experiências híbridas

6 exemplos práticos de experiências híbridas no marketing digital

A criação de experiências híbridas é uma tendência que veio para ficar, pois permite que as empresas ofereçam aos seus clientes um mix de produtos e serviços online e offline. Isso garante que os consumidores tenham acesso às informações e aos produtos e serviços de que precisam, sempre e quando estiverem conectados à internet. 

Além disso, as experiências híbridas também permitem que as empresas interajam com o público em tempo real, o que é essencial para construir relacionamentos duradouros com os clientes.

Por esse motivo escolhemos o tema para este novo artigo. Nele, você vai conferir os principais detalhes das experiências híbridas no marketing digital e alguns exemplos de como eles estão sendo postos em prática, impulsionados com as novas ferramentas e recursos tecnológicos que aparecem diariamente no mercado. Vamos lá?

O que são experiências híbridas e como se caracterizam no marketing digital das empresas? 

Experiências híbridas são experiências que combinam o mundo físico com o digital para criar uma interação de sucesso entre sua marca e seu cliente. Esses tipos de experiência conseguem ser multidimensionais, são mais envolventes do que as ações de marcas convencionais, além de mais memoráveis. 

Os clientes impactados por esse modelo de abordagem publicitária podem sentir que estão sendo atendidos individualmente por ter um contato pessoal — mesmo que ele esteja dentro do ambiente online. 

Um exemplo é quando você se inscreve em uma newsletter e automaticamente passa a receber e-mails personalizados, contendo ofertas conforme as suas preferências cadastradas no site da empresa – mesmo sem precisar esperar pelos anúncios na plataforma onde esteja navegando para saber das novidades que mais têm a ver com o seu perfil de consumidor.

Assim também acontece quando um e-commerce fornece informações sobre descontos exclusivos apenas via WhatsApp (entre outros meios existentes hoje). Essas atitudes buscam com a interatividade fugir do lugar-comum da publicidade tradicional. 

Como a experiência híbrida se combina no marketing digital para permitir um atendimento personalizado? 

Para criar uma interação de sucesso entre o físico e o virtual, é preciso que as empresas conheçam bem os clientes por trás desses perfis digitais. E isso pode ser feito independentemente de forma mais natural do que imagina: basta conversar com ele — com as ferramentas certas é possível ter contato direto com os consumidores para saber qual tipo de produto e serviços eles gostariam de ver nas redes sociais da marca, ou quais são suas expectativas quanto às ofertas promovidas etc.

As respostas podem estar na pontinha dos lápis (digamos assim). Desde já destacamos alguns exemplos práticos e estão bem próximos à realidade brasileira sobre esse tema, tenha uma boa leitura!

Confira os 5 exemplos práticos de experiências híbridas no marketing digital

Se bem aplicado, as experiências híbridas permitem que os seus clientes possam ter mais autonomia no momento da compra e ainda serem lembrados individualmente, sem incômodos. Com promoções exclusivas e gamificação do perfil de consumo com pontuações relacionadas a gastos, prêmios e descontos pelo cumprimento de objetivos, por exemplo. 

Para as marcas também existem vários pontos positivos na utilização desse modelo: elas conseguem precisar melhor o perfil dos consumidores, e ainda pode obter dados valiosíssimos sobre suas preferências e usufruir desta informação para direcionamento das próximas ações, deixando o investimento na área muito mais efetivo e vantajoso para seu negócio. 

Sabendo dessa importância, abaixo você conhece os 6 principais exemplos de como as experiências híbridas no marketing digital estão sendo aplicadas.l

1. Compras de maneira híbrida

Vários varejistas estão ampliando suas ofertas de compra híbrida para que os clientes possam comprar online e retirar na loja física ou vice-versa. Isso tornou a experiência do consumidor mais interessante, pois ele já consegue ver em tempo real se aquela peça específica está disponível no ponto de venda antes mesmo da compra.

2. IA em espaços físicos

Um exemplo claro é quando o cliente busca por um determinado produto em uma loja física e, automaticamente, através de seu celular – com a tecnologia iBeacon, que recebe ofertas personalizadas daquilo que esteja procurando.

Ou também pode ser em restaurantes e bares onde você consegue pedir pelo WhatsApp mesmo estando no local. Com isso, sua experiência naquele espaço tornou-se mais intuitiva do que já era antes.

3. Eventos corporativos híbridos

Alguns eventos corporativos estão tendendo a ser híbridos também, em que os convidados vivenciam o mesmo conteúdo através de um ambiente físico e online. Isso facilita bastante para aqueles que não podem comparecer presencialmente, mas querem assistir à palestra, conferência etc.

4. Experiências mais imersivas

Buscando experiências mais personalizadas em eventos especiais, as experiências híbridas foram uma ótima solução para mais imersividade durante festivais musicais — devido à pandemia. Permitiu que as marcas ampliassem sua presença nas redes sociais por meio dessas tecnologias. 

Com isso, foi possível aos anunciantes oferecerem conteúdos exclusivos para todos os visitantes do site ou blog cujos dados já tinham sido previamente inseridos na plataforma utilizada pelo festival (por exemplo, o Spotify foi uma das empresas que usaram muito desse sistema, além de alguns festivais de música nacional). 

Assim, também acontece quando promovemos algumas promoções via WhatsApp Business dentro dos grupos existentes na aplicação, sendo essencial, atualmente, ter a ferramenta instalada em nosso negócio.

5. Vendas por meio das redes sociais como Facebook e Instagram Shopping

A plataforma Instagram é uma ótima ferramenta para você implementar as técnicas de marketing digital híbrida nas suas campanhas publicitárias! A rede social cresce constantemente trazendo novas funcionalidades atrativas, como os Stories ou o Reels. Também contribuiu significativamente para melhorias nos negócios de muitos usuários, permitindo que qualquer um consiga divulgar produtos e serviços sem precisar ter um site próprio.

A depender do modelo e tamanho do negócio, utilizar a sua rede como uma vitrine pode ser uma boa estratégia para estar próximo do seu público sem precisar de altíssimos investimentos em publicidade.

6. Aplicativos de geolocalização 

Com a tecnologia do GPS, muitas empresas já conseguem enviar ofertas exclusivas para o cliente quando ele estiver próximo à loja física da marca. Assim também é possível saber onde os consumidores habitam e mandar uma notificação relativa àquele local. É importante entender que para que isso aconteça sem problemas, deve toda a aplicação seguir as regras adotadas sobre o respeito à privacidade do seu consumidor.

Dessa forma, como vimos no decorrer do texto, o mundo digital e físico estão cada vez mais próximos e até mesmo chega a se cruzar em algumas oportunidades. Os processos pelos quais as experiências híbridas são formuladas se aproveitam dessa características. Estar mais próximo do seu cliente, ajudá-lo a entender o que precisa naquele momento (e da maneira mais fácil e simples para ele) é uma tendência que está evoluindo muito no mundo inteiro. Então, é bom ter bastante atenção e saber que esse pode seu o diferencial que a sua empresa tanto busca.

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