Conheça as vantagens de se fazer um backup em nuvem
Gestão de Empresas Tecnologia da Informação

Conheça as vantagens de se fazer um backup em nuvem

Escrito por Leucotron

Guardar documentos em formato físico é praticamente coisa do passado. Até mesmo os órgãos governamentais já se renderam às facilidades do backup em nuvem, uma solução que pode ser utilizada em qualquer tipo e tamanho de organização.

Em vez de arquivar documentos físicos ou tê-los todos salvos em um servidor dentro da sua empresa, é possível enviar toda a sua base de dados para a nuvem, hospedando-a em servidores virtuais. Quais são as vantagens de usar este tipo de serviço? Saiba agora mesmo!

Maior segurança para sua informação

Armazenar dados estratégicos em servidores físicos pode colocar em risco a inteligência da sua organização. Acidentes ocorrem todos os dias, como um copo d’água derramado sobre o CPU, a queda do CPU e consequente rompimento das peças internas, HDs queimados ou furtos durante a noite. Se o seu servidor se vai de alguma forma, os seus dados também se perdem.

Isso não ocorre quando você faz o backup na nuvem, pois as informações ficam armazenadas em servidores virtuais e descentralizados. Se um falha, outro assume o lugar e os seus dados ficam preservados.

Acesso remoto

Muito bem, dados seguros de qualquer acidente que possa ocorrer. Mas e se você precisa das informações da sua empresa e não está por lá? Eis mais uma vantagem de ter backup na nuvem, pois você pode acessar os seus arquivos a partir de qualquer outro computador com acesso à internet.

O cuidado aqui deve ser em manter o seu login e senha bem seguros, para que outras pessoas não venham a ter acesso à sua ferramenta de backup na nuvem. Evite acessar informações sigilosas em lan houses ou computadores de pessoas desconhecidas, pois existem vírus e sistemas que coletam suas informações no momento em que você as acessa.

O ideal é usar um computador de alguém conhecido e de confiança, como um colega de trabalho ou o computador da sua casa. Depois do acesso, faça o logoff ou logout do sistema, para que mais ninguém tenha acesso às suas informações.

Sigilo absoluto

Muitos empreendedores resistem a utilizar backup em nuvem pelo medo de verem seus dados divulgados na internet. Mas não é bem assim. Se você tem contrato com um bom fornecedor de serviços nesse mercado, não precisa se preocupar com este tipo de situação.

Fornecedores de backup em nuvem investem em tecnologia de ponta para manter os dados de seus clientes sob total sigilo. Entre as tecnologias mais utilizadas, encontramos conexões seguras (SSL), criptografia de dados de ponta a ponta, antispywares, antivírus e selos de segurança.

No momento de escolher o fornecedor da solução, pergunte quais são as barreiras utilizadas para evitar invasões e roubo de informações. Certamente, você receberá uma lista considerável das medidas tomadas para que seus backups não venham a se tornar públicos.

Mobilidade para sua empresa

Além de poder acessar os dados da sua empresa remotamente, você também pode consultar o que quiser, quando quiser. Basta acessar o seu servidor virtual por meio do seu smartphone. Essa facilidade faz com que você possa viajar com tranquilidade e manter a gestão da empresa em dia, sem preocupações.

Se você prefere acessar as informações no tablet, zero problemas. Você também pode conectar-se à internet e verificar informações, baixar ou subir arquivos, atualizando os dados para todos que também acessam o seu backup em nuvem.

Um recurso como o backup em nuvem dá mobilidade para o seu negócio, pois você não precisa ficar baseado num único lugar para gerenciar as informações. É possível até virar um nômade digital, já que seus arquivos vão com você a qualquer lugar.

Agilidade na recuperação de arquivos

Já pensou precisar de um documento que está no backup da sua empresa de 6 meses atrás, o qual foi salvo no HD X, que está armazenado no local Y? Difícil, não é?

Mas você não precisa passar por isso se estiver usando um backup em nuvem, já que o espaço de armazenagem é expansível, o que garante que você não terá vários CDs ou HDs guardados. A mesma central de dados cresce conforme a necessidade da sua empresa e, se vocês tiverem todos os arquivos devidamente organizados, maravilha, o seu documento será encontrado em questão de segundos.

Se tiver uma pequena bagunça, você ainda pode fazer uma busca e encontrar o que está procurando em poucos minutos.

Custo

O custo de um servidor local é composto pelo gasto com um CPU, local refrigerado e protegido, equipe de manutenção, troca periódica de tecnologias, substituição de peças obsoletas e, muitas vezes, pela perda das suas informações por um erro humano.

Já o custo de fazer o backup em nuvem é um só: a mensalidade que você paga para o fornecedor da solução utilizada, valor este que se ajusta à sua necessidade de utilização. Se você usa 50 MB, paga pelos 50 MB. Se utiliza 1T paga somente por 1T e assim por diante.

Quando sua base de dados está atingindo o limite, basta contratar um espaço a mais e continuar realizando os seus backups com toda a segurança.

Backup em nuvem automático

Você pode programar os backups da empresa para que sejam feitos em horários alternativos, após o expediente, o que evita interromper o trabalho do seu time para fazer o armazenamento de dados.

Outra vantagem é poder realizar backups diários, melhorando a performance da empresa no armazenamento de dados e reduzindo qualquer chance de perda de informações que fiquem à espera para serem registradas e guardadas.

Facilidade de implementação

Se você chegou até aqui e já está ansioso para saber como fazer para implementar o backup em nuvem na sua empresa, fique tranquilo. A solução é bastante simples de ser colocada em prática, basta contratar um fornecedor de confiança e começar a utilizar o seu serviço de armazenagem na nuvem.

O que você precisa saber de antemão é a quantidade de espaço que será necessária para hospedar as suas informações, considerando as suas previsões de crescimento de dados ao longo do tempo.

Suporte especializado

Contar com um suporte especializado em soluções de backup é fundamental para o negócio, pois permite o estabelecimento de uma parceria entre sua equipe de TI e a equipe da fornecedora do serviço.

Dessa forma, os seus colaboradores poderão receber treinamentos e instruções para o melhor aproveitamento do backup em nuvem, além de apoio em momentos críticos. Também terão a opção de tirar dúvidas sobre diferentes processos, como a cópia, duplicação e a armazenagem dos arquivos da empresa.

Centralização de dados e facilidade de gestão

Uma grande vantagem do backup em nuvem é a possibilidade de centralização na armazenagem dos dados em um ambiente online. Isso é benéfico para companhias que possuem filiais, pois permite que todas salvem as suas informações no mesmo serviço remoto por meio da internet.

Isso facilita a gestão dos dados, pois diminui a complexidade e a dispersão dos conteúdos produzidos e salvos em diversos servidores e mídias físicas, os quais ainda estão localizados em unidades distantes entre si.

Essa vantagem gera outros pontos positivos para o empreendimento, pois facilita a obtenção de indicadores e panoramas mais amplos sobre os dados produzidos e guardados da empresa.

Possibilidade de integração com outros serviços

A utilização do backup em nuvem oferece mais flexibilidade e agilidade do que a opção convencional, em que se armazenam conteúdos em servidores e mídias locais. Além disso, é possível utilizar os dados guardados em conjunto com uma crescente e diversificada coleção de serviços integrados, o que pode gerar informações melhores trabalhadas que sirvam como base para a tomada de importantes decisões estratégicas.

Você pode analisar insights de diferentes fontes, gerando relatórios e análises de negócios mais apurados. Também conta com interfaces intuitivas de gerenciamento de recursos e processos que ajudam na organização, estruturação e administração dos conteúdos obtidos.

Como funciona o armazenamento na nuvem?

O armazenamento em nuvem faz parte da tecnologia conhecida como Cloud Computing (Computação em Nuvem).

Ela possibilita que a sua organização garanta uma série de benefícios ligados à mobilidade e redução da necessidade de recursos. Entre elas, excelência de gestão e operacional, minimização de custos e otimização de processos. Também pode iniciar ou fortalecer a adesão a uma cultura tecnológica baseada na inovação.

O Cloud Computing consiste em uma solução oferecida diretamente nos servidores da fornecedora do serviço por meio de acesso via internet. Isso significa que as informações e até sistemas dos clientes ficam alojados em centros de dados dispersos de forma ordenada em diversos locais.

Dessa maneira, os benefícios do Cloud Computing envolvem a redução de custos de TI por causa da diminuição da quantidade de equipamentos necessários para executar e manter a infraestrutura de TI.

Em suma, não é preciso manter servidores, computadores, mídias físicas e outros equipamentos para armazenar os arquivos, o que também libera espaço dentro da organização. Para você acessar os seus arquivos e sistemas alojados na nuvem, basta se conectar à internet e fazer login na solução da desenvolvedora, isso em qualquer horário e local do mundo.

Quais os tipos de nuvem existentes?

Existem diferentes tipos de nuvens no mercado, cada uma com seus próprios atributos. São as seguintes:

Nuvem pública

A nuvem pública tem esse nome porque utiliza recursos físicos compartilhados para fornecer serviços a diversos clientes. É útil para quem quer as vantagens do ambiente virtual acessado pela web, porém não é tão exigente em relação à segurança, customização, configuração e controle de infraestrutura recebidos.

Ela entrega boa escalabilidade, confiabilidade e possui custo mais acessível, sendo indicada para pequenos e médios negócios que não trabalhem com dados muito críticos ou que exijam alto nível de confidencialidade.

Nuvem privada

A nuvem privada usa recursos computacionais (servidores, rede etc.) para fornecer serviços digitalizados voltados a uma única empresa, ou seja, entrega exclusividade para a contratante. Possui um ambiente protegido, com maior privacidade e monitoramento.

A segurança é reforçada, protegendo trocas de dados confidenciais com o servidor. O controle de acesso é mantido na plataforma privada e há maior liberdade para customização. É indicada para quem gera e manipula informações sigilosas internas e provenientes de clientes.

Nuvem híbrida

Um serviço de nuvem híbrida consiste na integração de uma ou mais nuvens públicas e privadas com o propósito de otimizar as vantagens desses serviços.

Ela alia a segurança da nuvem privada, ideal para dados sigilosos e críticos, com a escalabilidade e eficiência de custos da nuvem pública. Consequentemente, torna-se uma opção mais flexível e com ampla acessibilidade.

Em quais servidores essas informações ficam armazenadas?

O backup na nuvem é um serviço que, geralmente, dispõe de múltiplos servidores de armazenamento. Normalmente, ele é executado em uma rede regional ou mundial de datacenters e servidores geridos pela desenvolvedora, os quais ficam alojados em localidades distintas.

Tal fato eleva a disponibilidade e a segurança das informações. Isso porque, como mencionado anteriormente, se ocorrer algum imprevisto em um desses pontos, os demais assumem a armazenagem e o fornecimento do serviço.

Aliado a tal aspecto, temos ainda a possibilidade da desenvolvedora utilizar a infraestrutura de TI mais próxima a você para salvar os seus dados. Desse modo, poderá assegurar a seus processos algumas vantagens, como maior velocidade de acesso, melhor experiência de uso e ganho de performance.

O Cloud Computing é uma tecnologia confiável que entrega múltiplos benefícios para qualquer corporação que deseja otimizar seus processos de backup. Como visto, as suas vantagens incluem a redução de custos com manutenção, aquisição e troca de equipamentos físicos. Também há o melhor aproveitamento do espaço que seria destinado a esses itens e o ganho de mobilidade na consulta às informações.

Além disso, o backup em nuvem protege as suas informações não só de panes em equipamentos, como também das perdas de dados por conta de servidores atingidos por fenômenos naturais e desastres tais quais inundações, incêndios, quedas de raios etc.

A possibilidade de recuperação rápida de arquivos também é importante para evitar retrabalhos e interrupções nas atividades, especialmente em casos de invasão de malwares, ciberataques e sequestro de dados. Isso porque as desenvolvedoras costumam contar com soluções de segurança eficientes, que ajudam a prevenir tais eventos e podem garantir a retomada das operações rapidamente.

Gostou de ficar por dentro das vantagens do backup em nuvem? Então que tal se inteirar de outras informações de TI que podem otimizar os processos da sua empresa? Para isso, siga a gente nas nossas redes sociais, estamos no FacebookTwitterYouTubeLinkedIn e Google Plus!

Sobre o autor

Leucotron

Somos uma empresa de tecnologia em telecomunicações que atua no mercado brasileiro há mais de 30 anos, sendo reconhecida como uma das mais importantes na área de telefonia IP e convencional.

Atualmente, somos líder no segmento de hotelaria. São mais de 300 concessionárias parceiras, que oferecem centrais de PABX, softwares de telefonia e as mais inovadoras soluções em comunicação com foco no aumento da produtividade de pequenas, médias e grandes empresas de todas as regiões do Brasil.

Deixar comentário.

Share This