aquisição, mas também fortifica a relação entre organização e consumidor.
Para fornecer a melhor experiência possível, uma dica é investir no omnichannel: a estratégia que envolve não só disponibilizar diversos canais de contato, online e offline, como a integração desses pontos. Isso ajuda muita a converter novos clientes, já que o contato com ele será facilitado.
5. Invista em mídias sociais
Atualmente, é simplesmente impraticável adquirir clientes sem ter uma conta nas principais redes sociais, como Instagram, LinkedIn, Twitter, Facebook e até o TikTok, caso sua empresa mire um público mais jovem. Contudo, não basta apenas fazer uma conta: é preciso utilizá-las de acordo com os objetivos de negócio.
Para otimizar isso, comece a participar ativamente de grupos de discussão de assuntos relacionados ao seu ramo de atuação. Com o tempo, você poderá criar os seus próprios espaços de debate.
Além disso, utilize essas mídias para interagir diretamente com os clientes, promover enquetes e colher opiniões sobre os seus produtos. Desse modo, a empresa sinaliza que ela está interessada nas opiniões dos consumidores, aumentando as chances de conversão.
6. Desenvolva programas de bonificação por indicação
As indicações feitas por consumidores são uma ferramenta muito interessante para aproximar a sua empresa de uma nova clientela, já que é feita de um modo orgânico. No entanto, para obter uma recomendação, é construir uma base de clientes satisfeitos, mas também é preciso desenvolver incentivos.
Isso porque ninguém se torna promotor de uma marca sem ter uma boa relação com ela. Por isso, além de promover um excelente atendimento e bons produtos, é necessário desenvolver estratégias para bonificar as pessoas que indicam a sua empresa. Isso pode ser feito por meio de:
- descontos para as próximas compras;
- porcentagem de lucro no contrato fechado com um novo consumidor;
- um valor direto em dinheiro ou em cashback.
Com o uso de ferramentas como Google Analytics e outras ferramentas de análise de dados, será possível mensurar os dados de cada fonte e descobrir como cada um deles tem se saído em relação aos outros canais de aquisição. Além disso, concentrar esforços nas redes sociais que tenham a ver com a sua persona e o seu público-alvo é imprescindível para garantir conversões e fidelizações.
E aí, curtiu o artigo e quer conferir outros, em primeira mão? Então, nos siga nas redes sociais: estamos no Facebook, no, Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube.