segmentação psicográfica

Entenda o conceito de segmentação psicográfica e como aplicar no negócio

A segmentação psicográfica está há muito tempo sendo trabalhada no universo do marketing, trazendo uma série de variáveis para serem consideradas nas análises realizadas por esse setor nas empresas.

Com os dados provenientes dessa segmentação é possível gerar relatórios de previsão e realizar o planejamento de de inúmeras ações em benefício dos negócios.

Se você tem dúvidas de como isso acontece, este artigo foi elaborado especialmente para ajudar você na compreensão desse tema. Nele, você vai acompanhar os principais aspectos desse conceito.

Exploraremos sobre as questões mais relevantes para a área de Publicidade e Propaganda, assim como as práticas envolvidas na aplicação dessa estratégia. Tenha uma boa leitura!

O que é segmentação psicográfica?

Explicando de maneira bem direta, a segmentação psicográfica é um método usado no setor de marketing das empresas. Essa segmentação tem como papel dividir os consumidores em grupos com base nas suas atitudes, valores e estilos de vida.

Isso permite que as empresas criem campanhas publicitárias e produtos específicos para atender às necessidades de cada grupo.

Em outras palavras, os profissionais recolhem dados dos seus consumidores e usuários ativos (ou qualquer pessoa que tenha entrado em contato com as campanhas de Marketing).

Essas informações podem estar em vários níveis psicológicos, como o modo pensar dessas pessoas (valores, interesses e opiniões), no modo de agir (estilo de vida e atividades preferidas) e sentimentos (raiva, medo, saudosismo).

A segmentação psicográfica pode utilizar e cruzar dados e recursos de diversas áreas, que acabam sendo complementares entre si:

  • Target Marketing: processo de dividir o mercado em grupos de indivíduos que apresentam semelhanças significativas, ou seja, um conjunto de pessoas com características, necessidades e hábitos semelhantes que podem ser agrupadas para fins de publicidade;
  • Demografia: é a ciência que estuda os indicadores sociodemográficos das populações humanas. A demografia tem por objeto principal o estudo do tamanho, da composição e da evolução das populações e sociedades. Alguns dos principais indicadores sociodemográficos são a idade, o sexo, a etnia, a religião e a renda.
  • Psicologia Social: é o ramo da psicologia que estuda as interações entre os seres humanos e sua influência nas opiniões, atitudes e comportamentos. A psicologia social é uma área importante para compreendermos como as nossas relações interpessoais afetam diretamente nosso modo de perceber o mundo à nossa volta.
  • Perfil Psicológico: uma área que usa a representação do conjunto de traços psicológicos que caracterizam a personalidade de um indivíduo. Além do Marketing, perfil psicológico é utilizado em diversas outras áreas, como na psicologia clínica e na seleção de candidatos para vagas em empresas.

Quais os tipos de Segmentação Psicográfica?

No Marketing, qualquer pessoa que tenha interação com a nossa marca, mostrando interesse na compra ou uso de nosso produto, seja no mundo digital ou físico, é chamado de “‘lead”. A segmentação psicográfica, de fato, é um dos critérios mais utilizados pelas empresas, pois divide o mercado potencial em grupos com características semelhantes entre seus leads.

Desse modo, facilita as ações voltadas para cada tipo de cliente. Ou seja, a prática de segmentação vai analisar os dados disponíveis e inserir essas pessoas em cada um desses grupos — são como rótulos que indicam o quanto aquele determinado grupo compartilha valores com a nossa marca, resumidamente.

Com base no que vimos até aqui, algumas segmentações podem incluir um maior número de pessoas propensas a recomendar a sua empresa para seu círculo de amigos do que outras, por exemplo.

Confira, abaixo, quais os principais tipos de segmentação psicográfica utilizados por empresas do mundo todo:

  • personalidade: é baseada nas características da personalidade dos indivíduos, como introversão, extroversão e neuroticismo (área da psicologia que estuda o domínio da personalidade na mente humana).
  • comportamento: baseada nos hábitos de consumo e no comportamento geral dos indivíduos. A segmentação por atitudes é baseada nas opiniões e crenças dos indivíduos sobre certos produtos ou serviços.
  • estilo de vida: é um tipo específico de segmentação psicográfica que considera o modo de vida geral das pessoas, incluindo seus hábitos alimentares, atividades físicas e interesses culturais.

Ainda não acabaram as possibilidades: as segmentações podem envolver muitas outras informações, como sobre o status social, as opiniões políticas e outras questões econômicas chave para as operações de Marketing de qualquer empresa.

Como essa segmentação pode ser aplicada?

O mais importante é entender que o processo de segmentação tem como principal proposta compreender o pensamento de seus usuários e consumidores, assim como aprimorar o relacionamento com os seus leads, prováveis futuros clientes. Quer um exemplo bem simples sobre como tudo isso pode funcionar?

Primeiro, precisamos compreender que, por meio das redes sociais, é possível usarmos a segmentação psicográfica para encontrarmos pessoas com diferentes estilos de vida.

Continuando com o exemplo, imagine-se como um dos proprietários de um recém inaugurado hotel fazenda e a equipe de Marketing está trabalhando em um projeto para próximo mês.

O projeto propõe, nada mais, do que trazer pessoas para nosso hotel — e eles podem fazer isso de diversas maneiras. Se o modo escolhido for por meio das segmentações psicográficas, vai ser necessário algumas versões de peças publicitárias.

Sabe por quê? Para entender isso, é preciso imaginar, também, que algum de nossos leads seja de um aspecto psicológico tido como um tipo mais descolado, geralmente vegetariano e amante da natureza. Agora, ele observa uma publicidade sua nas redes sociais dele, mostrando os ambientes mais luxuosos do nosso estabelecimento.

Pode até ser que atraia o interesse de alguns poucos indivíduos incluídos nesse segmento, mas, com certeza, não vai ser melhor que uma publicidade que mostre, a essa pessoa, as lindas paisagens da fazenda, em uma peça que inspire a liberdade — isso é feito justamente devido a um aspecto mais “desapegado” daquele consumidor.

Cause um impacto maior em suas ações de Marketing usando a segmentação psicográfica!

Queremos que nossa publicidade cause impacto e dê confiança para a pessoa entrar em contato conosco e usufruir de nossos produtos e serviços, não é mesmo?

Da mesma forma, constataremos o inverso do caso do exemplo anterior, se essa nossa mesma peça publicitária (que imaginamos sobre os ambientes de luxo), chegar até uma pessoa com uma classe social mais alta e consumidora de artigos mais exclusivos. Isso porque será essa a segmentação mais impactada por esse tipo de material.

Portanto, a segmentação vai atuar nessa questão: as nossas publicidades serão criadas pensando e se adequando constantemente às diversas versões dos segmentos. Sempre escolhendo aqueles que sejam mais interessantes para o nosso negócio, por meio de análises e pesquisas adequadas.

Se implementado corretamente, certamente a segmentação psicográfica deverá fazer com que a probabilidade de o cliente clicar em sua publicação (e de fechar o negócio) seja muito maior. Bom para os negócios e excelente para o cliente, que encontrou aquilo que buscava.

Gostou do assunto e quer saber ainda mais? Acesse este outro artigo e entenda a importância de identificar o perfil de cliente e como isso impacta no atendimento da sua empresa.

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