6 estratégias para fidelizar clientes na pré-venda
Gestão de Empresas

6 estratégias para fidelizar clientes na pré-venda

Escrito por Leucotron

O atendimento diferenciado ao cliente é uma estratégia de sucesso para qualquer empresa, seja ela relacionada à venda de produtos ou serviços. E a etapa de pré-venda tem papel fundamental nesse processo de conquistar a confiança de um prospect.

A pré-venda é o momento em que a instituição tem a oportunidade de educar o futuro cliente e prepará-lo para a compra. A equipe precisa estar pronta para esclarecer dúvidas e disponibilizar um atendimento humanizado. Quer saber como ter uma estratégia de sucesso? Confira as dicas a seguir!

Quais são as etapas que envolvem o processo de vendas?

O trabalho de vendas demanda uma preparação especial da equipe para que ela saiba lidar com os potenciais clientes do início ao fim do negócio. Todas as etapas precisam estar integradas para que você alcance o sucesso.

Sendo assim, é fundamental compreender que uma negociação está baseada em 3 partes: pré-venda, venda e pós-venda. A primeira é o momento de preparação do potencial consumidor, com informações esclarecedoras sobre o produto ou serviço que é oferecido. A segunda envolve a negociação em si e a terceira compreende o relacionamento com o cliente, para mantê-lo engajado com a sua empresa.

Contudo, um negócio só é efetivado se a pré-venda for bem executada. Por isso, neste post, você compreenderá como desenvolver esse processo da melhor maneira. Acompanhe os próximos tópicos!

Qual é a importância e o objetivo da pré-venda?

Ela é o primeiro contato que o cliente terá com uma empresa. Logo, ela se torna essencial para o sucesso de uma negociação. A pré-venda se baseia na “preparação do terreno” para que o prospect se interesse pelo produto ou serviço que a sua equipe oferecerá.

Portanto, é muito importante que você tenha uma equipe especializada para realizar o trabalho de prospecção e qualificação dos leads — consumidores com potencial de compra para seu produto ou serviço.

Não serão todos os leads que se transformarão em clientes. Logo, a sua equipe precisa estar preparada para lidar com essa situação para não perder oportunidades de contato e vendas.

Para ter mais sucesso nesse processo, é fundamental realizar um atendimento humanizado com uma abordagem por telefone, por exemplo. Esse simples cuidado pode ser crucial para sua estratégia ser mais efetiva.

Como ter uma pré-venda eficiente?

Ao implantar uma estrutura para fazer a prospecção de consumidores, você deve ter uma equipe devidamente preparada para realizar o trabalho. Compreenda as principais estratégias para fidelizar os clientes na pré-venda:

1. Identifique e compreenda o perfil dos consumidores

Desenvolva pesquisas e converse com os atuais clientes para compreender qual é o perfil deles. Identifique as informações demográficas, comportamentais, atividades profissionais exercidas, hobbies e os principais motivos que os levam a adquirir o seu produto ou serviço.

Dessa maneira, você conseguirá compreender quais são as suas necessidades e qual é a melhor forma de dialogar com eles. Afinal, para que um cliente efetive uma compra ele precisa resolver um problema ou atender uma situação específica.

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2. Realize pesquisas e qualifique seu produto ou serviço

O que torna o seu produto ou serviço melhor que o dos concorrentes? Realize pesquisas para entender o que os outros estão vendendo, a qualidade do que é oferecido e o valor aplicado. Assim, você poderá encontrar um diferencial para a sua empresa.

Você também deve ficar atento às tendências do mercado. Na área da educação, por exemplo, algumas profissões estão em alta enquanto outras estão prestes a desaparecer. Então, cabe à instituição de ensino oferecer cursos que possam capacitar os profissionais para as atividades que estão em destaque.

3. Desenvolva um trabalho educativo com os potenciais clientes

O trabalho de pré-venda está relacionado à preparação do consumidor para a compra. Por isso, ele exige que a equipe se dedique à educação dos seus prospects. Isso permitirá que eles entendam as suas necessidades e identifiquem a sua instituição como o local correto para atender às suas expectativas.

Como fazer isso? A sua empresa pode criar um blog (em parceria com a equipe de marketing) para disponibilizar conteúdos educativos relacionados ao seu produto ou serviço. Voltando ao exemplo de uma instituição de ensino, ela pode abordar assuntos sobre o mercado de trabalho, dicas para uma entrevista de emprego e áreas que estão em alta.

Dessa maneira, você receberá a atenção dos potenciais clientes e poderá criar materiais mais aprofundados que solicitem informações como e-mail e telefone para que possam ser baixados. A partir daí, a sua equipe de pré-venda poderá realizar um trabalho mais próximo, por meio do envio de e-mails e ligações telefônicas.

Esse é um processo longo, mas que contribui para a sua empresa conquistar a confiança do potencial cliente e identificar o melhor momento para oferecer o produto ou serviço.

4. Capacite a sua equipe

Invista em treinamentos para capacitar a sua equipe sobre seus produtos ou serviços, mas também em técnicas de negociação a atendimento ao consumidor. Quanto mais preparados os colaboradores estiverem, maiores serão as chances de direcionar o potencial cliente para a etapa de negociação.

Você pode oferecer palestras dentro da própria empresa e também estimular a participação em congressos e workshops para que eles possam compartilhar experiências com outros profissionais da área.

5. Disponibilize um atendimento humanizado

Independentemente do setor que sua empresa atua, sempre haverá concorrentes para o seu produto ou serviço. Por esse motivo, o atendimento humanizado se torna uma excelente estratégia no processo de vendas.

Para tanto, a sua equipe precisa estar preparada para saber dialogar com o prospect e compreender as suas necessidades. Um simples telefonema, muitas vezes, pode ser aquele contato que faltava para ele passar para a próxima etapa: a de negociação e compra.

6. Monitore os relatórios de vendas

Você também deve ficar atento aos resultados e históricos de vendas da sua equipe. Eles ajudam a identificar quais estratégias deram certo e quais processos precisam ser modificados. Isso contribui para aperfeiçoar ainda mais o seu trabalho de pré-venda e relacionamento com o consumidor.

Ao analisar o histórico de pedidos, você também consegue identificar quais são os melhores clientes e preparar ofertas especiais para eles, a fim de conseguir a fidelização de um maior número possível de consumidores.

Pronto! Agora você já sabe como preparar a equipe para que o trabalho de pré-venda traga mais resultados. Quer saber como melhorar o atendimento ao cliente? Confira o post que apresenta dicas para sua equipe fechar negócios por telefone!

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