Entenda a importância do licenciamento de software para as empresas
Tecnologia da Informação

Entenda a importância do licenciamento de software para as empresas

Escrito por Leucotron

Hoje é muito fácil uma pessoa usar a internet para “achar” tudo aquilo que quer. Músicas, vídeos, programas — há diversos caminhos para encontrar uma cópia pirata e se apropriar de um conteúdo. Além da ilegalidade deste ato, é preciso considerar que expor os equipamentos à ação desses arquivos pode trazer uma série de problemas ao usuário, o que faz do licenciamento de software uma questão de segurança.

E você, já se sentiu tentado a baixar um software pirata da internet? Já pensou em quanta economia isso permitiria? Duvidou dos tão falados riscos dessa conduta? Então não perca este post. Vamos falar da importância do licenciamento de software e como ela pode ajudá-lo a evitar uma série de transtornos.

Como funciona o licenciamento de software?

O licenciamento de um software é a permissão do fornecedor para sua utilização. Ela significa que o desenvolvedor reconhece que aquele produto foi comprado de sua fonte original, de forma legal e idônea.

Devido a isso o comprador recebe a autorização para utilizar o programa e a garantia de assistência do desenvolvedor. O fornecedor também informa em suas especificações o que os usuários podem ou não fazer com aquela solução.

Existem diferentes tipos de licenciamento e, basicamente, eles se dividem em dois tipos: os que estabelecem um número de máquinas em que o software pode ser executado ou os que determinam um número de usuários que podem utilizá-lo.

Muitas licenças usadas em computadores pessoais usam o primeiro modelo: o programa pode ser executado em apenas uma máquina. As cópias do software têm um único propósito, que é o backup.

Outra opção é uma licença que permite a execução do software em várias máquinas, desde que a utilização não seja simultânea — apenas um usuário pode utilizar de cada vez.

Como se pode perceber, essas opções não costumam ser viáveis para as empresas. Elas só são possíveis caso se trate de algum programa muito específico, que será utilizado por um grupo extremamente reduzido de colaboradores.

A maioria das empresas trabalha com outro modelo: o licenciamento por quantidades de usuários. Assim ela compra o direito de executar o programa para atender a demanda de todo um ambiente, que pode ser a sua sede e outras filiais, por exemplo.

Quais sãos os benefícios de usar um software licenciado?

Agora que você sabe quais são os tipos de licenciamento, vamos falar um pouco sobre as principais vantagens de utilizar um software confiável:

Segurança das informações

A segurança dos dados está entre as principais preocupações de uma empresa. A exposição indevida de informações, sejam da própria empresa ou, no pior dos cenários, dos seus clientes, causa uma série de transtornos para uma organização.

Trabalhar com softwares licenciados pelo fabricante é uma das medidas mais eficazes para evitar esses problemas. Os desenvolvedores investem muito para garantir que seus produtos originais sejam uma opção segura e confiável para seus clientes.

Assim, eles desenvolvem mecanismos para evitar a infecção por vírus, spywares e outras ameaças. Além disso, eles atualizam essas ferramentas com frequência para garantir a satisfação de seus clientes e sua consequente fidelização.

Garantia de bom desempenho

Um programa original possui um desempenho melhor que os produtos pirateados. A quantidade de falhas e problemas é muito menor, o que contribui para a produtividade da equipe.

Portanto, o preço de um software licenciado pode ser facilmente compensado pela fluidez das suas operações: um programa que funciona rápido e sem bugs acelera as operações e garante a satisfação da sua equipe interna e dos seus clientes.

Produtividade

O valor que uma empresa “economiza” usando um software pirata é perdido ao longo do tempo. A equipe se torna menos produtiva não só devido ao baixo desempenho do programa, como já mencionamos, mas devido aos problemas que ele pode causar.

Vamos pensar apenas em um exemplo, bastante comum para quem utiliza esse expediente: muitos desses programas deixam seu equipamento vulnerável a vírus e, quando você menos espera, eles infectam suas máquinas.

O resultado? Paralisação da produção até solucionar o problema, necessidade de formatação urgente, perda de arquivos importantes, vazamento de dados e um grande prejuízo com a manutenção das máquinas, troca de peças e serviço de reparo.

Portanto, apostar em ferramentas originais e confiáveis é uma medida muito importante para estimular a produtividade da equipe e evitar custos desnecessários com manutenção.

Legalização da atividade

Já vimos que um software pirata traz riscos aos seus equipamentos e impacta negativamente sobre a produtividade da equipe. Além desses transtornos, ele pode gerar um grande prejuízo à medida que torna a empresa suscetível a multas.

Quando a fiscalização constata o uso de programas não licenciados, a indenização requerida dos empresários por uso indevido pode chegar a 3.000 vezes o valor do software original.

Portanto, a “economia” gerada pelo uso de um software pirata pode se transformar em um tremendo prejuízo para a organização. Ele se reflete não só no aspecto financeiro, mas nos danos à imagem que uma autuação dessas pode provocar.

Afinal, parceiros de negócios também se sentem inseguros quando trabalham com uma empresa que transgride deliberadamente as leis e se apropria indevidamente da propriedade intelectual de outra organização.

Trabalhar dentro da legalidade, pelo contrário, projeta uma imagem de profissionalismo, transparência e idoneidade. O resultado é o respeito e a confiança de clientes, fornecedores e outros tipos de parceiros comerciais.

Atualização frequente

Ao adquirir um software licenciado, sua empresa conta com os aprimoramentos desenvolvidos pelo fabricante. Frequentemente eles atualizam os programas para corrigir erros e agregar inovações, fazendo com que eles se tornem cada vez mais estáveis e funcionais.

Dessa forma, eles oferecem soluções atuais e satisfazem plenamente as necessidades da sua empresa. Por isso, a aquisição de um programa original e licenciado acaba se transformando em uma vantagem tecnológica para a organização.

Suporte

O que a sua empresa pode fazer quando um software pirata apresenta problemas? Ela pode telefonar para o fabricante e solicitar assistência para um produto que foi obtido ilegalmente?

Agora imagine o transtorno que um programa com mau funcionamento pode causar as suas operações. Sem o suporte adequado, a organização precisa arcar com este prejuízo porque ela simplesmente não pode contar com a assistência do fabricante.

Entendeu como o licenciamento de software é essencial para garantir a produtividade e a segurança do seu negócio? Viu quais são os perigos que um sistema não licenciado pode trazer aos seus dados e equipamentos?

Então que tal alertar seus contatos? Compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais e marque aquele amigo que precisa ler este post! Ele vai gostar!

Powered by Rock Convert

Deixar comentário.

Share This