De que forma as empresas estão utilizando inteligência artificial?
Tecnologia da Informação

De que forma as empresas estão utilizando inteligência artificial?

Escrito por Leucotron

Você já assistiu ao filme “O Homem Bicentenário”? A trama conta a história de um robô que serve a uma família, mas tem sentimentos. No final, o personagem interpretado por Robin Williams ganha o direito de ser considerado humano. Esse enredo é embasado na inteligência artificial, tecnologia que vem mudando o mundo à nossa volta.

Porém, a influência da IA na vida real é um pouco diferente do que é retratado na história cinematográfica. A ideia é haver uma interação maior entre seres humanos e máquinas, a qual pode ocorrer de diferentes formas, como por meio de botões ou reconhecimento de voz.

Considerando esse contexto, fica claro que essa tecnologia já está presente no dia a dia, especialmente no mundo corporativo. Porém, como isso acontece e o que definitivamente caracteriza a IA? É o que abordaremos neste artigo.

Então, que tal saber mais?

O conceito de inteligência artificial

Esse ramo da tecnologia consiste no estudo e desenvolvimento de dispositivos que simulem a capacidade humana de perceber, raciocinar, solucionar problemas e tomar decisões. Assim, o software realiza tarefas e serviços mais operacionais. Isso permite aos seres humanos terem uma atuação mais estratégica.

Atualmente, há vários empregos da IA na vida real. Alguns exemplos são: reconhecimento de voz, jogos, aplicativos de segurança para sistemas informacionais, dispositivos para identificação de escrita à mão e robôs auxiliares — como os bots, que fazem o atendimento automático a clientes de uma empresa.

No mundo corporativo, essa tecnologia alterou a maneira de fazer negócios em diversos segmentos do comércio, da indústria e do varejo. Por isso, segundo dados divulgados pelo site Market Wired, a expectativa é que 62% das empresas utilizem os seus recursos de alguma maneira já em 2018.

As vantagens da IA no mundo corporativo

Essa tecnologia já impacta a nossa rotina, mas deve trazer muitas outras alterações positivas para o ambiente empresarial. Algumas das mudanças podem ser vistas pelos carros autônomos, atendentes virtuais, robôs que fazem diagnósticos médicos e até drones que entregam produtos.

As transformações ainda devem ser mais significativas. Um levantamento da Tata Consultancy Services, divulgado pelo site Convergência Digital, destacou que 84% das empresas consideram a IA fundamental para a competitividade, sendo que 50% a consideram transformadora.

O estudo ainda mostrou que as empresas que mais investiram nessa tecnologia aumentaram a sua receita em 16%, em média, enquanto as que empregaram aproximadamente 5 vezes menos recursos tiveram um crescimento de 5%.

Mas quais são as vantagens realmente obtidas com a IA? Confira alguns benefícios, a seguir.

Aumento da produtividade

Essa tecnologia trará mudanças para o mercado de trabalho e tende a aumentar a produtividade de muitos cargos. Novas posições qualificadas devem ser criadas, com a consequente geração de oportunidades. A expectativa, segundo dados divulgados no Blog da LG, é economizar 6,2 bilhões de horas de atividades.

Redução da chance de erros nos processos

As atividades que apresentam maior índice de falhas humanas devem ser repassadas para a IA a fim de diminuir essas ocorrências. Esse é o caso de tirar pedidos de vendas, enviar solicitações de estoque, analisar materiais específicos, como vídeos e traduções etc.

Automação dos processos

Esse benefício é derivado do anterior, já que IA e automação são complementares. A ideia, aqui, é facilitar as atividades rotineiras e aprender os recursos preferidos pelos usuários para tornar a experiência mais agradável. Da mesma forma, os dados se tornam mais acessíveis para que as tomadas de decisão sejam acertadas.

Melhoria do relacionamento com o cliente

A IA permite às empresas solucionar problemas com agilidade e antecipar futuras compras. A experiência do cliente também é aprimorada, o que tende a aumentar as vendas. Além disso, é possível personalizar o atendimento com o intuito de fidelizar o consumidor.

Os exemplos de aplicações da inteligência artificial no mundo corporativo

As empresas já adotam a IA e devem aumentar o emprego dessa tecnologia nos próximos anos. Veja alguns exemplos, a seguir.

Uso de assistentes virtuais e chatbots

O atendimento aos usuários é amplamente melhorado com esses recursos, que conseguem interagir com os consumidores, aprender as suas preferências e antecipá-las conforme o comportamento adotado. Isso acontece porque os assistentes virtuais e chatbots são ligados ao banco de dados corporativo e, assim, podem transformar as informações de modo eficaz.

Entre as possibilidades contempladas, estão o reconhecimento de números de telefones, nomes e outros aspectos importantes para reproduzir o comportamento humano. Da mesma forma, armazena as informações essenciais, encaminha solicitações e soluciona os problemas mais simples.

Um exemplo prático de chatbot é o Poupinha, do Poupatempo, que agenda atendimentos em São Paulo e fornece orientações sobre os serviços. A eficiência é tão grande que mais de 50 mil mensagens de agradecimentos já foram recebidas, conforme dados repassados pela Algar Tech.

Outro exemplo é o LeucoBOT Hotel, aplicação de mensagem que facilita a troca de informações com o hóspede. Assim, o relacionamento é aproximado e também é possível desenvolver campanhas conforme a jornada do cliente para oferecer um atendimento humanizado.

Cruzamento de informações

Os sistemas empresariais podem coletar mais informações pela IA a respeito dos clientes e esses dados podem ser dispostos de maneira organizada. O acesso facilitado agiliza, simplifica e traz eficiência ao atendimento, bem como permite que o consumidor verifique os dados que deseja no momento em que precisa.

Essas informações ainda ajudam a criar um padrão de comportamento dos clientes pela definição de perfis e cruzamento de dados entre aqueles com características semelhantes. Uma aplicação bastante simples dessa questão são os “itens sugeridos” dos e-commerces.

Aproveitamento aprimorado dos dados gerados

O armazenamento e processamento de informações junto à IA facilitou o aproveitamento de dados gerados, que auxiliam a obter insights sobre os clientes. Esse aspecto se reflete diretamente no atendimento pela redução do tempo e eliminação da necessidade de repassar dados cada vez que for atendido.

Da mesma maneira, é possível fazer análises mais eficazes, que transformam os dados em informações. Assim, é possível fazer uma avaliação clara dos processos para tomar decisões exatas e a partir de um conhecimento amplo.

O Bradesco é uma das empresas que já adota esse procedimento. As aplicações utilizadas analisam as experiências diárias e reúnem os dados para tratá-los e fornecer índices, tabelas e gráficos que ajudam a tomar decisões.

Criação de perfil dos clientes

Essa característica resulta em um atendimento personalizado e ágil, já que a relação com o cliente se torna mais próxima e embasada no perfil do consumidor. A IA permite organizar e gerar os dados para aprender sobre o comportamento dos compradores. Entre eles, estão melhor horário e meio para contato, produtos e serviços mais consumidos e por aí vai.

Resumindo: a inteligência artificial traz diversos benefícios para empresas de quaisquer segmentos. Ela é fundamental para a vantagem competitiva e garante melhores resultados para a companhia, principalmente no que é relativo à experiência do cliente.

E você, já usa algum recurso da IA na sua empresa? Para se aprofundar no assunto, leia sobre a transformação digital no mercado financeiro e entenda melhor as mudanças.

Powered by Rock Convert

Deixar comentário.

Share This
LIGAR ONLINE