Você sabe como funciona um sistema PABX?
Gestão de Empresas Telefonia

Você sabe como funciona um sistema PABX?

Escrito por Leucotron

Você já se perguntou como funciona a ligação entre os ramais de uma mesma empresa? Saiba que a coordenação dessa comunicação é feita pelo sistema PABX, uma das tecnologias mais importantes e funcionais para a operação das organizações. E, embora não seja uma novidade, o PABX continua sendo uma tecnologia que evolui a cada dia, agregando valor às empresas que optam por ele.

O PABX (Private Automatic Branch Exchange, ou “Troca Automática de Ramais Privados”) foi concebido como uma central telefônica particular, que realiza a distribuição das ligações recebidas para a rede de aparelhos telefônicos da empresa.

Mas como funciona uma central telefônica?

A história atribui a Alexander Graham Bell a invenção do telefone, por volta de 1860. O aparelho surgiu para permitir a comunicação a distância entre duas pessoas. A princípio, era necessária a ligação direta entre os dois aparelhos, motivo pelo qual não era possível expandir a comunicação para outros grupos.

Mas em 1879 foi ativada a primeira central telefônica do mundo, em Paris. O seu funcionamento era simples: um enorme painel concentrava diversas linhas telefônicas. Os usuários eram conectados uns aos outros pelos operadores da central. No Brasil, a primeira central telefônica surgiu no final deste mesmo ano, batizada de Telephonica do Brasil.

Cerca de 20 anos depois, surgiram as primeiras centrais automáticas, que faziam a conexão entre as linhas sem a necessidade da intervenção humana.

Então o PABX é uma central de telefones?

Não só. O sistema PABX funciona da mesma maneira que a central telefônica, com a diferença de que estão conectados a ele somente os aparelhos da empresa gestora. Mas, atualmente, a tecnologia do sistema disponibiliza uma série de serviços vitais para a empresa contratante.

O PABX facilitou muito a vida das empresas, que precisavam contar com os serviços de uma operadora de telefone para realizar todas as suas comunicações. Dessa forma, se uma empresa possuísse 500 aparelhos telefônicos, ela precisaria pagar por 500 linhas, um custo enorme e sem propósito.

Com o sistema PABX, a empresa passa a possuir apenas uma linha junto a central, deixando a cargo da tecnologia a distribuição dessa mesma linha em quantos ramais forem necessários para o trabalho. O PABX faz a conexão destes ramais entre si e da linha central com a operadora local.

Além disso, o PABX evoluiu e se tornou uma solução que, com a ajuda de softwares e sistemas complementares, possibilita as empresas a gastarem o mínimo possível com telefonia fixa e móvel, além de gerenciar o uso do telefone como ferramenta estratégica.

Como o PABX pode ser útil à minha empresa?

Se você gasta com telefonia fixa ou móvel, você precisa de um PABX. Ou seja, até mesmo um médico, que possua somente um funcionário, pode usufruir dos benefícios dessa tecnologia.

O PABX integra todos os telefones da empresa, criando uma rede de ramais que facilita a comunicação entre os funcionários. Isso traz mais dinamismo e rapidez nas comunicações, além da economia.

A utilização do sistema se dá de duas formas principais: a primeira é a comunicação com telefones externos. O usuário utiliza uma tecla específica (geralmente a tecla 0) para se conectar com a linha central da empresa. A partir daí, o seu aparelho está apto a realizar uma ligação para qualquer telefone.

Para as comunicações internas, basta teclar os números do ramal desejado, que o PABX conecta os dois aparelhos sem gerar nenhum custo para a organização. Os funcionários poderão conversar entre si pelo tempo que quiserem, com garantia de qualidade na ligação.

O sistema permite que sejam feitas reuniões à distância entre várias equipes, interligando profissionais de áreas estratégicas e permitindo agilidade nos projetos da sua empresa.

Mas ainda existem outras funções que o PABX pode fazer pela sua empresa. É possível, por exemplo, programá-lo para  bloquear a ligação para determinados números, por exemplo. Se você possui um plano de celulares corporativos, pode realizar o bloqueio das ligações de fixo para celular, que custam bem mais caro e oneram a sua conta de telefone.

Outra possibilidade é a de mapear todos os ramais e conceder permissões individuais para os funcionários que operam determinados aparelhos. Assim você garante mais eficiência e seguranças nas suas comunicações externas e internas.

Veja, abaixo, mais algumas funções dos sistemas atuais de PABX:

  • portabilidade: por meio de uma interface celular integrada ao PABX, é possível realizar ligações de telefone fixo para celular com custo de ligações entre celulares da mesma operadora, podendo chegar a custo zero;

  • mobilidade: é possível instalar aplicativos que transformam o celular em um ramal móvel da empresa;

  • tarifação: o sistema permite o gerenciamento dos gastos individuais de cada ramal da empresa;

  • produtividade: pode-se configurar softwares que otimizam ou automatizam atividades como a URA, gestão de atendimento, correio de voz, gravador de ligações e redirecionador de ligações.

Existem mais de um tipo de PABX?

O PABX foi popularizado no mercado já no final da década de 70. Naturalmente, desde então, a tecnologia vem evoluindo a passos largos para trazer as melhores soluções para as empresas. Atualmente, é possível contratar os serviços de comunicação de 5 tipos diferentes de PABX. Veja quais são:

  • PABX Analógico: este é o equipamento mais antigo e tradicional de PABX existente no mercado. Trata-se de uma central com circuitos e componentes analógicos, que recebe linhas convencionais por meio das operadoras de telefonia fixa. Trabalha com ramais simples e não dispõe de recursos mais avançados. Alguns podem trazer opcionais como bloqueio de ligação e senha para a utilização de ramais;

  • PABX Digital: sua principal vantagem em relação ao PABX analógico é permitir ligações com excelente qualidade de áudio, sem ruídos e com bom volume. Dispõe de discagem direta de ramal e entroncamento E1;

  • PABX VoIP:  é o mais completo dos sistemas de PABX. Funciona como se fosse um servidor Proxy, possibilitando que as comunicações sejam feitas por um software instalado nos computadores da empresa. Para trabalhar com este equipamento, é preciso realizar parceria com uma operadora VoIP;

  • PABX Híbrido: este PABX reúne as vantagens das tecnologias analógica e digital, agregando também o VoIP. Permite interligar filiais sem custo adicional, possibilitando que as chamadas sejam feitas pela rota mais barata, dependendo de cada tipo de chamada;

  • PABX Virtual: permite a utilização de ramais virtuais em qualquer aparelho que possua acesso à Internet. Com isso, o usuário tem acesso a sua rede de ramais em qualquer lugar do planeta. Sua instalação dispensa fios e cabos, pois este PABX funciona por meio da hospedagem em um provedor de Internet.

Como você pôde perceber, um sistema de PABX traz inúmeras vantagens para a sua empresa, seja ela de qualquer porte. Além da economia de recursos, a tecnologia possibilita um fluxo de comunicação mais adequado, ágil, seguro e estratégico. E, como você sabe, a qualidade e agilidade da comunicação é fundamental para apoiar o processo de tomada de decisão na empresa.

Agora que você já sabe dos benefícios de um sistema de PABX, aproveite para compartilhar esses conteúdos com seus amigos nas suas redes sociais e dê a eles a oportunidade de conhecer também!

E-BOOK GRÁTIS - Economia em Tempos de Crise - Leucotron Telecom

Sobre o autor

Leucotron

Deixar comentário.

Share This