Soluções de comunicação no setor de TI: por que devem ser prioridade?
Tecnologia da Informação

Soluções de comunicação no setor de TI: por que devem ser prioridade?

Escrito por Leucotron

O departamento de Tecnologia da Informação (TI) é composto por inúmeros cabos, softwares e equipamentos, certo? Cada um deles tem funções claras e específicas. Apesar dessas diferenças, todos devem trabalhar com um único objetivo: otimizar a experiência do cliente ao prestar um serviço de qualidade.

Para que isso aconteça, é muito importante adotar soluções de comunicação adequadas às demandas do negócio. Quando elas não funcionam corretamente, as informações não circulam e você não alcança os resultados que deseja.

Nessas horas, muitos profissionais têm dificuldades porque não planejam as suas ações adequadamente. Além disso, o uso de ferramentas obsoletas e inadequadas é outro problema muito comum.

Por esses motivos, este post vai ajudá-lo a entender mais sobre o assunto. Você vai aprender a relevância dessa questão e como é possível aplicá-la em sua rotina. Confira a seguir.

Qual é a importância de ter soluções de comunicação na TI?

O setor de TI é complexo e formado por vários profissionais. Todos devem atuar em conjunto, seguindo as regras e as determinações do planejamento. Cada gestão tem os seus próprios critérios, mas todas as situações exigem um bom ambiente corporativo.

A troca de dados deve ser precisa nessas horas. Imagine, por exemplo, que um funcionário recebe uma notificação de um cliente e precisa comunicá-la ao seu superior. Se o sistema utilizado na empresa para a comunicação não funcionar, a solução do problema pode demorar a ser encontrada, não é mesmo?

A integração da equipe é um pilar do sucesso de qualquer empresa, e não poderia ser diferente para o seu negócio. As soluções de comunicação ajudam a promover a segurança dos dados e documentos empresariais. O retrabalho e as horas extras começam a fazer parte do dia a dia dos trabalhos quando eles não são armazenados corretamente — situação que é extremamente prejudicial e fomenta o acúmulo de atividades.

Não se esqueça também que esses sistemas otimizam os investimentos financeiros realizados, pois você tem autonomia para acompanhar o uso e o desempenho de cada trabalhador.

Em resumo, as soluções em TI unificam o time e fornecem as ferramentas necessárias para garantir a segurança da informação e o seu crescimento profissional.

Quais são os seus principais exemplos?

Abaixo, encontram-se algumas soluções de comunicação que não podem faltar em seu planejamento:

Sistema PABX

Com um funcionamento semelhante à de uma central telefônica, o sistema PABX conquista cada vez mais espaço no mercado. Ele conecta todos os aparelhos da empresa gestora e permite a comunicação e a troca de informações gratuitamente. Uma instituição, por exemplo, pode contar com 250 telefones e ter apenas uma linha junto à empresa telefônica. Ramais são utilizados para interligar os funcionários e evitar ruídos.

Um de seus principais benefícios está relacionado à redução de despesas, já que a conta telefônica fica mais barata. Com a ajuda de softwares complementares, é possível monitorar o uso dessa tecnologia e otimizar o orçamento ainda mais. Além disso, é possível realizar reuniões com funcionários que estão distantes e passar novas orientações.

Lembre-se de que ela possibilita a integração com aparelhos móveis, tornando um celular, por exemplo, em um ramal da empresa. E essa solução não se restringe às grandes empresas: pequenos escritórios podem adotá-la com grande facilidade também.

Tenha em mente que essa solução de comunicação deve ter alto potencial de expansão. Quando os negócios vão bem, você pode decidir aumentar o número de funcionários ou comprar novos equipamentos. Um sistema de PABX com estrutura modular é flexível e permite a ampliação do número de ramais e troncos. Ademais, é possível adicionar outras funcionalidades à medida que a demanda aumenta.

Ferramentas de produtividade

As ferramentas tecnológicas impulsionam a produção em uma empresa. É essencial utilizá-las para quantificar o trabalho realizado e encontrar os gargalos que atrapalham o bom desempenho.

Um sistema focado no gerenciamento de call centers tem funções essenciais, como o controle em tempo real das estatísticas de uso e a emissão de relatórios completos sobre os parâmetros de atendimento. Uma solução completa e robusta proporciona o trabalho remoto, descentralizando o serviço.

O armazenamento na nuvem é outro bom exemplo. Com ele, o compartilhamento de documentos e arquivos torna-se fácil e direto, bastando o uso da internet.

Um sistema de videoconferência não deve ser esquecido também. Em algumas situações, o deslocamento de funcionários prejudica a produtividade da equipe e gera custos financeiros. Ao adotar essa solução de comunicação, você pode fazer reuniões com clientes, parceiros e outros colegas de trabalho a qualquer hora ou lugar.

Qual é o papel de um bom fornecedor?

Uma empresa de sucesso é formada por funcionários preparados para superar desafios e parceiros atualizados com as novidades do mercado. Ao adotar soluções de comunicação no setor de TI, é muito importante contar com fornecedores de confiança e experientes no assunto.

Muitos profissionais utilizam apenas o fator financeiro na hora de tomar decisões e fechar um negócio. Contudo, você deve considerar outros fatores, como o desenvolvimento de soluções integradas e a atuação em diversos ramos. Essas questões dão know-how à empresa para atender às principais demandas.

Dessa forma, faça uma boa pesquisa de mercado antes de se decidir. Encontre um parceiro que tenha os mesmos objetivos do que você e trilhem juntos o caminho do sucesso.

Ao ler este post, você descobriu como as soluções de comunicação são importantes para alcançar resultados positivos. Isso acontece porque elas permitem a troca de informações e dão segurança aos processos internos do seu negócio.

Quem não segue essa tendência perde espaço para concorrentes, pois o mercado exige cada vez mais eficiência e qualidade na prestação de serviço. Portanto, fique antenado com as novidades da área comunicativa e veja como é possível colocar em práticas as medidas acima.

O sistema PABX é um exemplo de solução de comunicação essencial em uma boa performance. As suas funcionalidades simplificam o seu cotidiano profissional e dão mais tranquilidade para você.

O que você achou deste conteúdo? Gostaria de aprender mais sobre os principais temas da tecnologia da informação? Basta assinar a nossa newsletter, acompanhar os nossos lançamentos e se preparar para inovar!

Deixar comentário.

Share This