Existe um perfil ideal para desempenhar o papel de um gestor de TI?
Tecnologia da Informação

Existe um perfil ideal para desempenhar o papel de um gestor de TI?

Escrito por Leucotron

Não são poucos os profissionais de Tecnologia da Informação que, ao planejar a carreira, se perguntam: existe um perfil ideal para desempenhar o papel de gestor de TI? Não há resposta exata para essa dúvida, já que cada empresa tem sua cultura, missão e valores, mas, sem dúvidas, há habilidades que são consideradas como pré-requisito para garantia de bons resultados pessoais e coletivos na função.

Entre as características consideradas indispensáveis para um bom gestor de TI estão a capacidade de visão estratégica, saber trabalhar em equipe e conhecimento do mercado de atuação da empresa. Saber negociar, ter sólidos conhecimentos técnicos e delegar com sabedoria são outras habilidades importantes para ter sucesso no cargo e crescer na companhia, independentemente do segmento de atuação dela.

Conheça as características que ajudam a formar o perfil ideal para desempenhar o papel de um gestor de TI.

Ter visão estratégica

Uma das habilidades mais importantes para um gestor de TI é saber como otimizar os processos organizacionais da sua área. Nesse sentido, é preciso ter conhecimento de como estabelecer indicadores e acompanhá-los. Desenvolver uma visão estratégica passa também por pensar no futuro e saber como se preparar para ele.

Para ser um gestor de um TI estratégico, é preciso analisar o ciclo de vida da informação e ser, também, um bom gerente de projetos. Mais do que entender de tecnologias, o profissional deve saber como aplicá-las no dia a dia.

Saber trabalhar em equipe

Trabalhar em equipe é uma característica indispensável para gestores de qualquer área. Saber como gerir pessoas é ponto básico para alcançar os melhores resultados como líder.

Um bom gestor de TI oferece feedback para seu time e tem consciência que trabalha com a equipe e não a equipe trabalha para ele. Saber como motivar os profissionais que atuam na área é uma característica valiosa: uma liderança que tem funcionários motivados gerencia suas tarefas com mais facilidade, leva seus projetos sem sobressaltos e, principalmente, tem muito mais chances de alcançar os melhores resultados.

Conhecer o mercado de atuação

Outra característica que ajuda a compor o perfil do gestor de TI ideal é ter sólidos conhecimentos do mercado de atuação da empresa. Para isso, é importante que o profissional se interesse em conhecer bem o que a companhia faz, quais são os diferenciais dos produtos e serviços oferecidos por ela e como é o serviço prestado aos clientes.

Ao unir o conhecimento do negócio com o know how técnico, o gestor de TI tem o que precisa para sugerir inovações tecnológicas que podem agregar ao negócio da empresa. Para conhecer bem o mercado de atuação do negócio em que trabalha, o líder deve buscar participar de eventos do segmento, ler sobre as novidades na área e sobre as principais tendências do setor. Assim, adquire um conhecimento valioso sobre o negócio.

Ter poder de negociação

Como gestor, o profissional negocia o tempo todo: com sua equipe, fornecedores, superiores e, até mesmo, com colaboradores de outras áreas. Para se sair bem na função, é importante, portanto, desenvolver habilidades de negociação.

Algumas empresas não contam, por exemplo, com áreas específicas para aquisição de bens e serviços. Nesse contexto, os gestores de cada departamento devem indicar e selecionar seus fornecedores.

Ter poder de negociação faz a diferença em um cenário como esse, pois é o próprio gestor de TI que vai pesquisar preços, analisar as soluções oferecidas, decidir que terceirizados vai contratar e assinar contratos. Quem sabe negociar já sai na frente na hora de fechar os melhores negócios para a empresa conseguindo, entre outras coisas, reduzir custos de forma significativa.

Possuir conhecimentos técnicos

Saber se relacionar e como negociar são pontos importantes. No entanto, nada disso adianta se o profissional não tiver os conhecimentos técnicos necessários para executar sua função de liderar um setor de TI.

Apenas um profissional com sólidos conhecimentos técnicos consegue, por exemplo, identificar oportunidades e falhas em determinado projeto. Entre as expertises necessárias para um bom gestor de TI estão ciência da computação, equipamentos de infraestrutura e desenvolvimento de softwares.

Delegar com sabedoria

Saber trabalhar em equipe passa também por delegar com sabedoria. Um bom gestor conhece profundamente seu time e sabe os pontos fortes e fracos de cada funcionário. De posse desses dados, ele delega para cada profissional, atividades e tarefas que possibilitem que ele use ao máximo suas habilidades a favor da empresa e dos melhores resultados.

Para ter sucesso na hora de delegar, o gestor de TI deve saber se comunicar com objetividade e clareza para, assim, identificar as características mais presentes em cada funcionário.

O melhor profissional para a função é aquele que tem a capacidade de influenciar e de formar funcionários capazes de desenvolver suas ideias e, ainda, construir em conjunto as melhores soluções para a TI da empresa.

Inovar

Um gestor de TI que não tem a inovação no seu DNA dificilmente terá uma trajetória de sucesso. Para uma carreira promissora na função, é essencial que o profissional procure estar atento a tendências e novidades no setor de tecnologia e computação. Ligado nessas informações, pode avaliar o que vale a pena adotar na sua empresa. Para isso, é preciso acessar sempre sites especializados e ler sobre assuntos que têm impacto em sua área.

Comparecer a eventos de TI, como feiras, seminários e workshops, também é uma forma eficaz de saber sobre o que está acontecendo na área e trocar experiências com profissionais de empresas dos mais diversos segmentos.

Inovar também passa por refletir sobre as atividades internas do negócio em que atua, propondo soluções para otimizar processos que não funcionam tão bem e contribuindo para que as melhorias corporativas sejam contínuas.

Algumas características fazem a diferença para desempenhar o papel de um gestor de TI. Ter visão estratégica, saber trabalhar em equipe e conhecer o mercado de atuação são habilidades importantes. É preciso, ainda, ter poder de negociação, possuir os conhecimentos técnicos necessários para liderar a área, delegar com a sabedoria e, mais do que tudo, estar sempre inovando. Dessa forma, você terá tudo o que precisa para uma carreira de sucesso.

Quer ter acesso a outros conteúdos incríveis sobre tecnologia? Assine nossa newsletter agora mesmo!

Powered by Rock Convert

Deixar comentário.

Share This
LIGAR ONLINE