maturidade digital das empresas

Como medir o índice de maturidade digital das empresas? Entenda

Nas últimas décadas, empresas e mercados tornaram-se cada vez mais conectados por meio do mundo digital, com digitalização e automação liderando o caminho em muitos setores diferentes.

Com o cenário de negócios forçado a mudar e se adaptar rapidamente nos últimos anos — e com essas mudanças aceleradas por uma grande mudança para o trabalho remoto e o ensino a distância — a maturidade digital ganhou importância rapidamente para empresas de todos os setores.

Mas, o que é a maturidade digital nas empresas e por que você deveria entender mais sobre o assunto? Acompanhe neste artigo.

O que é maturidade digital?

Maturidade digital refere-se à capacidade de uma organização de responder rapidamente aos desenvolvimentos e tendências de mudança da tecnologia. O foco está na criação de valor por meio dessas novas capacidades e interesses do consumidor rápido o suficiente para ter uma vantagem competitiva sobre os rivais.

A maturidade digital impulsiona as iniciativas de transformação digital, pois mede a preparação de uma organização para entender e se adaptar continuamente às crescentes demandas dos clientes criadas pela mudança tecnológica contínua.

Como a falta de maturidade digital impacta nas vendas das empresas?

As empresas de médio porte, em particular, lutam para determinar exatamente onde os desenvolvimentos digitais no mercado exigem ação de seus próprios departamentos de vendas. Bons produtos e bons argumentos de vendas não são mais suficientes hoje em dia.

No que é conhecido como “ Vendas 4.0 ”, a balança tem pendido cada vez mais para o lado do cliente, que assume um papel cada vez mais ativo. O cliente analisa e compara ofertas e informações de forma independente na internet, antes mesmo do primeiro contato com o departamento de vendas.

Em outras palavras, os canais de vendas tradicionais não são mais suficientes. Venda social, marketing de mídia social e gerenciamento de leads são os termos do dia, assim como canais de vendas digitais que estão sempre disponíveis e levam ao objetivo de maneira automatizada.

Como medir o índice de maturidade digital da sua empresa?

A descoberta é o primeiro passo na jornada de transformação digital. É nesta fase que você estabelece as bases para seguir. Se você souber onde está, fica mais fácil ir aonde quer ir e saber quanto tempo levará para chegar ao seu destino.

Aqui estão as perguntas que a fase de descoberta ajudará você a responder à medida que avança em sua jornada de transformação digital e a questão de como medir a maturidade digital:

  • temos uma direção estratégica, visão e objetivos claros?
  • onde estamos em nossa jornada de descoberta digital?
  • temos adesão em toda a organização?
  • quais forças disruptivas impulsionam a transformação digital em nossa organização (concorrência, demandas de clientes, disrupção tecnológica)?
  • que tendências emergentes vemos surgindo que nos impactarão como empresa?
  • como estamos em comparação com o mercado?
  • quão consistente é nossa experiência digital em diferentes canais?
  • como vamos nos transformar digitalmente?
  • como devemos medir o sucesso de nossas iniciativas?

Dito isso, as empresas precisam de um entendimento compartilhado do que alcançaram e do que planejam alcançar na transformação digital e, para obter essas informações, precisam saber onde estão. Podemos definir quatro estágios de maturidade digital nas empresas.

Digital Starter

A organização não tem um plano claro para a transformação digital, embora as funções de TI e negócios possam colaborar de tempos em tempos de maneira personalizada.

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Alfabetização digital

Os líderes reconhecem a necessidade e o valor das tecnologias digitais e estão prontos para investir na transformação digital. Existe um roteiro e os projetos estão nos estágios iniciais. No entanto, unidades de negócios, funções e regiões ainda operam em silos funcionais, em vez de fazerem parte de um esforço coordenado em toda a organização.

Digital performer

Existe uma mentalidade digital robusta e um caminho claro de transformação é definido. As plataformas de talentos e dados necessárias para a digitalização foram configuradas. Várias iniciativas digitais foram bem-sucedidas, e novos serviços e negócios digitais também foram lançados.

Líder digital

O digital está incorporado em toda a organização e está impulsionando a inovação, P&D, entrega de valor , adoção de tecnologias digitais, desenvolvimento de estratégia e operações diárias. A empresa supera seus pares nas principais métricas digitais e vê o digital como um impulsionador essencial dos negócios.

Como elevar a maturidade digital na sua empresa?

A tecnologia é apenas metade da equação; maturidade digital é sobre como sua organização usa essa tecnologia. É um processo constante de melhoria, que é a verdadeira chave para o sucesso em um futuro incerto.

Melhorias contínuas

Sua empresa valoriza iterações e melhorias contínuas? Ou você tem um tipo de cultura única?

A maturidade digital só acontece por tentativa e erro. As empresas são recompensadas pela experimentação e iteração. Se você desencorajar a tomada de riscos e a inovação, sua empresa terá dificuldades com a maturidade digital.

Estrutura organizacional

Você precisa da estrutura de negócios certa para dar suporte à maturidade digital. Para começar, isso significa ter adesão em todos os níveis da organização. Todos, desde os c-levels até seus funcionários, precisam acreditar no valor da maturidade digital.

A partir daí, você precisa evoluir todos os departamentos — não apenas vendas e marketing — para abraçar a transformação digital. Se você implementá-lo aos poucos, sua organização não poderá ser verdadeiramente madura digitalmente. Todos, da TI à contabilidade e ao atendimento ao cliente, devem investir em maturidade digital.

Dados do cliente omnicanal

As empresas digitalmente maduras podem rastrear todos os pontos de contato na experiência do cliente, independentemente do dispositivo que o cliente usa. Você rastreia os dados certos para dar suporte a esses tipos de insights?

O omnichannel está longe de ser fácil e é por isso que a maturidade digital é um processo contínuo, não uma linha de chegada. No entanto, as organizações mais maduras digitalmente podem dominar o rastreamento omnichannel e, como resultado, obter informações mais poderosas sobre os clientes.

A adoção de um modelo de maturidade digital deve ser baseada na visão da empresa, no modelo de negócios, no modelo funcional, nas metas de negócios e no plano para atingi-las.

A consideração desses fatores dará uma perspectiva clara das capacidades digitais e do nível desejado de maturidade digital das empresas. Também dará uma visão clara da arquitetura do negócio e quais mudanças precisam ser feitas antes de implementar o modelo de maturidade digital. Após obter essas informações, é possível definir sua estratégia de transformação digital para alcançar os resultados desejados.

Então, preparado para dar o próximo passo na maturidade digital no seu negócio? Aproveite sua visita ao nosso blog e saiba porque a Leucotron pode ser um bom parceiro de tecnologia para a sua empresa.

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