imagem corporativa

Confira 7 práticas para cuidar melhor da imagem corporativa

Com o mundo empresarial cada vez mais competitivo, é essencial apostar nas diversas estratégias para se diferenciar no mercado. Uma delas é a melhoria da imagem corporativa, método de rebranding que vem ganhando cada vez mais espaço, principalmente depois da mudança de nome que a empresa Facebook sofreu, por exemplo.

Neste post, você descobrirá o que é imagem corporativa e conhecerá 7 práticas que ajudarão a melhorar a percepção da sua empresa no mercado. Acompanhe.

O que representa a imagem corporativa?

A imagem corporativa está relacionada com a maneira com que os consumidores percebem a sua marca. Esses clientes podem ser tanto externos quanto internos, afinal, os funcionários também consomem os produtos da empresa e têm uma percepção de sua imagem no mercado.

A mudança de imagem de uma marca está atrelada ao rebranding, que nada mais é que o ato de ressignificar a percepção de um produto ou empresa. Essas alterações podem ocorrer no nome, na logomarca, nas cores, na identidade visual, entre outros.

Um exemplo de rebranding aconteceu recentemente quando Mark Zuckerberg anunciou a alteração de sua empresa de Facebook para Meta. A mudança faz parte do projeto de posicionamento da marca dentro do universo da realidade virtual online.

E se até o bilionário, dono das maiores redes sociais existentes, apostou na mudança de imagem corporativa, por que você não vem conhecer mais dessa estratégia?

7 práticas para melhorar a imagem corporativa

Agora que você sabe a importância que a imagem empresarial tem, é hora de conhecer algumas práticas que você pode aplicar em sua empresa a fim de melhorar a percepção que seus consumidores têm dela. Veja.

1. Monitore de perto o que dizem sobre a sua empresa 

Esse é o primeiro passo para melhorar a imagem da sua empresa. Faça pesquisas de satisfação com seus funcionários e com os consumidores para saber como eles percebem a sua marca, o que acreditam que possa melhorar, quais são suas críticas e elogios.

Essas informações vão embasar a estratégia de mudança de imagem, fazendo com que ela chegue o mais perto possível de agradar seu público-alvo.

2. Melhore a cultura organizacional 

A cultura organizacional tem a ver com o comportamento e a mentalidade da empresa. São todas as práticas, hábitos e princípios que guiam a organização.

Diante disso, se a sua empresa precisa de uma transformação de imagem, um bom começo é melhorar a cultura organizacional. Afinal, já que ela está ligada diretamente aos valores percebidos pelos funcionários e clientes, pode ser que um dos problemas de imagem esteja nela.

3. Pense no seu público-alvo

A imagem da empresa deve estar voltada para o seu público-alvo, afinal, é esse grupo que você quer atingir. Ela deve conversar com as ideias que seus clientes se identificam.

Um exemplo disso seria uma marca que tem como público-alvo pessoas que são mais ligadas ao meio ambiente, que se preocupam com a preservação ambiental.

Nesse caso, ela deverá reforçar sua imagem perante a natureza, procurando focar em atividades que remetam à preservação ambiental. Para isso, associe as suas cores ao verde, marrom e azul, que são tons que lembram essa preocupação com o meio ambiente.

4. Mantenha um bom relacionamento e contato frequente com os clientes 

Sabemos que um bom atendimento é essencial para qualquer cliente se fidelizar com a marca e sempre voltar a fazer negócios com ela. Por isso, é primordial manter um bom relacionamento com os consumidores do seu produto e fazer um contato frequente com eles, trabalhando o pós-venda.

Esta prática está relacionada com a anterior porque quem conhece bem o seu público-alvo consegue se comunicar melhor com ele e assim criar vínculos, gerando valor para a experiência dele com a marca.

5. Construa uma boa presença digital 

O mundo evoluiu, e com os negócios não foi diferente. Hoje em dia, quem quer ser visto deve estar no meio digital. Por meio de estratégias de imagem, você pode escolher cores e estilos de letras para as postagens que serão a sua marca. Assim, sempre que alguém ver aquela determinada cor, lembrará da sua empresa.

O mundo digital também fornece excelentes estatísticas para analisar o público que você atrai, mostrando se seu perfil é seguido mais por homens ou mulheres, por pessoas do nordeste ou sudeste, entre outros.

Diante disso, é possível perceber que a presença na internet traz benefícios não só para a imagem da empresa perante o público, como também para a análise métrica de seu perfil de consumidores. Essas estatísticas contribuirão para a melhoria de estratégias de vendas, por exemplo.

6. Crie conteúdos relevantes 

Relacionado com a prática sobre a presença digital, temos a importância da criação de conteúdos relevantes. Não adianta sua empresa ter uma excelente estratégia de imagem baseada em gatilhos mentais de cores e fontes das letras, se o conteúdo produzido não for relevante.

Posts informativos, esclarecedores, que agreguem valor ao cliente são essenciais para a imagem da sua empresa. Dessa forma, o consumidor verá que você é autoridade no assunto que posta e aumentará a confiança na marca.

Esse comportamento fará com que quando ele tenha um problema relacionado à solução que sua empresa vende, lembrará primeiro de você. Isso acontece porque sua imagem ficou forte por meio dos conteúdos relevantes que criou.

7. Revise as estratégias de tempos em tempos

É importante lembrar que não é porque uma estratégia de melhoria de imagem funcionou uma vez que funcionará sempre. Assim como o mundo se transforma, os consumidores também passam por mudanças e a empresa tem que se adaptar.

Por isso, é essencial rever as estratégias de tempos em tempos, de modo a adequar a imagem corporativa ao momento que os clientes estão vivendo.

A tecnologia e a imagem corporativa

No mundo digital em que vivemos, é essencial que a melhoria da imagem corporativa aconteça visando a internet.

Como ressaltamos ao longo do artigo, a presença digital é importante porque o mundo virtual se tornou o principal meio de pesquisa dos consumidores quando querem encontrar algum produto ou serviço.

A tecnologia, por aproximar as pessoas apesar da distância geográfica, também auxilia nas pesquisas de satisfação em relação à empresa, possibilitando que consumidores de todo o mundo deem sua percepção sobre a marca.

Logo, com base nos dados colhidos, também será por meio da tecnologia que a empresa fará a análise dessas informações a fim de reposicionar sua imagem no mercado.

Diante do que expomos, é importante ressaltar que mudar a imagem corporativa requer estratégia, estudo, planejamento e inteligência de mercado. Isso porque o consumidor já está acostumado àquela imagem. Então, planeje bem o rebranding da marca a fim de acrescentar mais valor a ela.

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