Marketing de comunidade: como aplicar na sua empresa?
O marketing de comunidade é uma tentativa, por parte da empresa, de se relacionar com seus clientes. Isso acontece por meio do monitoramento das demandas dos consumidores e das impressões que eles têm sobre a marca.
O marketing de comunidade é uma das estratégias mais certeiras para as empresas que querem entregar um produto ou serviço. Os empresários estão cada vez mais atentos a isso, pois ficou evidente, ao longo do tempo, que as pessoas querem dar um passo adiante na relação com as marcas.
Neste post, você entenderá mais sobre as aplicações e o processo de construção do marketing de comunidade. Acompanhe.
Como aplicar o marketing de comunidade?
Diante do que explicamos anteriormente, é preciso que a empresa consiga aplicar essa estratégia de forma inteligente e atrativa. Confira os passos a seguir.
Alinhar os membros da comunidade
É essencial compreender o propósito da empresa ao criar uma comunidade de marketing, pois só assim é possível filtrar o tipo de cliente que a marca deseja inserir em seu escopo. Em seguida, é preciso identificar as necessidades e as motivações dessas pessoas que você deseja atrair para, então, construir o espaço que elas desejam.
Pergunte-se sempre sobre o que os clientes procuram naquele espaço de interação, quais são os pontos positivos e negativos que eles observam, e qual é a motivação para eles permanecerem ali.
Estabelecer o posicionamento de marca
Mais do que manter o cliente certo, é preciso alinhar os objetivos da empresa aos resultados esperados dentro da comunidade. Só assim você conseguirá deixar claro o propósito e a manutenção do grupo.
O ideal é ter as quatro informações essenciais para o funcionamento da comunidade: missão, valores, voz e benefícios. A partir do momento em que esses pilares estiverem bem posicionados, a estratégia passará a ter um resultado positivo.
Agregar valor na criação das relações
A comunidade agrupa os seus maiores e melhores clientes — aqueles que vão sair do grupo e dar um feedback positivo nas redes sociais. Você deve fazer com que essas pessoas se sintam especiais, agregando valor a elas. Sendo assim, conceda privilégios, oportunidades, descontos, teste de produto ou serviço grátis, entre outros.
Use essas pessoas em redes sociais específicas e dê regalias a elas, pois o senso de pertencimento e exclusividade fará muita diferença no pós-vendas e no engajamento da marca.
Tudo isso é possível graças ao alinhamento da equipe de trabalho e da percepção dos objetivos que a empresa tem, bem como o tipo de cliente que ela busca atrair e manter em sua carteira. O processo da comunidade de marketing é colaborativo e precisa levar em conta fatores internos e externos, para que possa integrá-los de forma consistente.
Viu como é importante manter uma linha estratégica sobre um grupo específico que adquire o seu produto ou serviço? Em função da aproximação com o público, o marketing de comunidade se torna uma importante estratégia para o crescimento da empresa.
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