Conheça as vantagens de se fazer um backup em nuvem
Gestão de Empresas Tecnologia da Informação

Conheça as vantagens de se fazer um backup em nuvem

Escrito por Leucotron

Guardar documentos em formato físico é praticamente coisa do passado. Até mesmo os órgãos governamentais já se renderam às facilidades do backup na nuvem, uma solução que pode ser utilizada em qualquer tipo e tamanho de organização.

Ao invés de arquivar documentos físicos ou tê-los todos salvos em um servidor dentro da sua empresa, é possível enviar toda sua base de dados para a nuvem, hospedando-a em servidores virtuais. Quais são as vantagens de usar este tipo de serviço? Saiba agora mesmo!

Maior segurança para sua informação

Armazenar dados estratégicos em servidores físicos pode colocar em risco a inteligência da sua organização. Acidentes ocorrem todos os dias, como um copo d’água derramado sobre o CPU, a queda do CPU e consequente rompimento das peças internas, HDs queimados ou furtos durante a noite. Se o seu servidor se vai de alguma forma, seus dados também se perdem.

Isso não ocorre quando você faz o backup na nuvem, pois as informações ficam armazenadas em servidores virtuais e descentralizados. Se um falha, outro assume o lugar e seus dados ficam preservados.

Acesso remoto

Muito bem, dados seguros de qualquer acidente que possa ocorrer. Mas e se você precisa das informações da sua empresa e não está por lá? Eis mais uma vantagem de ter backup na nuvem, pois você pode acessar seus arquivos a partir de qualquer outro computador com acesso à internet.

O cuidado aqui deve ser em manter seu login e senha bem seguros, para que outras pessoas não venham a ter acesso à sua ferramenta de backup na nuvem. Evite acessar informações sigilosas em lan houses ou computadores de pessoas desconhecidas, pois existem vírus e sistemas que coletam suas informações no momento em que você as acessa.

O ideal é usar um computador de alguém conhecido e de confiança, como um colega de trabalho ou o computador da sua casa. Depois do acesso, faça o logoff ou logout do sistema, para que mais ninguém tenha acesso às suas informações.

Sigilo absoluto

Muitos empreendedores resistem a utilizar backup em nuvem pelo medo de verem seus dados divulgados na internet. Mas não é bem assim. Se você tem contrato com um bom fornecedor de serviços neste mercado, não precisa se preocupar com este tipo de situação.

Fornecedores de backup em nuvem investem em tecnologia de ponta para manter os dados de seus clientes sob total sigilo. Entre as tecnologias mais utilizadas, encontramos conexões seguras (SSL), criptografia de dados de ponta a ponta, antispywares, antivírus e selos de segurança.

No momento de escolher o fornecedor da solução, pergunte quais são as barreiras utilizadas para evitar invasões e roubo de informações. Certamente, você receberá uma lista considerável das medidas tomadas para que seus backups não venham a se tornar públicos.

Mobilidade para sua empresa

Além de poder acessar os dados da sua empresa remotamente, você também pode consultar o que quiser, quando quiser. Basta acessar seu servidor virtual por meio do seu smartphone. Essa facilidade faz com que você possa viajar com tranquilidade e manter a gestão da empresa em dia, sem preocupações.

Se você prefere acessar as informações no tablet, zero problemas. Você também pode conectar-se à internet e verificar informações, baixar ou subir arquivos, atualizando os dados para todos que também acessam seu backup em nuvem.

Um recurso como o backup em nuvem dá mobilidade para o seu negócio, pois você não precisa ficar baseado num único lugar para gerenciar as informações. É possível até virar um nômade digital, já que seus arquivos vão com você a qualquer lugar.

Agilidade na recuperação de arquivos

Já pensou precisar de um documento que está no backup da sua empresa de 6 meses atrás, o qual foi salvo no HD X, que está armazenado no local Y? Difícil, não é?

Mas você não precisa passar por isso se estiver usando um backup em nuvem, já que o espaço de armazenagem é expansível, o que garante que você não terá vários CDs ou HDs guardados. A mesma central de dados cresce conforme a necessidade da sua empresa e, se vocês tiverem todos os arquivos devidamente organizados, maravilha, seu documento será encontrado em questão de segundos.

Se tiver uma pequena bagunça, você ainda pode fazer uma busca e encontrar o que está procurando em poucos minutos.

Custo

O custo de um servidor local é composto pelo gasto com um CPU, local refrigerado e protegido, equipe de manutenção, troca periódica de tecnologias, substituição de peças obsoletas e, muitas vezes, pela perda das suas informações por um erro humano.

Já o custo de fazer o backup em nuvem é um só: a mensalidade que você paga para o fornecedor da solução utilizada, valor este que se ajusta à sua necessidade de utilização. Se você usa 50 MB, paga pelos 50 MB. Se utiliza 1T paga somente por 1T e assim por diante.

Quando sua base de dados está atingindo o limite, basta contratar um espaço a mais e continuar realizando seus backups com toda a segurança.

Backup em nuvem  automático

Você pode programar os backups da empresa para que sejam feitos em horários alternativos, após o expediente, o que evita interromper o trabalho do seu time para fazer o armazenamento de dados.

Outra vantagem é poder realizar backups diários, melhorando a performance da empresa no armazenamento de dados e reduzindo qualquer chance de perda de informações que fiquem à espera para serem registradas e guardadas.

Facilidade de implementação

Se você chegou até aqui e já está ansioso para saber como fazer para implementar o backup em nuvem na sua empresa, fique tranquilo. A solução é bastante simples de ser colocada em prática, basta contratar um fornecedor de confiança e começar a utilizar seu serviço de armazenagem na nuvem.

O que você precisa saber de antemão é a quantidade de espaço que será necessária para hospedar suas informações, considerando suas previsões de crescimento de dados ao longo do tempo.

Fazer backup em nuvem não é tão complicado quanto parece, não é? Então que tal recomendar este post para outras pessoas que estejam precisando dessas dicas? As redes sociais são ótimas para isso! Compartilhe!

Sobre o autor

Leucotron

Deixar comentário.

Share This