Serviço de Portabilidade: como funciona e quais são suas vantagens?
Telefonia

Serviço de Portabilidade: como funciona e quais são suas vantagens?

Escrito por Leucotron

Ligações feitas entre números de telefone celulares de uma mesma operadora são sempre mais baratas. E com o serviço de portabilidade da Leucotron, é possível garantir essa economia no sistema de telefonia de uma empresa.

Em vez de arcar com os altos custos envolvidos nas ligações telefônicas de números fixos para celulares, realizar a ligação a partir de um chip da mesma operadora que o destino diminui o valor da conta, sendo que normalmente a chamada será gratuita.

Neste artigo, apresentaremos melhor o que é o serviço de portabilidade da Leucotron e como essa tecnologia simples pode ser muito eficaz na redução de custos de uma empresa! Aprenda mais!

O que é a portabilidade numérica?

Desde 2009, o consumidor brasileiro ganhou o direito de migrar entre operadoras sem perder o seu número pessoal de telefone, móvel ou fixo. Antes disso, as pessoas que trocavam de companhia telefônica tinham que alterar também o seu número.

O transtorno em alertar todos os contatos da mudança e correr o risco de perder ligações importantes pela alteração fazia com que muitos consumidores evitassem a troca de operadora, o que dificultava a livre concorrência entre elas.

O ônus de trocar de número era muito grande e, com isso, um cliente, muitas vezes, preferia pagar mais no contrato atual do que ter que passar por todo o trabalho de mudança para aproveitar ofertas e até um serviço melhor das concorrentes.

Mas, em 2007, a lei da portabilidade foi aprovada e entrou em vigor em 2009, permitindo que os clientes, ao realizar a troca de uma operadora para outra, mantivessem o seu número pessoal se desejassem isso.

Além disso, as regras da lei de portabilidade também asseguram o direito de manter o número caso o cliente desejasse mudar de endereço ou de plano em uma mesma operadora: algumas instituiam a prática de forçar a troca de número nesses casos, para dificultar essas operações.

A única restrição é que não é possível utilizar um número celular em um plano fixo e vice-versa. Ou seja, a portabilidade é apenas de um fixo para fixo ou de um móvel para móvel.

Além disso, também não é possível manter o mesmo número de telefone em uma troca de endereço que vá além da área de registro (DDD) do número original no caso de fixos. E nos números celulares, a portabilidade vale apenas para trocas no mesmo município.

Fazer a portabilidade entre operadoras é muito simples. O cliente não precisa nem conversar na sua antiga operadora: basta ir até a loja da nova, confirmar seus dados e esperar um prazo máximo de 3 dias para que o número seja portado.

Normalmente, no instante em que o chip da operadora antiga para de funcionar, o da nova já está habilitado com o número novo. Mas ainda assim, na Anatel, é aceitável que o cliente fique até 24h sem serviço. Mas é raro que a suspensão do serviço passe de 2 horas.

No caso da portabilidade de endereço ou de plano, não é preciso fazer nada: a operadora é obrigada a manter o mesmo número nesses casos.

Quando a portabilidade é realizada, o plano com a operadora antiga é cancelado automaticamente. É preciso atenção, porque isso pode gerar uma multa em contratos com fidelização.

E o valor dessa multa jamais pode ultrapassar 10% da quantia máxima devida até o fim do contrato: se for cobrado algo superior a isso, o consumidor pode acionar a Anatel e, em alguns casos, até a Justiça.

O que é o serviço de portabilidade da Leucotron?

Antes da portabilidade numérica, era possível tentar adivinhar, com uma boa margem de acerto, a operadora do destinatário de uma ligação e, com isso, economizar no valor da ligação, fazendo a chamada a partir de um chip dessa mesma operadora.

Hoje, não só a portabilidade como o aumento exponencial dos números de telefone faz com que seja quase impossível acertar a operadora com base apenas no número.

E as ligações entre os números de uma mesma operadora normalmente são gratuitas ou, pelo menos, muito mais baratas do que chamadas feitas entre chips de companhias diferentes. No caso de ligações de fixo para celular e vice-versa, o custo é ainda maior.

Pensando nisso, a Leucotron desenvolveu o serviço de portabilidade, que é um sistema que permite o reconhecimento da operadora do número destino e automaticamente direciona a ligação para um chip dela, reduzindo dramaticamente os valores da conta de telefone.

A tecnologia é simples: o sistema consulta um banco de dados atualizado que revela a operadora do número destino. Com essa informação, ele faz com que a ligação seja completada por um chip dessa operadora.

A solução da Leucotron é integrada ao sistema de telefonia da empresa e garante, de forma automática, o menor custo nas chamadas.

Quais as vantagens do serviço de portabilidade?

A principal vantagem do serviço de portabilidade é a redução significativa dos gastos com telefonia na empresa. E quanto mais importante for o telefone para o negócio, maior será a economia conquistada com o serviço.

Além disso, o sistema desenvolvido pela Leucotron é totalmente automático. Isso significa que os operadores que realizarão a chamada não precisam se preocupar com a operadora do número destino, apenas fazer as ligações normalmente.

Algumas organizações tentam conseguir a redução de custos com processos manuais que exigem que o colaborador busque pelo número destino em um banco de dados antes de fazer a chamada e depois disso faça a troca do chip de onde partirá a ligação.

O resultado disso é um desperdício de esforço e tempo do colaborador que pode sair mais caro que a economia da ligação. Além disso, a confiabilidade do processo manual é bem menor e erros podem acontecer.

Com o serviço de portabilidade da Leucotron, a empresa garante o máximo de eficiência do seu time e os benefícios da redução de valores das ligações entre as mesmas operadoras em todas as suas chamadas.

E agora que você já conhece o serviço de portabilidade da Leucotron, que tal aproveitar o embalo para conhecer 7 motivos que comprovam a necessidade de implementar um sistema PABX?

Deixar comentário.

Share This