investimento agrícola

7 investimentos agrícolas necessários para melhorar a produtividade

Fazer um investimento agrícola nem sempre é simples, mas quando bem planejado, isso garante o retorno que impulsiona o negócio, permitindo seu crescimento. Maquinário e técnicas de plantio e criação de animais podem ser um dos pontos mais fortes quando o assunto é operação, mas ao pensar em estratégia, vale a pena contar com tecnologias para conquistar uma produtividade de alto desempenho.

Se você pretende manter a qualidade do negócio e encontrar soluções para gerenciar uma crise ou planejar bases sólidas, então precisa conferir nossas dicas. Apresentamos 7 opções de investimentos que são tendência na área e potencializam os resultados de empresas agrícolas. Descubra quais fazem mais sentido para o momento da sua empresa e garanta o suporte para a produção em alta escala.

1. Entenda como a IoT — Internet das Coisas — pode otimizar processos

O que parecia um futurismo da ficção em poucos anos se transformou em realidade. Hoje, com a IoT, também conhecida como a Internet das Coisas, as máquinas já podem se conectar à internet, ser programadas para aprender com os processos nos quais estão inseridas e ainda se comunicar entre elas, aumentando a velocidade na identificação de situações-chave e tomadas de decisão.

Tudo isso também já é realidade nos negócios agrícolas, permitindo a otimização do cultivo de plantas e da criação de animais. Quem trabalha diretamente com a terra sabe que é importante realizar compras constantes para várias situações. Algumas recorrentes, como sementes ou adubos, e outras bem específicas, como alguma substância para correção de solo.

Com a IoT, é possível programar máquinas para identificar a situação da cultura, controlar estoque e sugerir compras — ou até mesmo comprar — produtos necessários para a manutenção da plantação.

2. Implemente o GPS agrícola para ter um controle da sua propriedade

O GPS agrícola, sigla que em português significa Posicionamento Global por Satélite, é uma das ferramentas que pode ser fundamental para conectar suas atividades do campo com a Internet das Coisas. O aparelho pode rastrear seu maquinário e ajudar com a coleta de dados confiáveis.

Ao monitorar as rotas das máquinas, você tem informações precisas sobre a lavoura e a logística, e tem insights relevantes para aumentar a produtividade do seu negócio. É possível otimizar o sistema de georreferenciamento e acompanhá-lo sem precisar estar lado a lado no serviço executado.

Assim, surge a possibilidade de escalar o trabalho, contando com o serviço de terceiros e um acompanhamento minucioso em tempo real.

3. Tenha um posicionamento sustentável que favoreça sua produção

A sustentabilidade é uma pauta social mundial que alcança os mais diferentes segmentos do mercado. Na área do agribusiness, esse é um ponto muito importante e que pode impactar diretamente na produtividade. Se levarmos em conta que o direcionamento é cada vez mais voltado para práticas que não agridem ou minimizam o impacto da produção, é importante conferir as atualizações na área.

Afinal, além de melhorar a qualidade dos alimentos e aumentar a valorização dos produtos com um posicionamento sustentável, algumas normas e regulações podem impactar nas produções de quem não se atualiza com relação a essa questão. Lembre-se de medir a produtividade e se certificar dos ganhos com as novas práticas.

4. Pense na gestão como um investimento agrícola de alto impacto

Para trabalhar com mudanças em favor da produtividade, é fundamental que a gestão do negócio esteja direcionada para esse mesmo norte. Então, sistemas que centralizam as informações, uma comunicação eficiente, dados confiáveis e ferramentas de produtividade são alguns quesitos que fazem parte da rotina de quem gerencia o agronegócio.

Para isso, é importante:

  • montar um plano de gestão focada na alta produtividade;
  • observar quais pontos podem promover a melhoria da performance;
  • convidar a equipe a colaborar com pesquisas e ideias;
  • estabelecer metas realistas com prazos estipulados para o aumento da produtividade;
  • estudar o mercado e cases de sucesso;
  • acompanhar atualizações na área de gestão e melhoria de produtividade.

5. Atualize seu time com treinamentos adequados para as inovações

Existe um fato muito importante no desenvolvimento de planos para aumentar o desempenho: muitas vezes, os gestores conseguem encontrar a melhor estratégia e investem nas tecnologias necessárias, mas não repassam as novidades para os trabalhadores. Se você elenca uma série de práticas que vão enriquecer a performance do seu negócio, então quem trabalha junto deve saber.

Além de informar para os funcionários sobre as novidades, por exemplo, o uso de GPSs agrícolas no maquinário, também é fundamental ter um olhar para a capacitação dos operadores. Realize treinamentos práticos e crie planilhas sobre o que muda, explicando como cada um pode ajudar na implementação daquele investimento agrícola, melhorando a produtividade da equipe.

6. Implemente a agricultura de precisão como investimento agrícola

O grande volume de dados é uma questão fundamental que impacta na produtividade dos mais diversos negócios. A agricultura de precisão é um investimento agrícola que mostra como a tecnologia pode melhorar a produtividade. Ela consiste na coleta de informações relevantes como:

  • o mapeamento da produtividade da lavoura;
  • a análise do solo e indicação de regiões que precisam de correção;
  • a indicação do surgimento de pragas.

Dessa forma, é possível fazer intervenções pontuais e localizadas, minimizando o tempo empregado de trabalho, reduzindo o custo com insumos e aumentando a qualidade das lavouras.

7. Alinhe todos os processos unificando a comunicação do negócio

Um ponto fundamental quando o assunto é produtividade é o monitoramento de todas as ações. Por mais que existam histórias de sucesso, não significa que a estratégia que funciona para um será exatamente a mesma para o seu negócio. Então, é preciso haver uma costura — e é o papel do gestor fazer essa costura, alinhando as atividades e otimizando a comunicação no agronegócio.

Como você deve ter percebido, fazer um investimento agrícola para melhorar a produtividade pode ser simples, porém que requer uma visão abrangente do negócio e a abertura para contar com tecnologias que vão melhorar o desempenho e oferecer um retorno muito maior, permitindo a escalabilidade da sua produção. Por isso, é fundamental acompanhar tendências e inovações, descobrindo quais soluções se encaixam com seu negócio.

Se você gostou deste texto e quer ter mais dicas e novidades que melhoram a produtividade no agronegócio, siga nossa página no LinkedIn.

Quer saber mais sobre atendimento ao cliente e interações digitais?

Receba os melhores conteúdos produzidos para você gratuitamente.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.