Revolução tecnológica: qual a importância e os impactos?
A revolução tecnológica, também conhecida como industrial, teve o seu primeiro marco em 1760, no século XVIII. As mudanças fazem parte da evolução humana e, nesse cenário, as inovações ganham destaque por possibilitarem a criação de melhor condição de vida.
Claro que isso só é possível quando a tecnológica é usada de maneira inteligente, considerando o longo prazo. E este é o principal desafio das organizações: como criar e aplicar soluções de inovação que impactem positivamente a vida das pessoas e do ambiente?
O objetivo é desenvolver uma empresa com soluções sustentáveis e com desempenho sustentável. Ou seja, que a sua operação seja escalável, com uso enxuto e inteligente dos recursos, e com o menor impacto negativo para a sociedade.
A seguir, entenda melhor a revolução tecnológica e veja como preparar o seu negócio. Aproveite a leitura.
Origens da revolução tecnológica
A revolução tecnológica teve sua origem em meados do século XVIII, na Inglaterra. Conhecida como a Primeira Revolução Industrial, esse evento histórico foi o resultado da invenção da máquina a vapor. Graças a ela, a indústria passou a produzir em larga escala e o capitalismo surgiu.
Desde então, tivemos mais três movimentos de profunda transformação tecnológica e que impactam diretamente nas relações de trabalho e poder, refletindo nos modelos econômicos.
A Segunda Revolução Industrial aconteceu em meados do século XIX até o fim da Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Nessa época, tivemos o surgimento do neocolonialismo, com guerras entre países imperialistas pelos bens naturais de suas colônias na África e na Ásia.
Esse momento da história foi marcado pelo investimento massivo em tecnologia militar e em novos modelos científicos, o que acabou sendo o gatilho para o surgimento de produtos e serviços no mercado comum. A configuração de mundo que temos hoje é o resultado dessa época.
Já a Terceira Revolução Industrial aconteceu no período onde chamamos de Guerra Fria (1947-1991). Os avanços tecnológicos e científicos das épocas anteriores foram intensificados.
Nesse período, vimos o avanço da medicina e das telecomunicações: a internet e o celular foram criados nessa época. Além disso, a astronomia ganhou novos caminhos devido à corrida armamentista entre as duas grandes potencias econômicas da época, Rússia e Estados Unidos.
A Quarta Revolução Industrial, ou Indústria 4.0, estamos vivenciando ela neste exato momento. Saiba mais sobre ela no próximo tópico.
A revolução tecnológica no século XXI
O século XXI está sendo marcado pelo avanço acelerado da tecnologia e das ciências de uma forma geral. A globalização é destaque e esse movimento resultou em profundas transformações socioculturais.
A Internet com conexões cada vez mais ágeis criou um mundo em que as relações são “teletransportadas”. Hoje, é possível trabalhar de maneira remota, conversar com pessoas de diversas nacionalidades em tempo real por meio de vídeo e até mesmo realizar cirurgias a distância, por meio da robotização e da tecnologia 5G.
Ainda há muitas oportunidades de inovação e, por isso, a quarta revolução tecnológica está só começando. O termo foi cunhado em 2011, na Europa. A principal característica deste período é a aceleração da transformação digital, onde vemos que os dados são o principal recurso e resultado desse movimento.
Ironicamente, ou não, a revolução tecnológica que estamos vivendo também está sendo marcada por um novo embate entre Estados Unidos e a Rússia. O conflito armado entre a Rússia e a Ucrânia, que eclodiu em fevereiro de 2022, deve ser visto com atenção por todo o mercado.
Afinal, os Estados Unidos já vivencia uma crise econômica, que reflete em recessão no mundo inteiro. Além disso, há também uma crise instalada na Europa, já que a Rússia é a maior fornecedora de gás natural da região e a Ucrânia é o caminho da distribuição dessa commoditie.
Nesse cenário desafiador, podemos esperar o surgimento de novas tecnologias, produtos e serviços, como forma de driblar as consequências econômicas de um período de guerra, mesmo que indireta, por meio do apoio norte-americano à Ucrânia, entre potências.
Principais impactos da revolução tecnológica
A revolução tecnológica molda o comportamento cultural e a maneira como as pessoas consomem. É uma relação de mão dupla, onde as tendências de mercado são criadas pelas empresas ao mesmo tempo em que há outras que vêm como necessidades do consumidor.
O avanço tecnológico permite que nós tenhamos mais qualidade de vida. A prova disso é quanto a expectativa de vida aumentou nos últimos 100 anos. Em 1920, no Brasil, a média era de 33,7 anos, enquanto hoje é de 75 anos, conforme publicação da Agência Brasil.
No entanto, hoje, cientistas e estudiosos de diversos segmentos alertam para a importância desse avanço ser feito de maneira inteligente. E essa é a principal pauta em torno das inovações da quarta revolução tecnológica: o desempenho sustentável.
O foco da revolução tecnológica no século XXI é desenvolver soluções que gerem o menor impacto negativo possível ao macrossistema, possibilitando ainda mais qualidade de vida para qualquer tipo de ser vivo. O investimento em pesquisa é fundamental para encontrar o ponto de equilíbrio para superar os desafios de uma gestão sustentável de negócios.
6 tendências para os próximos anos
Nunca se teve tanto fluxo de dados como temos tido nos últimos 10 anos. Dados são os recursos que podem guiar a nossa revolução tecnológica. Informação é poder, e a maneira como eles são tratados e para quais finalidades vai definir quais as novas tecnologias devem surgir nos próximos anos.
No mercado, vemos um movimento forte que contempla pautas sociais, como diversidade e economia compartilhada. A gestão sustentável não significa somente ações relacionadas ao meio-ambiente, mas toda a cadeia produtiva, englobando também o governamental e o social.
A intensificação dessas ações pode resultar em um novo modelo socioeconômico capitalista nas próximas décadas. Um movimento “natural”, assim como aconteceu com o mercantilismo para o capitalismo que conhecemos hoje.
Considerando os movimentos tecnológicos que estamos vivendo, listamos a seguir 6 tendências da revolução tecnológica:
- integração da experiência de compra às assistentes de voz, como Google, Alexa e Siri;
- desenvolvimento de soluções alimentares com foco no mercado vegano;
- intensificação do uso e novas aplicações de energias renováveis, como o etanol e a solar, para driblar a crise de commodities;
- avanço da medicina diagnóstica e de precisão graças à ampliação de acesso à tecnologia 5G;
- aceleração da transformação digital em pequenas e médias empresas por meio da democratização do serviço a partir de outros negócios, com foco nas soluções de telecomunicação;
- aprimoramento da inteligência artificial com linguagem natural no ambiente corporativo.
Ao longo deste conteúdo, vimos os principais aspectos da revolução tecnológica, seus impactos e o que todo gestor deve acompanhar no macro cenário econômico para o desempenho sustentável do negócio. Esperamos que este material tenha sido útil para você.
Aproveite e confira também nosso artigo sobre como medir a maturidade digital de empresas.