Você sabe por que uma empresa precisa de um setor de TI?
Gestão de Empresas Tecnologia da Informação

Você sabe por que uma empresa precisa de um setor de TI?

Escrito por Leucotron

Em um mercado cada vez mais competitivo, manter um setor de TI bem estruturado dentro das empresas pode gerar diversos benefícios e ajudar as organizações a se destacarem perante a concorrência.

Seja por reduzir os gastos com a terceirização dos serviços de manutenção, seja por agilizar os processos administrativos e operacionais, ter um setor de TI próprio é uma iniciativa que tem ganhado força.

Saiba, agora, quais são os principais motivos que justificam a implantação de um setor de TI e entenda qual é o impacto que essa estratégia tem sobre o desempenho de uma empresa na atualidade. Boa leitura!

Entenda a importância estratégica da tecnologia da informação

A digitalização da gestão empresarial é um fenômeno crescente. Graças à evolução tecnológica, os gestores e colaboradores contam uma série de programas e ferramentas capazes de dinamizar e tornar mais eficientes todos os processos administrativos e operacionais.

Assim, para alcançar seus objetivos e se destacar no mercado, as empresas precisam ser capazes de transformar todos os inputs e feedbacks em informações qualificadas, criando um fluxo integrado que respalde o seu planejamento estratégico.

Nesse sentido, contar com um setor de TI próprio, capaz de solucionar os problemas e propor ações que facilitem os processos e, consequentemente, gerem mais lucro para as empresas, constitui uma grande necessidade no mercado atual.

Autonomia que gera vantagem competitiva

O investimento em um setor de TI permite que as empresas tenham mais autonomia na solução de problemas que possam prejudicar o desenvolvimento de todos os processos amparados pela tecnologia da informação.

Assim, as organizações passam a ter total controle na organização e na segurança de seus dados, o que aumenta a sua vantagem competitiva e melhora o seu desempenho no mercado.

Conheça, agora, outros benefícios que um setor de TI eficiente e bem estruturado oferece para as empresas.

Conheça os benefícios gerados por um setor de TI

As vantagens geradas por um setor de TI são muitos e podem variar de acordo com a natureza e o tamanho da empresa.

A princípio, soluções como plataformas PABX, redirecionadores de ligações, sistemas de conferência web e outras ferramentas podem simplificar o dia a dia da empresa, tornando os processos mais ágeis e facilitando a comunicação entre os setores, o que aumenta a produtividade.

O atendimento ao cliente, a comunicação interna e o treinamento da equipe, dentre outros aspectos da rotina organizacional, são amplamente beneficiados pela tecnologia aplicada à gestão de negócios.

Veja, a seguir, quais são os três principais benefícios que a gestão da informação oferece para as organizações independentemente das suas características intrínsecas.

Mais agilidade na solução de problemas

A dependência de outras empresas para a solução de problemas relacionados à tecnologia da informação pode comprometer o cumprimento de prazos e prejudicar a rotina das organizações.

Ao investir em um setor de TI próprio, as empresas terão mais agilidade para identificar e corrigir as falhas nos processos administrativos e operacionais, atuando de maneira mais rápida e restabelecendo o fluxo de informação.

Para isso, é necessário investir no aparelhamento do setor de TI e na capacitação dos profissionais responsáveis pelo seu funcionamento.

O que se apresenta, inicialmente, como gastos, trará bastante retorno na medida em que a empresa não precisará mais de fornecedores ou técnicos externos.

Mais economia e redução de custos

Gastar menos e de forma mais eficiente é um desafio para as empresas, sobretudo quando se fala em gestão automatizada.

Por isso, manter um setor de TI totalmente operante é uma iniciativa que gera uma grande redução de custos, seja por tornar desnecessária a contratação de terceiros, seja por otimizar o uso dos programas e ferramentas utilizados pela empresa.

Além dessa economia direta, o setor de TI pode ser o responsável por evitar gastos devido a problemas com o vazamento de informações ou com o uso inadequado da internet pela equipe de colaboradores.

Mais proteção para dados e informações

A segurança da informação é fundamental para as empresas, tanto pela necessidade de proteger os dados sigilosos de ataques maliciosos quanto pela importância de contar com um sistema de backup plenamente eficaz.

Por outro lado, é preciso implementar outros aspectos da política de segurança, tais como o controle de navegação dos colaboradores ou a proteção contra o salvamento de dados sem permissão.

O setor de TI das empresas poderá realizar todas essas funções e também identificar outras demandas, além de atuar de maneira rápida para solucionar os problemas e manter o funcionamento de todos os processos relacionados à tecnologia da informação.

Entretanto, para que possa promover todos esses benefícios e gerar um impacto positivo para a empresa como um todo, o setor de TI precisa ser estruturado a partir de um planejamento que considere alguns aspectos importantes, como você verá agora.

Saiba o que é preciso para estruturar um setor de TI eficiente

Primeiramente, para que o investimento na estruturação do setor de TI possa trazer todo o retorno esperado pela empresa, é preciso contar com profissionais qualificados, com conhecimento atualizado e capazes de administrar todos os processos relacionados ao fluxo da informação na rotina organizacional.

Além disso, é fundamental investir em equipamentos, softwares e dispositivos que atendam a todas as demandas da empresa no que diz respeito à tecnologia da informação.

Também é importante dar atenção especial à estruturação de um banco de dados que permita aos profissionais de TI da empresa desempenharem suas funções de maneira eficiente e descomplicada.

Na verdade, não é apenas o setor de TI que se beneficia de um banco de dados bem estruturado, mas a empresa como um todo.

O backup em nuvem e outras soluções oferecidas pela gestão empresarial informatizada facilitam o desempenho dos colaboradores e a conclusão de todas as tarefas necessárias para o bom funcionamento de todos os setores da organização.

Agora que você já entende a importância estratégica de um setor de TI para as empresas, que tal saber mais sobre as soluções em tecnologia, telefonia e TI que estão revolucionando a gestão empresarial? Assine a nossa newsletter e tenha acesso a um conteúdo exclusivo, preparado especialmente para empresários, gestores e profissionais de TI.

E-BOOK GRÁTIS - Economia em Tempos de Crise - Leucotron Telecom

Sobre o autor

Leucotron

Deixar comentário.

Share This