Segurança de dados: saiba como manter as informações da sua empresa seguras
Gestão de Empresas

Segurança de dados: saiba como manter as informações da sua empresa seguras

Escrito por Leucotron

Você sabe qual é o ativo mais valioso de uma empresa atualmente? Se você respondeu que é a informação, parabéns! De fato, hoje em dia, uma empresa que cuida bem das suas informações já está há frente das suas concorrentes. Mas você sabe como garantir a segurança de dados corporativos?

Antes de responder a essa pergunta, vamos falar um pouco sobre a importância deste tema. A segurança da informação vem ganhando enorme relevância nas organizações, justamente pelo valor que os dados que circulam dentro da empresa assumiram nos últimos anos.

Com a enorme concorrência do mercado, seja em qualquer segmento de atuação, saber informações sigilosas sobre um concorrente pode significar um triunfo fundamental na guerra por clientes. E, dentro das empresas, circulam milhares de informações sobre negócios, aspectos financeiros, informações de clientes etc.

Tudo isso deve ser protegido pela Segurança da Informação, que trabalha com três princípios básicos:

  • confidencialidade: o acesso aos dados da empresa deve ser restrito somente a quem é autorizado;

  • integridade: sem a proteção ideal, as informações da organização podem ser acessadas e modificadas por hackers. Mas também podem haver acidentes, causados pela distração de algum colaborador, o que pode levar a empresa a ter enormes prejuízos;

  • disponibilidade: os dados devem estar disponíveis durante todo o tempo, para serem usados como fonte de informação para a tomada de decisões.

Portanto, agora já podemos começar a responder a pergunta feita lá no final do primeiro parágrafo. Vamos falar sobre como você pode garantir a segurança dos dados corporativos da sua empresa:

Digitalização de documentos

Antigamente, as empresas trabalhavam, basicamente, com documentos em papel. Com isso, pilhas e pilhas de documentação, com informações absolutamente relevantes sobre o negócio, eram acumuladas todos os dias. Todo esse material era guardado em arquivos, sujeito a ação do tempo ou acidentes como enchentes ou incêndios. E não era um fato incomum de acontecer.

Não há mais motivos para uma empresa guardar informações em papel. Digitalizar documentos estratégicos está fortemente ligado aos três princípios da segurança da informação. Os dados ganham sigilo necessário, estão sempre disponíveis e dificilmente são perdidos por qualquer motivo.

Com isso, você ganha em eficiência organizacional e tem uma base mais sólida para tomar decisões importantes, que podem ser fundamentais para o futuro da empresa.

E, ainda, há um importante aspecto de imagem: uma empresa que utiliza o armazenamento digital, passa para o cliente mais credibilidade e uma forte imagem de organização e modernidade. E isso é fundamental para concorrer no mercado atual.

Armazenamento de dados em nuvem

Agora que você já entendeu a importância de digitalizar os documentos da sua empresa, é hora de falarmos sobre o armazenamento destes dados. Afinal de contas, as informações continuarão sendo geradas e são cada vez mais importantes para o seu negócio. E, com isso, fica a pergunta: como arquivá-las corretamente?

Se você já está preocupado com a necessidade de adquirir servidores privados, fique tranquilo. Isso já não é mais necessário. Atualmente, as empresas trabalham com o armazenamento de dados em nuvem, uma maneira mais segura e prática de se trabalhar com informações estratégicas e sigilosas.

Os servidores privados eram prática comum quando a tecnologia começou a despontar nas organizações. Sem outra opção, eles foram um instrumento importante e eficiente para se fazer o armazenamento de dados. Mas logo se viu que esses servidores não poderiam ser a solução definitiva.

Além de caros, possuíam uma manutenção complicada, ocupavam um enorme espaço e precisavam de uma equipe especializada para lidar com eles no dia a dia.

Os serviços de armazenamento de dados em nuvem, chamados de Cloud Computing, estão disponíveis para qualquer empresa, a um preço acessível e quase sem custo de manutenção. Garantem a disponibilidade integral dos dados, a segurança e o sigilo das informações e permitem que elas sejam acessadas de qualquer lugar, podendo ser utilizado qualquer dispositivo que tenha acesso à Internet.

Uso de pendrives e outras mídias móveis

O uso de pendrives e outras mídias móveis como CD’s ou DVD’s é um fator que oferece risco à segurança, pois esses dispositivos são pequenos, baratos e são fáceis de serem perdidos ou roubados.

É preciso que a empresa defina uma forte política de segurança da informação, que regulamente o uso deste tipo de mídia pelos funcionários. Uma das soluções para este problema está, justamente, na adoção de um sistema de Cloud Computing, que garante o acesso às informações pela própria rede organizacional, muito mais segura e disponível.

Forte política de senhas

De nada vai adiantar você adotar uma política de segurança da informação e investir em digitalização e Cloud Computing, se não houver uma orientação aos funcionários focada na importância do cuidado na criação e manutenção de senhas corporativas.

O ideal é que, além de orientar, você crie barreiras para a criação dos códigos e tenha um cronograma que lembre aos colaboradores de atualizarem suas senhas periodicamente. O ideal é que o próprio sistema barre o acesso de quem não fizer a atualização obrigatória.

Treinamentos para a equipe

Tanto para lidar com informações estratégicas, como para saber sobre a importância de garantir a segurança dos dados, é necessário que você possua um programa de treinamentos específico para a equipe.

Muitas empresas cuidam de perto da capacitação dos profissionais de TI, mas se esquecem de pensar em treinamentos que envolvam os funcionários que lidam com os dados diariamente. É muito importante que o RH da sua empresa esteja atento a isso.

Aplicativos de segurança

Para finalizar, não existe maneira mais adequada de se manter a segurança dos dados da sua empresa do que construir um bom pacote de aplicativos. Para isso, é necessário que você adote um antivírus eficiente, tenha um bom firewall e esteja sempre atualizado com as melhores e mais eficazes práticas de mercado nessa área.

A melhor maneira de garantir isso é investir em uma equipe de profissionais de TI antenada e aberta às principais novidades da sua área de atuação.

Viu só como é importante que você esteja sempre atento ao tema segurança de dados? Para saber mais sobre este e outros assuntos, assine a nossa newsletter e receba o nosso conteúdo direto na sua caixa de e-mails.

Sobre o autor

Leucotron

Deixar comentário.

Share This