Entenda como a confiança digital impacta nos resultados da empresa

Mesmo com o mundo do trabalho em crise, as soluções digitais não param de crescer. Certamente as ferramentas tecnológicas trazem muitas vantagens para o ambiente organizacional, mas também geram novas questões para os negócios, como é o caso da confiança digital.

Ainda que o comércio digital venha crescendo a cada ano, consumidores brasileiros têm receio de fornecer seus dados para empresas que não transmitem confiabilidade. O resultado disso pode ser um fator negativo que influencia nas vendas e na imagem da organização.

Por isso, estabelecer uma credibilidade digital é um motivo que pode impactar nos resultados do atendimento e da comunicação, além de garantir o sigilo das informações. Consequentemente, é mais um aspecto positivo para atrair os clientes e ajudar as empresas a alcançarem suas metas.

Entenda tudo sobre o conceito de confiança digital e veja como implementá-lo na sua organização!

O que é confiança digital?

Essa técnica diz respeito à relação de segurança que cada pessoa tem com a tecnologia. Com a transformação digital, dados, pessoas e máquinas são responsáveis por manter as tarefas da empresa em dia, ou seja, a confiabilidade é de máxima importância para o desempenho dos projetos em fluidez.

A conectividade entre colaboradores, clientes e ferramentas deve ser estabelecida em um ambiente seguro, em que as pessoas sintam-se à vontade para compartilhar informações e armazenar os seus dados. Portanto, é preciso compor estrategicamente algumas medidas para demonstrar e afirmar essa segurança, principalmente no caso do digital.

É necessário oferecer uma garantia ao cliente, certificando que as ferramentas digitais ligadas à corporação não permitem o vazamento de nenhum dado. Esse tipo de preocupação é muito presente em plataformas de compras, em que clientes têm medo de inserir os dados do cartão de crédito. Outra forma de ameaça são os ataques feitos por hackers.

Também deve ser medido, por meio de análise e relatórios, o índice de confiança digital da empresa. Assim, é possível fazer a escolha dos melhores meios a serem adotados para a consolidação da segurança por meio da tecnologia da informação.

Como implementar essa ideia na empresa?

O setor de tecnologia da informação, em conjunto com a gestão da organização, deve promover ações que estabeleçam a ideia de segurança interna e externamente. As soluções inteligentes devem ser acessíveis e de fácil entendimento. Por isso, cada passo da transformação digital deve ser explicada detalhadamente, trazendo uma influência positiva para a comunicação. Confira exemplos de como colocar essa ideia em prática!

Treinamento

Nada melhor para esclarecer o funcionamento de novas implementações digitais do que um treinamento específico, que traga conhecimento às equipes de atendimento e faça com que elas promovam os pilares da segurança corporativa.

O material deve contemplar métodos de transparência com os clientes sobre os meios e regras praticados na empresa, em especial por meio das ferramentas digitais.

Personalização

As soluções digitais que permitem a personalização são muito bem-vistas pelos clientes. Quanto mais personalizado ele for, mais as pessoas tendem a se sentir seguras. Isso porque, se um consumidor vê que suas especificidades estão sendo atendidas e consideradas, percebe o cuidado que a organização tem com seus clientes e consequentemente com a segurança dos dados.

Isso pode ser observado nas empresas que trabalham com terminais telefônicos, por exemplo. O redirecionamento automático de chamadas passa credibilidade, agilidade e confiança. A organização do call center e a qualificação dos operadores também contribuem positivamente para a criação deste ambiente de confiabilidade.

Comunicações

É muito importante comunicar as medidas protetivas que a empresa toma para regular a sua segurança. A transparência pode ser expressa pela publicação dos termos de privacidade: quais são as medidas protetivas utilizadas e a base de ferramentas para manter a segurança.

O texto deve ser claro e sucinto, postado no site e pode estar disponível em manuais de atendimento, materiais sobre os serviços da empresa, entre outros.

Como a confiança digital pode melhorar os resultados na organização?

Uma vez implementada a ideia de confiança, tanto a equipe de colaboradores quanto fornecedores e clientes passam a ter mais tranquilidade na realização dos processos relacionados à organização. A troca de informações se torna especialmente beneficiada, trazendo maior eficiência para a comunicação.

Ambiente de compras

Digitar os dados em um teclado é muito diferente de fazer compras pessoalmente. A confiança digital faz com que as pessoas não tenham medo de fornecer e deixar com que os seus dados sejam armazenados pela empresa.

Tal sentimento é fundamental para o bom desenvolvimento de uma loja virtual, que depende estritamente de clientes acessando o ambiente digital para realizar as suas compras. Ou seja, quanto mais confiança o site e o SAC da empresa passarem, maior serão as chances dos clientes efetivarem a sua compra.

Experiência do cliente

A criação de um status de segurança proporciona uma experiência melhorada pra o cliente, que aumenta a sua interação em um ambiente digital ou telefônico por saber que seus dados estão protegidos pela corporação. Neste sentido, a atualização das ferramentas e a demonstração dos mecanismos digitais adotados podem ser diferenciais.

Quando um consumidor percebe que as suas necessidades estão sendo identificadas intuitivamente, ele tende a ser mais disponível para interação, mesmo que seja para reclamar ou esclarecer sobre os produtos e serviços oferecidos.

Comunicação interna

Erros e falhas são os pontos que mais interferem no andamento das atividades de uma empresa. Evitá-los é, portanto, uma das principais tarefas de gestão. A proteção de dados auxilia não somente a relação dos clientes, mas também entre os colaboradores.

Estabelecer as ferramentas certas de inovação para a equipe de profissionais significa adotar meios que contribuem para assertividade, diminuindo assim a ocorrência de imprecisões no desenvolvimento de uma tarefa.

Engajamento da equipe

Trazer um ambiente seguro é promover um estímulo para os profissionais. Além de poder ser uma nova habilidade adquirida, os treinamentos para operar novas ferramentas trazem maior incentivo à realização das atividades cotidianas.

O contrário pode causar exatamente o inverso: soluções que apresentam muitas falhas, necessidade de uma competência técnica elevada, sistemas instáveis geram frustração e desentendimentos dentro da organização.

A confiança digital é um fator essencial nas ações estratégicas da sua empresa! Para não perder mais nenhum conteúdo de inovação, siga as nossas páginas no FacebookTwitterLinkedIn e no YouTube!

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