O que é API e por que elas são tão importantes?
Existem inúmeras razões pelas quais as empresas estão acelerando seus processos digitais. Uma das principais é que os clientes agora estão acostumados a novos padrões de experiência com as marcas.
Como resultado, as empresas precisam adotar uma cultura pronta para o digital e escalar os negócios para desenvolver suas próprias experiências conectadas. Isso, por sua vez, exige capacidade de integrar sistemas e unificar dados. Como é possível? Por meio das APIs!
Neste artigo, nós explicamos como elas funcionam e quais são os principais exemplos de API para você saber como aplicar ao seu negócio. Acompanhe.
O que é uma API?
API significa Application Programming Interface. Elas são intermediários de softwares que permitem que dois aplicativos se comuniquem.
Uma API define funcionalidades que são independentes de suas respectivas implementações. Isso permite que essas implementações e definições variem sem comprometer umas às outras. Portanto, uma boa API facilita o desenvolvimento de um programa fornecendo os blocos de construção.
Quando os desenvolvedores criam código, eles geralmente não começam do zero graças à reutilização das APIs. Elas permitem que os desenvolvedores tornem processos repetitivos, porém complexos, altamente reutilizáveis com um pouco de código. Por meio do uso da API, os desenvolvedores podem reduzir processos repetitivos, porém complexos, e acelerar drasticamente seus processos de desenvolvimento de aplicativos.
Há uma lacuna cada vez maior entre o que os líderes de negócios estão pedindo às equipes de TI para entregar e o que realmente pode ser realizado. Chamamos essa divisão de lacuna de entrega de TI. Por meio da reutilização de API, os desenvolvedores estão equipados para dimensionar a entrega para fechar essa lacuna de entrega de TI e atender às necessidades dos negócios.
Graças à reutilização da API, os desenvolvedores não precisam reinventar a roda escrevendo código do zero toda vez que produzem um novo programa ou projeto.
Por que elas são tão importantes para os negócios modernos?
À medida que as empresas dependem cada vez mais de serviços baseados em software para gerar receita, a criação e gerenciamento de APIs se tornou uma parte importante da estratégia de negócios.
Um ecossistema de API rico e diversificado permite que uma empresa acesse, processe e forneça dados e obtenha receita dessas atividades diretamente por meio de vendas ou indiretamente por meio de melhor eficiência; isso é chamado de economia da API. As APIs podem ser criadas, atualizadas e usadas mais rapidamente do que produtos físicos.
Uma vez que as organizações tenham acesso a dados e funcionalidades por meio de APIs, elas as capacitam a fazer movimentos mais inteligentes, melhorar a satisfação do cliente, impulsionar a inovação e reconhecer novas áreas de negócios. Além disso, as organizações que implementam e aproveitam as APIs podem esperar obter os seguintes benefícios.
Desenvolvimento acelerado
As APIs simplificam conexões complexas, tornando mais fácil para os desenvolvedores responder rapidamente às necessidades em constante mudança e, finalmente, acelerando o ciclo de desenvolvimento.
Reutilização
Você pode reutilizar designs de API como blocos de construção, escalabilidade de suporte e também acelerar o procedimento de desenvolvimento.
Automação
As APIs permitem a automação simplificando a comunicação entre aplicativos e serviços, eliminando a necessidade de procedimentos manuais, faxes, chamadas telefônicas e integrações ponto a ponto.
Inovação
A integração personalizada entre vários aplicativos pode ser cara e demorada para formar e manter. O menor custo e a facilidade das APIs estimulam a experimentação e a inovação.
Colaboração
Em muitos casos, os aplicativos internos exigem conexão com aplicativos ou sistemas externos. As APIs permitem a colaboração com terceiros servindo como uma interface fácil entre aplicativos dentro e fora da rede, que não foi inicialmente projetada para se comunicar, suportando parcerias que de outra forma não seriam imagináveis.
Quais são os principais exemplos de API?
Existem várias maneiras pelas quais as APIs podem ser usadas. Uma delas é onde elas são incorporadas em sistemas operacionais, como uma API fornecida pelo sistema operacional em um dispositivo móvel que permite que você utilize a câmera do dispositivo em seu aplicativo ou site.
Ou, quando incorporado no próprio aplicativo, um exemplo seria quando você deseja utilizar uma API reforçada que fornece recursos do tipo Excel, bem como seus recursos associados, independentemente do sistema operacional em que você está. Mas, vamos explicar isso melhor por meio de exemplos.
Bancos de dados
As APIs de banco de dados oferecem aos usuários de aplicativos a capacidade de solicitar informações de vários bancos de dados diferentes simultaneamente usando consultas unificadas. Esses bancos de dados podem conter qualquer tipo de informação que um usuário esteja procurando.
Quando um usuário solicita o endpoint da API ou a URL do protocolo de transferência de hipertexto (HTTP), uma API do navegador envia uma mensagem para um servidor de banco de dados. O servidor, por sua vez, envia uma mensagem à API do banco de dados para buscar as informações solicitadas. A API do banco de dados converte os dados em uma resposta HTTP e os envia de volta para serem exibidos no navegador.
Sistemas operacionais
Todo sistema operacional precisa de sua própria coleção de APIs. As APIs criadas para sistemas operacionais estabelecem como os aplicativos nesse sistema operacional usarão recursos e oferecerão serviços.
Os aplicativos da Web se comunicarão com os sistemas operacionais (SO) para acessar recursos e executar nesse SO. Por exemplo, digamos que você queira adicionar uma nova foto do seu iPhone à sua conta do Facebook. Uma API para o Facebook conversa com a API do iOS em seu telefone para adicionar uma nova imagem à sua conta. Sua API do iOS informa que o Facebook está solicitando acesso às suas fotos salvas e solicita que você as verifique.
Uma empresa normalmente cria um kit de desenvolvimento de software (SDK) com um grupo de ferramentas de desenvolvimento e APIs usadas em seu sistema operacional. Os desenvolvedores podem baixar esses SDKs para criar aplicativos compatíveis com um sistema operacional específico.
APIs remotas
As APIs remotas usam recursos localizados fora do dispositivo que faz uma chamada. Qualquer API que manipule informações ou ativos em um servidor externo é uma API remota. Isso significa que todas as APIs da Web são remotas, mas nem todas as APIs remotas são necessariamente da Web.
Por exemplo, uma rede local (LAN) conecta vários computadores em uma área geral (como um escritório). Muitas vezes, um computador serve como servidor central para o resto. Algumas LANs usam switches de rede (dispositivos que permitem que os computadores se conectem offline).
Digamos que você seja um gerente em um escritório que usa uma LAN offline. Você precisa verificar quantos dias pessoais um funcionário levou este ano. Para encontrar as informações, você usaria uma API para acessar um banco de dados de funcionários localizado no servidor/computador central na rede.
APIs da Web
As APIs da Web permitem que clientes (como aplicativos e mecanismos de pesquisa) se comuniquem com servidores remotos por meio de consultas formatadas (solicitações estruturadas usando uma linguagem de programação como HTTP).
Digamos que você esteja usando um aplicativo de investimentos em seu telefone para comprar ações. Mesmo que o aplicativo seja salvo em seu telefone, todas as operações acontecem em um servidor externo. Quando você toca na opção de comprar uma ação, o programa de investimento envia uma chamada para a API do servidor, informando que você deseja comprar ações.
Em geral, as APIs oferecem às empresas a oportunidade de escalar, fomentar a inovação e atingir um público mais amplo. E como você pôde perceber pelos exemplos de API, elas estão se tornando um facilitador fundamental no relacionamento entre empresa e clientes.
Gostou deste artigo? Compartilhe-o nas suas redes sociais e amplie o debate sobre a importância das APIs para os negócios modernos.