industria 4.0 no agronegócio

Indústria 4.0 no agronegócio: conheça os impactos e as tecnologias

O conceito da indústria 4.0 surgiu na Alemanha e foi ganhando espaço nos outros países com o avanço da tecnologia. As inovações hoje fazem parte de praticamente todos os processos industriais e os seus recursos potencializam as operações das empresas. Assim, o conceito propicia a criação de novos modelos de negócios mais competitivos e eficientes.

Neste post, vamos explicar como está a implementação da indústria 4.0 no agronegócio no Brasil e apresentando alguns dados atuais. Além disso, mostraremos alguns dos impactos desse setor nos negócios do campo e falaremos sobre os tipos de tecnologias que estão sendo utilizadas nesse setor.

Gostaria de saber mais sobre a influência da indústria 4.0 no agronegócio no Brasil? Acompanhe a leitura.

Como está a implementação da indústria 4.0 no agronegócio no Brasil?

A indústria 4.0 no agronegócio no Brasil está sendo implementada para atender às necessidades dos empreendedores desse ramo. Muitas fazendas já utilizam drones, biotecnologia, tratores autônomos e estão alterando as suas estruturas. Na atualidade, há uma conectividade entre as máquinas, os seus operadores e a natureza. Os veículos não operam em áreas de risco, por exemplo.

Quais são os principais tipos de tecnologias aplicadas no agronegócio?

Existem diversos tipos de tecnologias que estão sendo utilizadas nesse setor. Algumas delas captam e interpretam dados que se comunicam entre si para aprimorar a tomada de decisão dos líderes. Isso se tornou possível com o surgimento de vários recursos, como a Internet das Coisas, Cloud Computing, Inteligência Artificial, entre outras. Veja a seguir outras inovações relevantes.

Telefonia 4.0

A telefonia 4.0 está relacionada à tecnologia Voice Over Internet Protocol (VoIP), que converte a voz e a transmite por meio da internet. Ela faz parte das ligações realizadas pelo WhatsApp ou Skype, por exemplo. No entanto, essa inovação foi utilizada para migrar o PABX do sistema analógico para o PABX Cloud e oferece diversos recursos para atendimento virtual.

Serviços em nuvem

Os serviços em nuvem estão disponíveis para auxiliar na gestão do agronegócio. No ambiente virtual, as informações são capturadas e armazenadas para que fiquem disponíveis aos gestores. Os dados podem ser acessados sempre que for necessário, em qualquer lugar e não importa qual seja o horário. Desse modo, pode-se integrar departamentos, antecipar demandas, corrigir falhas e muito mais.

Gerenciamento de atendimento

O sistema de comunicação do agronegócio foi migrado para o ambiente virtual. Com ele, os empreendedores realizam atendimentos virtuais, acessam a caixa postal e suas gravações, usam o siga-me e personalizam outros recursos. Com Cloud Computing, é possível fazer o gerenciamento de atendimento armazenar os dados em nuvem e se comunicar entre ramais sem custos adicionais.

Quais são os impactos da indústria 4.0 no agronegócio?

O agronegócio sofreu vários impactos da indústria 4.0, pois ela otimizou os procedimentos operacionais no meio rural. Além do mais, o fenômeno ajudou os empreendedores a controlar melhor os processos, diminuir os desperdícios, compor e aprimorar as etapas da cadeia produtiva. Consequentemente, os negócios ganharam competitividade e aumentaram a lucratividade.

Percebeu os impactos das tecnologias e da indústria 4.0 no agronegócio? Os seus resultados são a identificação de novas formas para elevar a produtividade e eliminar custos por meio do mapeamento dos processos, monitoramento das atividades e comunicação. As máquinas, que antes eram guiadas por GPS, agora contam com o auxílio de drones para fazer manobras precisas.

Gostou deste conteúdo? Então siga em frente e entenda por que é fundamental investir em tecnologia na empresa.

Quer saber mais sobre atendimento ao cliente e interações digitais?

Receba os melhores conteúdos produzidos para você gratuitamente.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.