Hotelaria na nuvem: como garantir a segurança de dados dos hóspedes?
Tecnologia da Informação

Hotelaria na nuvem: como garantir a segurança de dados dos hóspedes?

Hotelaria na nuvem: como garantir a segurança de dados dos hóspedes?
Escrito por Leucotron

O avanço tecnológico observado nas últimas décadas revolucionou a forma como qualquer processo é realizado. Se antes armazenávamos informações em enormes pilhas de documentos impressos, hoje usamos as pontas dos dedos para guardar dados na nuvem e acessá-los a qualquer momento, de qualquer local.

Naturalmente, o setor de hotelaria, que lida diariamente com os dados de milhões de pessoas, foi um dos que sofreu as maiores alterações. Com a hotelaria na nuvem, os estabelecimentos têm a oportunidade de otimizar sua organização e conhecer mais a fundo aqueles que consomem seus produtos.

Contudo, precauções são necessárias. Neste artigo, vamos definir o conceito de computação na nuvem e apresentar seus benefícios. Além disso, citaremos algumas práticas essenciais para garantir a segurança dos dados armazenados.

O que é a computação na nuvem?

Nos últimos anos, o número de utilizadores de dispositivos móveis com acesso à internet atingiu níveis nunca antes vistos. No Brasil, os smartphones já são a principal forma de acessar a web. Além disso, podemos observar o crescimento do trabalho remoto e da utilização de softwares para realizar diversas tarefas.

Todas essas tendências têm uma característica em comum: são impulsionadas pela crescente mobilidade dos processos digitais. A computação na nuvem surge como uma facilitadora para a expansão de tal fenômeno. O Cloud Computing, como é chamado, pode parecer um pouco complicado, mas seu funcionamento em soluções tecnológicas é mais simples do que aparenta.

De forma simplificada, o sistema funciona como qualquer outro serviço de computação, exceto pelo fato de que não há um hardware fixo. Em vez disso, é utilizada uma rede que, uma vez conectada, pode ser acessada de qualquer dispositivo conectado à web.

Quais são seus benefícios?

Além da clara facilidade proporcionada pelo acesso remoto, a utilização de um sistema baseado no Cloud Computing apresenta diversos atrativos para seus utilizadores, principalmente os que lidam diariamente com uma grande quantidade de informação digital.

Integração de setores

Vamos pensar nos procedimentos cotidianos envolvidos no serviço de hotelaria. Quando uma transação é finalizada, um quarto precisa ser reservado pela equipe de atendimento, um valor tem que ser recebido pelo time de cobranças, o estoque precisa estar preparado para receber os hóspedes etc.

São muitas tarefas que partem de uma ação: a reserva. Assim, quanto mais integrados todos esses setores estiverem, melhor será a execução de suas responsabilidades. Isso é exatamente o que é proporcionado pela utilização da nuvem.

Com ela, é possível reunir todas as atividades em um único ambiente virtual, garantindo a integração dos setores e o acompanhamento de demandas e objetivos.

Otimização da experiência do consumidor

Vimos que um sistema hoteleiro baseado na nuvem possibilita a integração de equipes e a melhor execução de suas tarefas. O consumidor é diretamente beneficiado por isso. Com a execução de demandas de forma automatizada, o hóspede recebe um tratamento muito mais completo, fazendo com que sua estadia seja mais satisfatória.

Além disso, a coleta de dados é muito mais eficiente. Dessa forma, torna-se possível conhecer melhor as características de cada hóspede e, assim, garantir uma personalização no atendimento. Mais do que isso, o tratamento desses dados permite uma aproximação com o consumidor que, se feita de forma correta, pode resultar em uma rápida fidelização.

Contudo, é preciso atenção. Armazenar dados de terceiros representa uma grande responsabilidade, especialmente a partir de 2020, quando a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais entra em vigor. Por isso, vamos passar algumas dicas.

Como garantir a segurança dos dados em um sistema de hotelaria na nuvem?

O uso da nuvem para armazenar dados dos clientes é excelente para diversas finalidades, mas apresenta seus riscos. Na internet, usuários e programas mal-intencionados, além de possíveis instabilidades, representam ameaças à segurança das informações.

Um vazamento de dados, além do prejuízo logístico e financeiro, abalaria a credibilidade da marca perante os clientes. Para evitar qualquer tipo de problema como esse, existem práticas que podem ser adotadas a fim de garantir a preservação dos dados. Confira algumas!

Realize backups periódicos

Os backups são indispensáveis quando o assunto é proteção de informações. Ao executar backups frequentemente, você se resguarda de possíveis perdas de arquivos ou corrompimento de dados.

A atividade cria cópias idênticas das informações originais, que podem ser acessadas caso necessário. Assim, é justo dizer que, ao fazer a escolha do serviço de nuvem, a empresa decida por um que tenha em seu pacote a opção de realizar o backup dos arquivos.

Controle o acesso aos dados

A tecnologia de computação na nuvem conta com um sistema criptografado. Ainda assim, é preciso dar muita atenção ao controle das pessoas que têm acesso aos arquivos. Por isso, é recomendável utilizar senhas reforçadas para colocar mais uma barreira no caminho de indivíduos mal-intencionados.

Outra prática interessante que a hotelaria na nuvem proporciona é a limitação de acesso a arquivos e dados mais sensíveis. Assim, você pode, baseado em uma ordem de hierarquia, criar níveis distintos para seus colaboradores, controlando exatamente quem é autorizado a acessar cada tipo de informação.

Para que isso funcione sem gerar problemas internos, é importante que toda a equipe de trabalhadores e gestores tenham claro conhecimento sobre as diretrizes de utilização do sistema, incluindo seus processos, tecnologias e procedimentos a serem realizados em caso de vazamentos.

Mantenha seu antivírus atualizado

O antivírus é um velho aliado na luta contra malwares, cavalos de troia e outras pragas virtuais lançadas por criminosos digitais. Caso atingido por um desses ataques, o servidor apresenta uma lentidão considerável, prejudicando a produtividade do negócio. Além disso, as informações podem ser expostas.

Embora conhecida da maioria dos gestores, a prática de utilizar o antivírus nem sempre é realizada de forma correta. Para isso, é crucial manter o antivírus atualizado em sua última versão, o que muitas vezes é deixado de lado por falta de tempo ou de conhecimento sobre a importância do procedimento.

Para que isso seja evitado, é recomendado que todas as atualizações sejam programadas para ocorrer de forma automática. Cada uma delas traz correções para possíveis erros e aumentam a proteção contra novas formas de ataque, que surgem com grande frequência.

Utilizar a computação na nuvem garante a praticidade na coleta, armazenamento e acesso de dados. Assim, todos os setores do hotel têm maior facilidade em trabalhar de forma integrada, o que é essencial para garantir uma boa experiência aos hóspedes.

É preciso, porém, tomar precauções de segurança para evitar a perda ou vazamento de dados. Utilize as dicas apresentadas no texto e garanta a eficiência do seu sistema de hotelaria na nuvem.

E aí, o conceito de computação na nuvem e seus benefícios ficou claro para você? Citamos a realização de backups como uma importante prática de segurança. Que tal saber mais sobre isso? Confira este texto, que aborda as vantagens de fazer um backup em nuvem!

Powered by Rock Convert

Deixar comentário.

Share This