Como escolher o melhor fornecedor de tecnologia?
Gestão de Empresas

Como escolher o melhor fornecedor de tecnologia?

Escrito por Leucotron

Escolher o melhor fornecedor de tecnologia é passo importante para implantar processos e tecnologias na empresa e, ainda, mantê-los funcionando a pleno vapor, acompanhando a evolução do negócio. Antes de contratar um parceiro, é essencial observar, por exemplo, se ele será capaz de atender às necessidades tecnológicas de uma empresa e se tem capacidade de cumprir o que promete no pós-venda.

Para ter sucesso na hora de selecionar o fornecedor em TI e conseguir cumprir o planejamento da área, é essencial ficar atento a alguns pontos importantes para o sucesso da parceria. Entre eles, o cuidado com a pré-venda, visão de negócio compartilhada e feedback positivo de clientes antigos.

É preciso ter atenção também ao contrato fornecido pela empresa para saber se o documento é claro e explícito sobre os serviços oferecidos e o suporte prestado.

Aprenda como escolher o melhor fornecedor de tecnologia para sua empresa:

Tenha atenção ao pré-venda

O primeiro ponto a ser analisado antes de contratar um parceiro de tecnologia para seu negócio é a pré-venda. Converse com o fornecedor sobre sua estrutura e analise se ele realmente é capaz de atender às necessidades tecnológicas de uma empresa.

Cheque se, além de fornecer produtos adequados para o que seu negócio precisa, o parceiro oferece algum tipo de treinamento para a equipe começar a usar a tecnologia. Outros pontos que devem ser verificados é como é feita a instalação de equipamento e tempo para entrega do produto/serviço contratado.

Saiba a visão do fornecedor de tecnologia

Os melhores parceiros são aqueles que compartilham a mesma visão de negócio. Por isso, antes de contratar um fornecedor de tecnologia, verifique se as empresas estão na mesma página e se o parceiro tem o que precisa para atender às suas expectativas.

Alinhar processos é essencial para manter um bom relacionamento com fornecedores de qualquer área. Ao fazer isso antes mesmo de assinar o contrato, as chances de ter problemas no futuro diminuem consideravelmente.

Analise o mix de produtos

Escolher o melhor fornecedor de tecnologia passa também por analisar o mix de produtos e serviços oferecidos pelo parceiro. Quem atua como gestor de TI, deve ter como um dos principais objetivos buscar um parceiro que ofereça um bom custo/benefício. Ou seja, que tenha tecnologias de ponta e, ainda, cobre um valor que caiba no orçamento da empresa.

Tenha em mente que as melhores soluções em TI não são apenas aquelas que têm os recursos que sua empresa precisa. É importante que seu fornecedor tenha um mix de produtos que dialogue com outras tecnologias. A cada dia, surgem novas soluções. É preciso que sua empresa conte com sistemas capazes de interagir com produtos tecnológicos que possam surgir no mercado para não ficar defasada.

Busque feedback de clientes

Outra forma de reduzir os riscos ao contratar um fornecedor de tecnologia é buscar o feedback de clientes antigos da empresa. A internet é sua principal aliada nesse sentido. Entre no site do parceiro, veja a lista das principais marcas atendidas e entre em contato para saber como o fornecedor se saiu em pontos como tecnologias oferecidas, serviços que fazem parte do pacote e, também, suporte prestado.

Guia completo para otimizar a comunicação em escritório de advocaciaPowered by Rock Convert

Saber o histórico do fornecedor ajuda a evitar surpresas desagradáveis após a contratação, como descobrir que a estrutura que o parceiro fornece não é adequada para sua empresa ou que não há nenhum tipo de acompanhamento pós-venda.

Na análise de histórico do fornecedor de tecnologia, é importante pesquisar, ainda, sobre a solidez da empresa, incluindo o aspecto financeiro. O custo de ter que contratar um segundo parceiro caso o primeiro feche as portas durante a implantação, por exemplo, pode prejudicar todo o projeto e colocar a produtividade da área em risco.

Leia o contrato com cuidado

Fornecedor de tecnologia devidamente escolhido, chega o momento de partir para a os trâmites práticos e oficializar a parceria. Nesse momento, é importante ter especial atenção ao contrato proposto pelo parceiro. Leia todas as cláusulas para saber exatamente o que está dentro do escopo do projeto.

Comece buscando informações sobre a assistência prestada no processo de implantação. O que o fornecedor de tecnologia fornece nesse sentido? Ele apenas vende a tecnologia ou auxilia durante todo o processo de implementação do sistema?

Ter esse cuidado antes de assinar o contrato ajuda a alinhar expectativas e saber exatamente o que sua empresa pode exigir do fornecedor durante a implantação e, até mesmo, quando o novo sistema já estiver em funcionamento.

Conheça o suporte oferecido

Falando em suporte, antes de assinar o contrato com o futuro fornecedor de tecnologia, saiba exatamente qual o apoio que o parceiro fornece para a empresa contratante.

É importante que, além de um excelente pré-venda, o fornecedor também seja bom no pós-venda. Assim, você garante que seu negócio receberá todo o apoio caso tenha algum problema com os sistemas.

Entre os pontos que você deve avaliar em relação ao suporte estão tempo médio para abrir uma chamada e, também, em quantas horas você receberá atendimento. Cheque as credenciais da equipe técnica que atenderá sua empresa e se o suporte é presencial ou apenas à distância.

A seleção do fornecedor de tecnologia é um processo que requer tempo e atenção da sua empresa. Para firmar uma relação que perdure por muitos anos, é importante buscar um parceiro que não só tenha capacidade de atender às demandas atuais do seu negócio como também conte com infraestrutura capaz de acompanhar a evolução da sua empresa e, assim, realizar mudanças tecnológicas assim que forem necessárias.

Para selecionar o melhor fornecedor de tecnologia, analise seu pré-venda, saiba se ele compartilha a visão de negócio da sua empresa e cheque seu histórico, conversando com clientes antigos. Entenda se o serviço foi prestado da melhor forma e o que não agradou no relacionamento.

Leia com atenção todas as cláusulas do contrato proposto, avalie o atendimento e veja se o parceiro efetivamente tem capacidade de cumprir o prometido ao vender o serviço. O melhor fornecedor para sua empresa é aquele que, além de fornecer as melhores soluções para suas necessidades, está preparado para acompanhar seu negócio enquanto ele evolui.

Quer ter acesso aos melhores conteúdos sobre gestão de empresas, telefonia e Tecnologia da Informação? Não perca tempo e assine agora nossa newsletter!

Powered by Rock Convert

Deixar comentário.

Share This
LIGAR ONLINE